Bom dia pessoal, estou com um Fiesta Zetec 2013 1.0 flex, problema: Quando da a partida com ele bem frio (na primeira hora da manhã) ele falha, engasga, e chega a apagar quando acelera, espera um pouco com ele ligado volta ao normal depois de alguns minutos funcionando, verifiquei, vela, cabo, bobina, fiz limpeza de bicos, TBI, trocado sensor de temperatura (MTE), valores no scanner normais... Alguem ja pegou assim ?
Respostas:
;) Ressentemente tive um assim aqui depois normalizava verifica o atuador de marcha lenta e meio chato de remover mas e nessessario nao apresentou mais a falha.
verifique o sistema de ignição,e uma descarbonização das válvulas, poderia estar travando de manhã pelo resíduo de óleo
Fiz a adaptação do combustivel pra gasolina, agora esperar até amanhã.
amigão peguei um desse jeito.
substitui o sensor de temperatura e ficou perfeito
Meu amigo, antes de dar a partida no motor pela manhã, remova uma vela de ignição, e verifica se não tem água no cilindro.
Outra coisa, verifica a tensão da bateria antes de dar a partida, olha se ela não cai abaixo de 9v no momento da partida, pode estar desconfigurando o AF.
Meu camarada peguei um assim e era sonda lambda, aproveitei e troquei o sensor de temperatura
Entreguei para o cliente e ele ainda não ligou pra nós, troquei o sensor de temperatura como o colega falou, fiz a adaptação de combustível, esse carro sempre rodou na gasolina, sonda não acredito que seja porque a mesma durante os testes não apresentou nenhuma falha, e quanto verificar se há água no cilindro como falou o Centro Automotivo JC muito boa a dica não tinha lembrado desse detalhe, o carro foi para o cliente até final de semana tenho um parecer conclusivo e falo pra vcs se resolveu ou não.
Tenta fazer o teste de vedação de cilindro injetando ar comprimido através de ferramenta específica, também dando pressão no sistema de água pra ver se não está passando água no cil, a coloração das velas já ajuda no diagnóstico se estiver passando água.
Boa tarde galera, voltou o Fiestinha, mesmo sintoma quando frio falha, estoura na admissão e se acelerar corta até apagar, se não acelerar ele esquenta um pouco e alinha normal, troquei as velas pois as mesmas estavam apresentando sinal de excesso e ja estavam quase na hora de trocar, verifiquei resistência dos cabos de vela e um deles deu um valor muito alto (não creio que por isso iria falhar quando frio), tirei atuador de marcha lenta, limpei, e nada continua falhando, não há vazamentos no cilindro e nem apresenta sinais de água nos mesmos.
OBS: Bicos verificados quanto a estanqueidade e limpos, sensor de temperatura trocado, vela, limpeza do TBI e atuador de marcha lenta, cilindros ok.
Bom dia pessoal, agora pela manhã notei o seguinte, coloquei um outro scanner pra realizar a leitura em modo contínuo, e o LTFT (ajuste de combustivel lento) quando o refrigerante do motor está entre 30° e 40° ele fica 58% 60 %, sobe um pouco a temperatura para uns 60° 65° ele cai para 38% 41% e o carro estabiliza, sei que esse parâmetro é recebido pela sonda,map, e temperatura do ar admitido, só não sei se poderia ser isso para ocasionar essa falha, alguém que entenda um pouco melhor se puder explicar. "O estranho é que falha por um período curto e depois volta ao normal, como se tivesse água nos cilindros e depois que queimasse para, mas isso não é porque ja verifiquei também"
se o sistema ta entendendo o combustivel correto e ele estoura no coletor e o ajuste de combustivel ta em 50%positivo ta faltando combustivel,por bomba fraca ou injetores
Olá, vou citar algumas possibilidades q eu iria conferir. Ponto de corrente,Vazão de bomba, colocar os injetores na flauta e ligar a chave e ver se não goteja, Ver A/F, Ver a bateria e viscosidade do óleo. Ver se esta unidade não perdeu os arquivos e precisara de uma atualização !
Pessoal, achei no próprio fórum uma ótima matéria. E deixo aqui pra relembrarmos alguns conceitos..
Ajuste (adaptação) de Combustível de Curto Prazo - STFT - É utilizado como fator multiplicativo aplicado ao cálculo do tempo de injeção, durante o funcionamento em malha fechada. Como mencionado, reflete uma resposta “rápida” da UC, à informação recebida da sonda lambda; a sua aplicação resulta na correção imediata do tempo de injeção no sentido oposto à indicação da sonda.
Características Relevantes
- A UCE modifica o seu valor a cada ciclo para compensar a indicação enviada pela sonda lambda.
- O STFT é um ajuste “não aprendido”, ou seja, não depende de variações ao longo do tempo. O seu valor não é memorizado; é apagado assim que é desligado o motor.
- STFT = 128 (0%): Significa que não é aplicada nenhuma correção ao tempo de injeção.
- STFT superior a 128 (0%): Indica que a correção aplicada aumenta o ti (enriquecimento da mistura).
- STFT inferior a 128 (0%): Indica que a correção aplicada diminui o ti (empobrecimento da mistura).
A figura 2 apresenta a se-quência de ações que afetam o teor da mistura quando o sistema opera em circuito fechado.
Após a partida, e assim que o sistema passa a funcionar em malha fechada, o STFT aplicado ao ti é 128 (0%). A seguir, a UC o incrementa (adiciona combustível) ou o diminui (subtrai combustível) com o objetivo de provocar a mudança de estado da sonda. Nessa situação inicial:
- Se o sensor de O2 indica condição de mistura rica (; ), a UC reduz o valor de STFT com o objetivo de diminuir o pulso de injeção (), tornando, assim, a mistura mais pobre no próximo ciclo.
- Se a sonda informa que a mistura admitida é pobre (; ), a UC incrementa o valor de STFT, o que aumentará o tempo de injeção ti (), tornando a mistura mais rica no próximo ciclo.
Esta sequência se repete enquanto o sistema funciona em malha fechada.
Quando em circuito aberto, sem levar em consideração a informação da sonda, o STFT é 128 (0%), ou seja, a UC não aplica nenhuma correção de curto prazo. Esta situação transitória apresenta-se durante as seguintes fases:
- Enriquecimento na aceleração e em plena carga;
- Empobrecimento na desaceleração;
- Enriquecimento na marcha lenta, quando é ligado o A/C, e antes da compensação efetuada através do dispositivo de controle da marcha lenta; isto propicia uma “antecipação” no ajuste da marcha lenta;
- Compensação da marcha lenta, quando engatada a transmissão automática.
Quando o sistema passa a funcionar novamente, em malha fechada, o valor do ajuste poderá ser modificado desse valor 128 para um valor maior (enriquecimento) ou menor (empobrecimento) dependendo da informação recebida do sensor naquele momento.
Como a UC modifica este ajuste a cada ciclo de injeção, o valor do STFT, visualizado no scanner durante o funcionamento normal em circuito fechado, oscila rapidamente (1 a 2 vezes por segundo) de 8 a 10 passos (+/-5%), em torno do valor 128 (0%). A oscilação em torno de um valor diferente de 128 é indicação de que o sistema está se afastando das condições ideais. Persistindo esta situação por alguns segundos, afetará o valor do LTFT.
Bom dia, entreguei o carro para o cliente pois ele precisa do carro durante a semana, vai trazer outro dia para que possamos realizar mais alguns testes, assim que tiver alguma coisa passo para os colegas. Obrigado pelas dicas !!! Boa semana à todos.
Boa tarde. (DEFEITO: FIESTA 1.6 2012 QUANDO FRIO NÃO ACELEITA ACELERAÇÃO NA PRIMEIRA PARTIDA, ENGASGA AO ACELERAR E ESTOUROS NO COLETOR)
Gosto de inicar os testes sempre verificando elementos principais do sistema de combustão, (combustivel, ar, compressão e ignição). Diante dos inumeros meios para os testes, nesse caso utilizei apenas um spray desingripinte acionando diretamente n corpo de borboletas, constatando que havia falta de alimentação para o sistema. Muito bem, agora escrevo conforme meu relatório pessoal desenvolvido.
Esse fenomeno é chamado de capilaridade. O sensor perde isolamento na estrutura interna, entre os terminais de contato até a ECU, que recebe o sinal, e a região que fica em contato com a água. Como o sensor trabalha através de um circuito interno na central de injeção, a própria através de corrente elétrica, acaba puxando o liquido para os condutores. Embora os sinais de sensores e atuadores permanecerem dentro da faixa correta de operação durante o diagnóstico, o sistema de aterramento da ECU que é compartilhado entre o sensor de posição da borboleta estava sendo comprometido. Solução: Troca do sensor, conector e condutor elétrico do mesmo.