Este veiculo chegou a oficina o propietario reclamando que apos trocar a bba d'água, o veiculo nao desenvolvia mais. Verificamos o veiculo não estava com o sincronismo correto, tensor ajustado errado, conversamos com o mesmo, o mesmo trouxe outro tensor, correia, colocamos, ajustamos o sincronismo. Funcionamos verificamos todos os parametros do veiculo. observamos que o avanco ficou em -3,5.
o cliente retornou dizendo que o veiculo estar andando mais, mais ainda nao estar como estava no inicio antes de trocar a bba d'água. Outra acima de 120 so consegue fazer 11,6 ou 12km/l isto com ar ligado. Pergunto aos senhores se alguem pode me fornecer o consumo deste veiculo e como o sicronismo correto, qual o angulo do avanço correto. Fico no aguardo e desde ja agradeço.
Respostas:
Jeronimo, o sincronismo desse motor é simples. Basta remover a bobina e inserir a ferramenta de fasagem do comando. Feito isso , retire a vela do 1º cilindro e instale o relógio comparador com o adaptador. Folgue a polia do comando com o auxílio da ferramenta de travar a polia. Agora basta movimentar a polia do virabreque pra frente e pra trás de modo que o ponteiro do relógio fique estático indicando o PMS, daí é só apertar a polia do comando com cuidado pra não sair do sincronismo. Retire a ferramenta de fasagem do comando, dê 2 voltas no motor e recoloque a ferramenta de fasagem do comando verificando se o ponteiro do relógio permaneceu na posição de PMS. Com isso ok, o motor está no ponto. Esses veículos a media de consumo está entre 12 e 13 km/l, os flex não são economicos e é bom você analisar a velocidade de leitura da sonda, as vezes elas oscilam mas estão trabalhando lentas e nos enganam.
Outra acima de 120 so consegue fazer 11,6 ou 12km/l isto com ar ligado.
Tá bom demais Jeronimo.