Buenas Galera,
Passando por aqui hoje para deixar o meu relato da "briga" que estou tendo com esse siena 2002. O carro passou por uma revisão a pouco tempo na rede autorizada onde foram feitas as substituições de sempre ( correia dentada, velas, limpeza de bicos, sistema de freios, etc...).
Em um primeiro momento deixo claro que tenho total desconfiança da concessionária em que o carro foi enviado mas como se trata do veículo dos meus pais não quis me envolver. Sou de uma cidade pequena ( cerca de 60.000 habitantes) e trabalho em uma das auto-peças da cidade. Até ai tudo bem.
Quando meus pais me avisaram que o carro já estava na revisão procurei entrar em contato para saber o motivo do valor relativamente alto para essa revisão, um total de R$1852,60, para fazer revisão nos itens que foram citados acima. Pois bem, sou expedidor da loja (toda a mercadoria que sai para a cidade passa na minha mão) até que chega em minhas mãos uma ordem para a concessionária com uma relação de peças para um palio / siena 16v 1.0 fase I. Coincidência ? Talvez.... Fiquei indignado e entrei em contato com os caras perguntando do tempo de garantia e falaram que as peças não era para o carro da família. (Engraçado que depois disso o motoboy que saiu com a entrega voltou com a maioria das peças que se encaixavam no perfil do carro).
Ótimo! Revisão feita, tudo muito bonito! Passados 4 meses dessa revisão, em um sábado na parte da manhã tirei o carro da garagem e quando fui sair novamente com ele a luz da injeção eletrônica acendeu e o carro não pegava de jeito maneira. Liguei para a concessionária e solicitei a vinda imediata de um mecânico para resolver o problema. Levaram o carro rebocado para a concessionária novamente com a nota fiscal da prestação do serviço de revisão e tudo mais. Mais tarde recebi uma ligação do pessoal dizendo que o carro estava acusando problema de corpo de borboleta (TBI) e que se faria necessário esperar a vinda da peça para "VER" se era esse o problema. Fiquei com muita raiva e mandei para o serviço e fui buscar o carro na concessionária. Vim com ele até em casa com o diagnóstico de corpo de borboleta com problemas. Conseguir a peça aqui no interior foi um parto, a loja em que trabalho não tem a linha de TBIs mas mesmo assim o pessoal encomendou.
Esse Siena tem o sistema magneti marelli e o short code do corpo de borboleta é 40 SMF 1, que no sistema do reparador fiat já foi modificado por uma versão nova, um corpo de borboleta desenvolvido pela BOSCH. Mas como o sistema aqui é marelli e os chicotes são diferentes não foi possível trocar.
O novo corpo de borboleta chegou nessa manhã, foi feito a montagem e o problema não foi resolvido. Ligamos o veículo ao scanner e o mesmo apresentava 10 avarias devido a retirada da central para troca. Entretanto no modo contínuo percebemos que o corpo de borboleta não estava informando os dados corretamente e no mínimo contato com o chicote os valores começaram a variar bruscamente. O pino 2 do chicote recebe uma das leituras do pedal eletrônico BOSCH (drive by wire) e estava com folga no conector, fizemos uma leve pressão no conector para colocar no lugar e efetuamos o teste. Após o pino 3 e 4 responsáveis por alimentar o motor do corpo de borboleta também estavam com folga. Tomamos o mesmo procedimento e a leitura do sensor foi normalizada.
Fizemos o reset da central (Magneti Marelli IAW 5NF) e o problema ainda persiste entretanto o erro agora aponta o Controle do sensor de posição da borboleta. Hoje a tarde iremos efetuar a troca do pedal e um teste com uma nova central eletrônica para irmos eliminando os possíveis erros. É válido citar que segui a dica de outros colegas aqui do fórum que falaram para checar se os conectores que ficam abaixo dos fusíveis alocados no compartimento do motor estavam oxidados, e eles estão em perfeito estado. Efetuamos, ainda, teste no hidrovácuo e também está tudo em ordem. O aterramento da central eletrônica foi reforçado.
Tentamos fazer o procedimento de adaptação do corpo de borboleta e o mesmo retorno "FALHA NA ADAPTAÇÃO".
Se alguém já passou por esse tipo de problema ou tiver mais alguma dica a nos dar eu agradeço. Em caso de qualquer novidade sigo postando aqui para termos o relato completo e a solução do problema documentada.
Obrigado
Respostas:
Galera,
Acabei de efetuar o teste com o novo pedal do acelerador BOSCH. O problema persiste. Estamos procurando uma central eletrônica de mesmo modelo para efetuar o teste.