bom dia amigos reparadores ,estou com um fiat uno motor etorq com o seguinte problema,cliente veio a oficina reclamando que o carro estava consumindo muito e pediu para q fizesse uma limpeza de injetores e trocasse correia dentada ,foi limpos os injetores e trocado correia dentada ,velas, filtro de combustivel,filtro de ar ,no dia seguinte o cliente retorna dizendo que o carro continua o mesmo jeito,pidi q troussese ele no dia seguinte verifiquei se as velas estavam sujas chamei o proprietario p ver os teste q eu estava fazendo ai fiz teste de
catalizador ,teste de compresssão tudo ok,isso na presença dele ,passei o scaner alias dois scaner diferentes mostrei a ele todas as leituras e estava tudo ok,mesma leitura no dois aparelhos,ainda assim verifiquei a sonda atraves do leitor de sinal e a mesma estava oscilando de maneira norma,l perfeita obs(o veiculo não apresenta falhas ,nem acende a luz da injeção e as velas com otimo aspecto bem branquinhas sem excesso com cheiro normal) mesmo assim o cliente relata q apos abastecer o carro e rodar alguns quilometros coisa de 50 km o mesmo comsome muito,outra coisa q me chama atenção e o fato de que não tem cheiro de combustivel dentro do carro nem vazamento. ate então nunca vi isso em mais de 20 anos de mecanica,alguem pode me ajudar a entender isso?obgd.
Respostas:
Amigo o motor desse uno não é etorq, é um EVO, pelo visto deve ser cisma do cliente, acontece muito aqui com a gente, o cliente quer que o carro economize mais que o possível!
amigo primeiro passo;ta fazendo quanto por litro?media tem que ser feita na pista!
Colega:
E`torQ não foi utilizado nos Uno até então, e a sugestão que posso te passar e a seguinte verificar a forma que o condutor do veículo esta fazendo a média, a formula.
Caso esteja certo a formula para análise de consumo, então anda com seu cliente veja como a forma de dirigir, se anda com ar condicionado ligado direto, o combustível, peso que carrega no veiculo.
att. DIAZ
e evo eu q errei ,estou aguardando pois o cliente falo que um mecanico da concessionaria onde ele comprou o carro havia feito uma configuração na injeção de um siena que estava com mesmo problema a algun tempo atras e segundo ele melhorou o consumo,meus aparelhos não tem essa função,o mecanico falo p ele que sempre aparece uno com esse problema.obrigado ,assim que receber noticias posto no forum.
>e evo eu q errei ,estou aguardando pois o cliente falo que um mecanico da concessionaria onde ele comprou o carro havia feito uma configuração na injeção de um siena que estava com mesmo problema a algun tempo atras e segundo ele melhorou o consumo,meus aparelhos não tem essa função,o mecanico falo p ele que sempre aparece uno com esse problema.obrigado ,assim que receber noticias posto no forum.
Colega:
Trabalhei por muito tempo na fabrica Fiat automóveis, e ainda tenho amigos que continuam por lá, questionei alguns deles sobre algum telecarregamento na questão economia. E os telecarregamentos são feito via fabrica a concessionária e ninguêm da concessionária pode manipular mapeamento de central, caso faça a concessionária pode perder a bandeira.
Sobre o telecarregamento a resposta foi negativa, não existe.
att. Diaz
>e evo eu q errei ,estou aguardando pois o cliente falo que um mecanico da concessionaria onde ele comprou o carro havia feito uma configuração na injeção de um siena que estava com mesmo problema a algun tempo atras e segundo ele melhorou o consumo,meus aparelhos não tem essa função,o mecanico falo p ele que sempre aparece uno com esse problema.obrigado ,assim que receber noticias posto no forum.
Colega:
Trabalhei por muito tempo na fabrica Fiat automóveis, e ainda tenho amigos que continuam por lá, questionei alguns deles sobre algum telecarregamento na questão economia. E os telecarregamentos são feito via fabrica a concessionária e ninguêm da concessionária pode manipular mapeamento de central, caso faça a concessionária pode perder a bandeira.
Sobre o telecarregamento a resposta foi negativa, não existe.
att. Diaz
bom dia obgado por me ajudar a com este caso,não sei se é telecaregamento que o mecanico vai fazer pois não tive mais contato com ele ,tbm estou por dentro da questão de telecarregamento falei com ele sobre isso quando ele falou a respeito do mecanico que havia feito uma configuração em outro carro seu. ainda estou aguardando o resultado ,mas axo que pode ser mesmo essa questão do af mas d qualquer forma estou no aguardo,qualquer coisa de novidade posto no forum valeu.
bom dia amigos reparadores ,o cliente entrou em contato comigo e me passo a informação de que levou o carro ao mecanico da concecionaria e este verificou que a segunda sonda sonda estava inoperante ou parada trocou a e fez uma configuração no carro e disse p ele roda uma semana so na gasolina depois poderia usar alcool .pelo que eu sei a segunda sonda não oscila ,muito
e eu passei dois scaners atualizados e não havia codigo de falha e no gafico a sonda estava funcionando,mas pode eu ter feito uma interpretação errada,enfim segundo ele na ida o carro baixou dois pauzinhos e na volta baixou apenas um la no painel. de onde eu moro a capital e aproxm 70km.obrigado a todos no forum
Prezado Cleilson,
O assunto consumo é sempre polêmico, mas já existem parâmetros interessantes para orientar os clientes. O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) que é voluntário, efetua testes com praticamente todas as montadoras, e fornece dados comparativos bastante interessantes e confiáveis como referência para o consumidor decidir qual carro atende melhor sua expectativa de consumo.
No caso do Novo Uno 1.0 EVO, foram avaliados os modelos Attractive sem ar condicionado e Way com ar condicionado e os resultados são os seguintes:
1.0 Attractive nota B (na categoria) Etanol 8,4 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada Gasolina 12,0 km/l na cidade 14,8 km/l na estrada
1.0 Way nota C (na categoria) Etanol 8,0 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada Gasolina 11,5 km/l na cidade 13,0 km/l na estrada
Para o cliente obter uma parâmetro mais preciso, não basta ele rodar 50 km e tirar conclusões. O ideal é ele encher o tanque, zerar o odômetro parcial, rodar até próximo da reserva, reabastecer tanque cheio novamente e anotar a quilometragem percorrida e quantidade de litros abastecida. Aí com certeza ele terá uma média de consumo razoável para avaliar com os dados obtidos pelo Inmetro.
Maiores informações: http://pbeveicular.petrobras.com.br/TabelaConsumo.aspx
Prezado Cleilson,
O assunto consumo é sempre polêmico, mas já existem parâmetros interessantes para orientar os clientes. O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) que é voluntário, efetua testes com praticamente todas as montadoras, e fornece dados comparativos bastante interessantes e confiáveis como referência para o consumidor decidir qual carro atende melhor sua expectativa de consumo.
No caso do Novo Uno 1.0 EVO, foram avaliados os modelos Attractive sem ar condicionado e Way com ar condicionado e os resultados são os seguintes:
1.0 Attractive nota B (na categoria) Etanol 8,4 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada Gasolina 12,0 km/l na cidade 14,8 km/l na estrada
1.0 Way nota C (na categoria) Etanol 8,0 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada Gasolina 11,5 km/l na cidade 13,0 km/l na estrada
Para o cliente obter uma parâmetro mais preciso, não basta ele rodar 50 km e tirar conclusões. O ideal é ele encher o tanque, zerar o odômetro parcial, rodar até próximo da reserva, reabastecer tanque cheio novamente e anotar a quilometragem percorrida e quantidade de litros abastecida. Aí com certeza ele terá uma média de consumo razoável para avaliar com os dados obtidos pelo Inmetro.
Maiores informações: http://pbeveicular.petrobras.com.br/TabelaConsumo.aspx
Colegas:
Por falar em consumo a minha Pick up esta com um motorzinho 302, não sei porque só faz 2.5 a 3.0 por litro.
Aos Administradores do Jornal Oficina Brasil
Aproveitando os Administradores do Oficina Brasil podia fazer matérias no jornal de carros antigos preparados.
att. Diaz
Sugestão anotada caro Diaz !!
Boa dica Marmentini !
Abs.
Sugestão anotada caro Diaz !!
Boa dica Marmentini !
Abs.