Boa tarde amigos, veículo com dificuldade na primeira partida(motor frio).
Cabos/velas/bobina novos, bomba OK, inclusive quando do defeito ocorrendo, sem falhas armazenadas. Após funcionar, todos os parâmetros OK. O que verifiquei é que com o motor frio, a temperatura real(termômetro no lugar do sensor) é de 20 graus, mas no scanner acusa 50 graus. Como o motor está abastecido com álcool(A/F tb está OK), o sistema de pardida a frio não está acionando. A voltagem de referencia que chega no sensor é muito baixa(menos de 1V), mas não tenho tabela deste motor, então fico na duvida. Alguém sabe dizer se o sensor trabalha com sinal de 5V como nos outros sistemas? Se algum companheiro puder me disponibilizar o esquema elétrico ou mais informações sobre este sistema fico muito grato. (e-mail abaixo)
Respostas:
edilsonedilson escreveu:
Caro Gnoato Aqui no esquema da ciclo (MAG. MARELLI 4afr OU 4cfr) Me mostr o seguinte- motor a 100 graus-0,48 Volts 50 graus 1,75 Volts 0 grau 4,15 Volts Então a tensão de referência é de 5 Volts Verifique sensor de temperatura do ar Porque em alguns sistemas quando a temp. do ar esta fora da faixa ele muda tambem a temperat. da água
Obrigado pela informação Edilson, é como imaginei mesmo. Não sai sinal de referencia da central....
A temp. do ar está ok, funcionando dentro dos parametros. O que me intriga é que mesmo sem os 5v a temperatura está variando com o funcionamento, inclusive disparando a ventoinha(105graus no scanner).
GNOATO escreveu:
Boa tarde amigos, veículo com dificuldade na primeira partida(motor frio).
Cabos/velas/bobina novos, bomba OK, inclusive quando do defeito ocorrendo, sem falhas armazenadas. Após funcionar, todos os parâmetros OK. O que verifiquei é que com o motor frio, a temperatura real(termômetro no lugar do sensor) é de 20 graus, mas no scanner acusa 50 graus. Como o motor está abastecido com álcool(A/F tb está OK), o sistema de pardida a frio não está acionando. A voltagem de referencia que chega no sensor é muito baixa(menos de 1V), mas não tenho tabela deste motor, então fico na duvida. Alguém sabe dizer se o sensor trabalha com sinal de 5V como nos outros sistemas? Se algum companheiro puder me disponibilizar o esquema elétrico ou mais informações sobre este sistema fico muito grato. (e-mail abaixo)
Não sei se é o mesmo caso, mas hj peguei um Siena 1.4 Flex que a partida frio não funcionava e o carro não pegava frio, verifiquei com scanner e nada, tudo ok, fiz o aprendizado da partida frio p/ alcool e ele fucionou redondinho.
Obrigado Kaneto. A/F está correto para álcool 9,0, mesmo assim o defeito persiste.
Depois da 1ª partida,pega qualquer hora do dia, só quando permanece desligado da noite para o dia é que não pega.
tente trocar o sensor de temperatura por um novo, esta dando muito problema em minha cidade.
Verifique novamente se no conector do sensor chega 5v, se nao vier verifique o chicote e se estiver OK o chicote,pode trocar a uce amigo, pois ela nao esta enviando a tensao certa, por isto nao aciona o partida a frio cedo
Mande mais resultados pra nos
Abraços e boa sorte
Olá pessoal,
estou com um fiesta em minha oficina apresentando o mesmo defeito indicado pelo colega acima.
não chega tensão de 5v ao sensor de temperatura da água. Se for removido o conector menor da UCE a tensão no terminal 62 é de 5v porem ao conectar o conector na uce a tensão cai para 3,5v.
Alguem tem alguma dica,
os teste de aterramento e alimentação da central estão OK
Obrigado pela atenção.
Olá pessoal,
Somente para constar, o problema estava no conector B do chicote do motor.
Substitui o chicote e a tensão de 5v ao sensor de temperatura da água normalizou.
Abraços