Ola amigos,
estou com este carro na oficina, ele não arma a ventuinha, já troquei o sensor da temperatura e nada, chequi o chicote, esta ok.
Esta faltando alguma coisa que ta me passando despercebido. Se alguem ai tiver uma dica, serei imensamente grato.
Abraço!
Respostas:
Já ligou o eletro-ventilados direto na bateria para testar o mesmo ?
verifique com a caneta de polaridade se tem positivo nos pinos 13 e 31 da central; é retorno
dos reles da ventuinha que vai ser negativado pela central.
-pode ser bomba dágua tambem !
-ja peguei um caso destes que estava ligando com 108° e o defeito era a central.
Ja testei o ventilador, tudo ok.
Ao desconectar o sensor a ventuinha arma e fica direto. Observei que o marcador de temperatura não passa de 1/4 da escala, ele deveria marcar a temperatura em torno de 100° quando começa a jogar a agua pela tampa, não?
Tem relação entre os dois sensores?
Com o sinal do sensor da temperatura a central aterra o rele da ventuinha. O sinal do sensor é de 4,7v no multimetro, mas na caneta de polaridade não acende nenhum lede, porque?
Testar com caneta o sensor e complicado,o fio terra ate conseguiria acender o led verde,mas o de sinal nao,se o terra do sensor estiver bom,a ventuinha ligara em terno de 230mv. no sensor.
se quando vc desliga o censor de temperatura o eletro ventilador liga e se
ta jogando aguá fora, a provável causa seja a tampa do reservatário de aguá
com defeito (coloque una tampa para teste)
Estive lendo e nao entendi me explique, o eletroventilador nao liga! correto, quando voce deixa o carro na marcha lenta qual e a temperatura do motor no memento que ele comesa a jogar agua na tampa do reservatorio.
Me mande seu e-mail que posso lhe passar algum esquema para voce fazer um analice melhor, se acaso nao estiver.
Weligton
Welinton,
te agradeço pelo empenho, meu e-mail é:
Medi a temperatura na hora que começou a jogar agua pela tampa, estava em 97°, medida feita com o multiteste.
Com o sensor conectado a temperatura sobe e não arma a ventuinha, desliga-se o conector do sensor ai ela liga.
O que me intrigou é que troquei o sensor, vou testar a tampa do reservatório tambem.
Abraço!
Se ao desconectar o sensor de temperatura o eletroventilador funcionar a parte eletrica está ok.verifique a bomba d'agua, valvula termostatica e a mangueira de retorno do reservatorio de expansão
.pode ser até o sensor de temperatura com defeito
Se foi feita uma perfeita purga de ar do sistema de arrefecimento e joga agua pela tampa do reservatorio,verifique a tampa ,todos os tubos e mangueiras de pequenos calibres entrada do reservatorio,quanto a entupimentos,Teste fuga de compressão para o arrefecimento(junta cabeçote).
se voce tiver um simulador de RESISTORES ,voce podera ver se a ventoinha liga simulando o
sensor de temp. da agua; iniciando com 300 ohms e aumentando ate 150 ohms.
se não tiver o simulador pegue um resistor de 180 ohms e coloque no lugar do sensor de temp.
da agua ,obrigatoriamente tem que ligar a ventoinha pois com este resistor indica que a temp. esta
a mais de 100° . ; mesmo com motor frio e FUNCIONANDO .
se ligar é porque o defeito esta na central. ; ou tambem ñ LIGAR .
obs: a ventoinha liga quando o sensor de temp. da agua chega a +/- 250 ohms para todos os sistemas
de injeção. (95 ~ 105 graus).
Karuma meu amigo, ja peguei varios carros assim, a agua esquentava, o carro fervia e nada do eletro-ventilador ligar, os defeitos sempre foram os mesmo, e vou cita-lo pra vc.
Bomba d"agua com a helice solta;
retorno obstruido;
valvula termostatica travada;
junta do cabeçote queimada (pressão do cilindro vazando para o sistema de arrefecimento);
sistema não sangrado corretamente.
Sempre foram esses os defeitos.
Abraços.
RESOLVIDO!
Aos amigos que participaram e ajudaram, o meu muitissimo OBRIGADO!
Problemas:
1º- retorno (engate) camara de expanção parcialmente obstruido.
2º- tampa da camara de expanção defeituosa.
Desentupido o retorno e trocado a tampa, tudo funcionando normal.
Abraço a todos!!!