Bom dia amigos reparadores, meu nome é Marcelo, sou novo aqui no fórum e gostaria de um auxílio de vocês. Estou na oficina com um uno fire flex 2010 com 2 problemas. Ao colocar o Scanner o veículo não apresenta erros. Porem ao verificar o funcionamento, a sonda lambda está trabalhando em torno de 60 a 80 mv. No começa achei que pudesse ser ela, mas coloquei um spray na tbi pra ver se teria alguma alteração e justamente ela normalizava ao injetar. Esse carro está usando gasolina, fiz o ajuste de A/F, o veículo fica funcionado normal, porem depois em torno de 15 min de funcionamento e acompanhando no scanner a mistura começa a se perder (quando faz o ajuste a mistura fica 14:1 depois quando começa a falhar vai para 09:1). Algum dos amigos teria alguma dica?
Respostas:
OLÁ MEU NOBRE AMIGO UM DOS GRANDES DEFEITO DOS MOTORES FIRE SÃO VÁLVULAS PRESAS O PRIMEIRO PASSO SERIA VC REGULAR AS VÁLVULAS DESTE VEÍCULO.. A GRANDE MAIORIA DOS CARROS FLEX SÓ TRABALHARAM NO ETANOL ENTÃO O SISTEMA ESTÁ TODO REPLETO DE ETANOL O IDEAL SERIA ALÉM DA REGULAGEM DE VÁLVULAS VC FAZER UMA BOA REVISÃO NO SISTEMA DE BICOS,FILTROS,IGNIÇÃO,TROCAR O ÓLEO DESTE MOTOR E COLOCAR PELO MENOS UM MEIO TANQUE DE UMA GASOLINA ADITIVADA E SAIR PRA FAZER UMA RODAGEM DE ESTRADA COM ESTE VEÍCULO QUE AÍ SIM ELE VAI ACEITAR AF DE GASOLINA..ABRAÇOS BOA SORTE E FICA COM DEUS
Olá,
Sempre verificar o básico como;
Tensão do sistema e saúde da bateria.
Estado do sistema de ignição como um todo.
Pressão e vazão de combustível.
Estado dos injetores.
Estado do corpo de aceleração e filtro de ar.
Sinais de resposta dos sensores de oxigênio ( no seu caso, apenas 1 ).
Temperatura do motor e sinal de resposta do sensor de temperatura.
Pressão do coletor e tempo de injeção.
Correto sincronismo.
Combustível de qualidade.
Isso, pra começar...
Reforçando a dica dos amigos isso e cronica do Motor F.I.R.E a questão das válvulas presas e praticamente certeza que apos você regular elas certinho o carro trabalhara de maneira correta !
Abraço
Nesse veículo coloquei: cabos e velas novas, troquei o sensor de temperatura (que acusou depois de muitos testes) mangueira do filtro de ar que estava rasgada, fiz a troca do óleo também. Depois de tudo isso a nova sonda começou a fazer leitura de 400 a 480mv. Achei estranho. Desconfiado, coloquei a sonda original novamente e ele fez a leitura normal. Porem ajustei o AF novamente e rodei por aproximadamente 15km com ele. Tudo ok nesse dia. Já no outro dia ele não falhou mais porém nota-se que por horas o veículo da uma oscilada com perca de força
. Faço novamente AF e o veículo volta a funcionar normal. Esse uno está me dando dor de cabeça não tinha pegado ainda um dessa maneira.
Abraço.