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Respostas:
<t><p>Já ligou o eletro-ventilados direto na bateria para testar o mesmo ?</p></t>
<t><p>verifique com a caneta de polaridade se tem positivo nos pinos 13 e 31 da central; é retorno </p> <p>dos reles da ventuinha que vai ser negativado pela central. </p> <p>-pode ser bomba dágua tambem ! </p> <p>-ja peguei um caso destes que estava ligando com 108° e o defeito era a central.</p></t>
<t><p>Ja testei o ventilador, tudo ok. </p> <p>Ao desconectar o sensor a ventuinha arma e fica direto. Observei que o marcador de temperatura não passa de 1/4 da escala, ele deveria marcar a temperatura em torno de 100° quando começa a jogar a agua pela tampa, não? </p> <p>Tem relação entre os dois sensores? </p> <p>Com o sinal do sensor da temperatura a central aterra o rele da ventuinha. O sinal do sensor é de 4,7v no multimetro, mas na caneta de polaridade não acende nenhum lede, porque?</p></t>
<t><p>Testar com caneta o sensor e complicado,o fio terra ate conseguiria acender o led verde,mas o de sinal nao,se o terra do sensor estiver bom,a ventuinha ligara em terno de 230mv. no sensor.</p></t>
<t><p>se quando vc desliga o censor de temperatura o eletro ventilador liga e se </p> <p>ta jogando aguá fora, a provável causa seja a tampa do reservatário de aguá </p> <p> com defeito (coloque una tampa para teste)</p></t>
<t><p>Estive lendo e nao entendi me explique, o eletroventilador nao liga! correto, quando voce deixa o carro na marcha lenta qual e a temperatura do motor no memento que ele comesa a jogar agua na tampa do reservatorio. </p> <p>Me mande seu e-mail que posso lhe passar algum esquema para voce fazer um analice melhor, se acaso nao estiver. </p> <p>Weligton</p></t>
<t><p>Welinton, </p> <p>te agradeço pelo empenho, meu e-mail é: </p> <p>[email protected] </p> <p>Medi a temperatura na hora que começou a jogar agua pela tampa, estava em 97°, medida feita com o multiteste. </p> <p>Com o sensor conectado a temperatura sobe e não arma a ventuinha, desliga-se o conector do sensor ai ela liga. </p> <p>O que me intrigou é que troquei o sensor, vou testar a tampa do reservatório tambem. </p> <p>Abraço!</p></t>
<t><p>Se ao desconectar o sensor de temperatura o eletroventilador funcionar a parte eletrica está ok.verifique a bomba d'agua, valvula termostatica e a mangueira de retorno do reservatorio de expansão </p> <p>.pode ser até o sensor de temperatura com defeito</p></t>
<t><p>Se foi feita uma perfeita purga de ar do sistema de arrefecimento e joga agua pela tampa do reservatorio,verifique a tampa ,todos os tubos e mangueiras de pequenos calibres entrada do reservatorio,quanto a entupimentos,Teste fuga de compressão para o arrefecimento(junta cabeçote).</p></t>
<t><p>se voce tiver um simulador de RESISTORES ,voce podera ver se a ventoinha liga simulando o </p> <p>sensor de temp. da agua; iniciando com 300 ohms e aumentando ate 150 ohms. </p> <p>se não tiver o simulador pegue um resistor de 180 ohms e coloque no lugar do sensor de temp. </p> <p>da agua ,obrigatoriamente tem que ligar a ventoinha pois com este resistor indica que a temp. esta </p> <p>a mais de 100° . ; mesmo com motor frio e FUNCIONANDO . </p> <p>se ligar é porque o defeito esta na central. ; ou tambem ñ LIGAR . </p> <p>obs: a ventoinha liga quando o sensor de temp. da agua chega a +/- 250 ohms para todos os sistemas </p> <p>de injeção. (95 ~ 105 graus).</p></t>
<t><p>Karuma meu amigo, ja peguei varios carros assim, a agua esquentava, o carro fervia e nada do eletro-ventilador ligar, os defeitos sempre foram os mesmo, e vou cita-lo pra vc. </p> <p>Bomba d"agua com a helice solta; </p> <p>retorno obstruido; </p> <p>valvula termostatica travada; </p> <p>junta do cabeçote queimada (pressão do cilindro vazando para o sistema de arrefecimento); </p> <p>sistema não sangrado corretamente. </p> <p>Sempre foram esses os defeitos. </p> <p>Abraços.</p></t>
<t><p>RESOLVIDO! </p> <p>Aos amigos que participaram e ajudaram, o meu muitissimo OBRIGADO! </p> <p>Problemas: </p> <p>1º- retorno (engate) camara de expanção parcialmente obstruido. </p> <p>2º- tampa da camara de expanção defeituosa. </p> <p>Desentupido o retorno e trocado a tampa, tudo funcionando normal. </p> <p>Abraço a todos!!!</p></t>