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Respostas:
<t><p>Boa tarde. (DEFEITO: FIESTA 1.6 2012 QUANDO FRIO NÃO ACELEITA ACELERAÇÃO NA PRIMEIRA PARTIDA, ENGASGA AO ACELERAR E ESTOUROS NO COLETOR)<br/> Gosto de inicar os testes sempre verificando elementos principais do sistema de combustão, (combustivel, ar, compressão e ignição). Diante dos inumeros meios para os testes, nesse caso utilizei apenas um spray desingripinte acionando diretamente n corpo de borboletas, constatando que havia falta de alimentação para o sistema. Muito bem, agora escrevo conforme meu relatório pessoal desenvolvido. <br/> Esse fenomeno é chamado de capilaridade. O sensor perde isolamento na estrutura interna, entre os terminais de contato até a ECU, que recebe o sinal, e a região que fica em contato com a água. Como o sensor trabalha através de um circuito interno na central de injeção, a própria através de corrente elétrica, acaba puxando o liquido para os condutores. Embora os sinais de sensores e atuadores permanecerem dentro da faixa correta de operação durante o diagnóstico, o sistema de aterramento da ECU que é compartilhado entre o sensor de posição da borboleta estava sendo comprometido. Solução: Troca do sensor, conector e condutor elétrico do mesmo.</p> </t>
<t><p>no momento da falha como esta o A/F ?</p></t>
<t><p>;) Ressentemente tive um assim aqui depois normalizava verifica o atuador de marcha lenta e meio chato de remover mas e nessessario nao apresentou mais a falha.</p></t>
<t><p>verifique o sistema de ignição,e uma descarbonização das válvulas, poderia estar travando de manhã pelo resíduo de óleo</p></t>
<t><p>Fiz a adaptação do combustivel pra gasolina, agora esperar até amanhã.</p></t>
<t><p>amigão peguei um desse jeito.</p> <p>substitui o sensor de temperatura e ficou perfeito</p></t>
<t><p>Meu amigo, antes de dar a partida no motor pela manhã, remova uma vela de ignição, e verifica se não tem água no cilindro. </p> <p>Outra coisa, verifica a tensão da bateria antes de dar a partida, olha se ela não cai abaixo de 9v no momento da partida, pode estar desconfigurando o AF. </p></t>
<t><p>Meu camarada peguei um assim e era sonda lambda, aproveitei e troquei o sensor de temperatura</p></t>
<t><p>Entreguei para o cliente e ele ainda não ligou pra nós, troquei o sensor de temperatura como o colega falou, fiz a adaptação de combustível, esse carro sempre rodou na gasolina, sonda não acredito que seja porque a mesma durante os testes não apresentou nenhuma falha, e quanto verificar se há água no cilindro como falou o Centro Automotivo JC muito boa a dica não tinha lembrado desse detalhe, o carro foi para o cliente até final de semana tenho um parecer conclusivo e falo pra vcs se resolveu ou não.</p></t>
<t><p>Tenta fazer o teste de vedação de cilindro injetando ar comprimido através de ferramenta específica, também dando pressão no sistema de água pra ver se não está passando água no cil, a coloração das velas já ajuda no diagnóstico se estiver passando água.</p></t>
<t><p>Boa tarde galera, voltou o Fiestinha, mesmo sintoma quando frio falha, estoura na admissão e se acelerar corta até apagar, se não acelerar ele esquenta um pouco e alinha normal, troquei as velas pois as mesmas estavam apresentando sinal de excesso e ja estavam quase na hora de trocar, verifiquei resistência dos cabos de vela e um deles deu um valor muito alto (não creio que por isso iria falhar quando frio), tirei atuador de marcha lenta, limpei, e nada continua falhando, não há vazamentos no cilindro e nem apresenta sinais de água nos mesmos.</p> <p>OBS: Bicos verificados quanto a estanqueidade e limpos, sensor de temperatura trocado, vela, limpeza do TBI e atuador de marcha lenta, cilindros ok.</p></t>
<t><p>só restou o modulo</p></t>
<t><p>Bom dia pessoal, agora pela manhã notei o seguinte, coloquei um outro scanner pra realizar a leitura em modo contínuo, e o LTFT (ajuste de combustivel lento) quando o refrigerante do motor está entre 30° e 40° ele fica 58% 60 %, sobe um pouco a temperatura para uns 60° 65° ele cai para 38% 41% e o carro estabiliza, sei que esse parâmetro é recebido pela sonda,map, e temperatura do ar admitido, só não sei se poderia ser isso para ocasionar essa falha, alguém que entenda um pouco melhor se puder explicar. "O estranho é que falha por um período curto e depois volta ao normal, como se tivesse água nos cilindros e depois que queimasse para, mas isso não é porque ja verifiquei também"</p></t>
<t><p>se o sistema ta entendendo o combustivel correto e ele estoura no coletor e o ajuste de combustivel ta em 50%positivo ta faltando combustivel,por bomba fraca ou injetores</p></t>
<t><p>Olá, vou citar algumas possibilidades q eu iria conferir. Ponto de corrente,Vazão de bomba, colocar os injetores na flauta e ligar a chave e ver se não goteja, Ver A/F, Ver a bateria e viscosidade do óleo. Ver se esta unidade não perdeu os arquivos e precisara de uma atualização !</p></t>
<t><p>Pessoal, achei no próprio fórum uma ótima matéria. E deixo aqui pra relembrarmos alguns conceitos..</p> <p>Ajuste (adaptação) de Combustível de Curto Prazo - STFT - É utilizado como fator multiplicativo aplicado ao cálculo do tempo de injeção, durante o funcionamento em malha fechada. Como mencionado, reflete uma resposta “rápida” da UC, à informação recebida da sonda lambda; a sua aplicação resulta na correção imediata do tempo de injeção no sentido oposto à indicação da sonda.</p> <p>Características Relevantes</p> <p>- A UCE modifica o seu valor a cada ciclo para compensar a indicação enviada pela sonda lambda.</p> <p>- O STFT é um ajuste “não aprendido”, ou seja, não depende de variações ao longo do tempo. O seu valor não é memorizado; é apagado assim que é desligado o motor.</p> <p>- STFT = 128 (0%): Significa que não é aplicada nenhuma correção ao tempo de injeção.</p> <p>- STFT superior a 128 (0%): Indica que a correção aplicada aumenta o ti (enriquecimento da mistura).</p> <p>- STFT inferior a 128 (0%): Indica que a correção aplicada diminui o ti (empobrecimento da mistura).</p> <p>A figura 2 apresenta a se-quência de ações que afetam o teor da mistura quando o sistema opera em circuito fechado.</p> <p>Após a partida, e assim que o sistema passa a funcionar em malha fechada, o STFT aplicado ao ti é 128 (0%). A seguir, a UC o incrementa (adiciona combustível) ou o diminui (subtrai combustível) com o objetivo de provocar a mudança de estado da sonda. Nessa situação inicial:</p> <p>- Se o sensor de O2 indica condição de mistura rica (; ), a UC reduz o valor de STFT com o objetivo de diminuir o pulso de injeção (), tornando, assim, a mistura mais pobre no próximo ciclo.</p> <p>- Se a sonda informa que a mistura admitida é pobre (; ), a UC incrementa o valor de STFT, o que aumentará o tempo de injeção ti (), tornando a mistura mais rica no próximo ciclo.</p> <p>Esta sequência se repete enquanto o sistema funciona em malha fechada.</p> <p>Quando em circuito aberto, sem levar em consideração a informação da sonda, o STFT é 128 (0%), ou seja, a UC não aplica nenhuma correção de curto prazo. Esta situação transitória apresenta-se durante as seguintes fases:</p> <p>- Enriquecimento na aceleração e em plena carga;</p> <p>- Empobrecimento na desaceleração;</p> <p>- Enriquecimento na marcha lenta, quando é ligado o A/C, e antes da compensação efetuada através do dispositivo de controle da marcha lenta; isto propicia uma “antecipação” no ajuste da marcha lenta;</p> <p>- Compensação da marcha lenta, quando engatada a transmissão automática.</p> <p>Quando o sistema passa a funcionar novamente, em malha fechada, o valor do ajuste poderá ser modificado desse valor 128 para um valor maior (enriquecimento) ou menor (empobrecimento) dependendo da informação recebida do sensor naquele momento.</p> <p>Como a UC modifica este ajuste a cada ciclo de injeção, o valor do STFT, visualizado no scanner durante o funcionamento normal em circuito fechado, oscila rapidamente (1 a 2 vezes por segundo) de 8 a 10 passos (+/-5%), em torno do valor 128 (0%). A oscilação em torno de um valor diferente de 128 é indicação de que o sistema está se afastando das condições ideais. Persistindo esta situação por alguns segundos, afetará o valor do LTFT.</p></t>
<t><p>Bom dia, entreguei o carro para o cliente pois ele precisa do carro durante a semana, vai trazer outro dia para que possamos realizar mais alguns testes, assim que tiver alguma coisa passo para os colegas. Obrigado pelas dicas !!! Boa semana à todos.</p></t>