Estou com o seguinte problema: Fiesta (zetec rocam 2002) não funciona. Luz do imobilizador (pats) piscando, indicador temperatura piscando e odômetro total não aparece(pontilhado).
Já coloquei um outro fiesta do lado e retirei o quadro de instrumento, a central e o cilindro com a chave do defeituso e substitui com o carro teste. O carro teste continua funcionando com os itens citado do defeituoso porém, o carro defeituoso mesmo com a central, o quadro de instrumento e o cilindro com chave do carro teste(funcionando) e ainda sim, o defeituoso não funciona. Resumindo, o defeito deve estar no chicote. Já medi a continuidade e todas as alimentação e aterramento. Com o scaner no quadro de instrumento(pois na injeção não entra) apresenta erro de barramento can.
Algém pode me ajudar? Não consigo resolver o problema.
Respostas:
Pela descrição entendo que o motor de partida não é energizado(não roda) quando a chave é acionada, então o problema está no imobilizador que não reconhece a chave. A primeira verificação é na caixa de fusíveis, se todos estão em ordem(inteiros e sem aparência de aquecido ou derretidos), o primeiro teste deve ser feito com a chave reserva(aquela que o proprietário tem guardada em casa ou outro local seguro para situações de emergência como esta, mas muitos não tem a chave reserva, aí a despesa é bem maior) , se o problema for na chave e não tem chave reserva vai precisar de um chaveiro com scanner para codificar chaves. No escort zetec 99, com uma chave codificada é possível codificar várias chaves no prório veículo, sem a utilização de scanner, o manual do proprietário ensina a fazer isto, se possível verifique o manual do proprietário do fiesta se tem esta possibilidade. O problema pode ser também entre o imobilizador e a central, retire o revestimento da coluna de direção e verifique todos os chicotes e conectores, talvez seja necessário retirar também a caixa de fusíveis para verificar os conectores. Todos os conectores e emendas devem ser desconectados e verificados quanto a deterioração, aquecimento e oxidação, para correção de uma possível falha na condução elétrica dos mesmos.
O problema não pode ser chave ou imobilizador. Já coloquei chave, quadro e central de injeção em outro carro e funciona perfeitamente.
Então pode ser a comunicação entre os sistemas, verifique inclusive os fios que saem do interior do veículo em direção ao cofre do motor, faça isso pelo lado externo do veículo, por baixo do capô próximo ao para-brisa, é um local onde tem umidade, água da chuva e pode ter infiltração e oxidação em algum conector. Resolvi um problema de reconhecimento de chave igual a este em um escort zetec, que tinha oxidação em um conector próximo ao painel mas pelo lado externo do veículo. As sugestões apresentadas estão relacionadas à situação que presenciei, espero ter ajudado de alguma forma, quando o veículo estiver funcionando gostaria que o Sr. compartilhasse a solução aqui no fórum.
depois de algum tempo fiquei sabendo o resultado deste carro, em partes, ele foi levado a uma outra oficina e eletricista me relatou que o carro foi recuperado o chicote. mas, nao entrou em detalhes de onde exatamente. obg a todos.