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Respostas:
<t><p>Será que não é a ventoinha desalinhada? </p> <p>Ou a vibração não é parecida com ventoinha com defeito? </p> <p>De retorno.</p></t>
<t><p>Obrigado pela resposta Ivaneu, mas a vibração (ruído) não é provocada pela ventoinha.</p></t>
<t><p>SABEMOS QUE O COMPRESSOR DO AR CONDICIONADO ELEVA O CONSUMO DE CARGA DO MOTOR, ENTÃO TENTE DESLIGAR A CORREIA DO AR CONDICIONADO, ENGATE UMA 1 MARCHA FREIE BEM O CARRO E AMEACE A SAIR COM O VEICULO FAZENDO COM QUE A CARGA DO MOTOR AUMENTE E VEJA SE A VIBRAÇÃO APARECE, SE SIM NÃO TEM NADA HAVER COM AR E SIM ALGUM COXIM DO CONJUNTO MOTRIZ, QUE ALIAS NOS CASOS DO PUNTO O COXIM SUPERIOR DO LADO DIREITO É DOIDO PRA PROVOCAR VIBRAÇÕES.</p></t>
<t><p>Olá Rubens, sob qualquer condição (com ou sem tração) só tem a vibração (ruído) com o ar ligado e somente quando esta em cerca de 1000 rpm por isso descartei coxim. </p> <p>Entretanto tirei a correia e a vibração (ruído) não apareceram em qualquer rpm com ou sem tração. Os tensores não apresentam problemas, lembrando que o carro tem cerca de 10.000 km.</p></t>
<t><p>Ocorre a vibração com motor livre e ar ligado ou tambem com ar ligado e veiculo tracionando e só nessa rotação de 1000 rpm? </p> <p>Se pisar na embreagem a vibraçaõ para? </p> <p>Sabe informar como surgiu essa vibração,se foi pós reparo? </p> <p>De uma atenção a polia do virabrequim.</p></t>
<t><p>Olá Cafb, a vibração ocorre sempre por volta de 1000 rpm com o ar ligado, tracionado ou não. Pelo relato do proprietário sempre ocorreu o problema, mas ele só percebeu agora, pois passou a usar mais o ar condicionado. </p> <p>Notei, neste ultimo teste, uma coisa muito interessante se estrangular, fechando a passagem, da mangueira de entrada de água do radiador interno de aquecimento a vibração (ruído) desaparece por completo!</p></t>
<t><p>Então acho que o problema não é mecanico e sim hidraulico. </p> <p>Deves fazer uma sangria atenciosa no sistema de arrefecimento. </p> <p>Teste o sistema de aquecimento interno,se acionado para esquentar se some a vibração.</p></t>
<t><p>Olá Cafb, o radiador de aquecimento interno do Punto não tem uma válvula que abre para circular a água quente e fecha quando não se quer ar quente, a água quente esta sempre circulando o que existe é uma espécie de báscula sobre o radiador interno que abre quando se quer ar quente na cabine e fecha quando se quer ar frio. </p> <p>Pelo que estou percebendo esse é um defeito inusitado!</p></t>
<t><p>boa noite voce ja ver. a polia tensora e rol. encosto tente travar p/ que ele não te nsione p/ fazer um teste simples o defgeito pode estar ai é a dica ta ai .fica com DEUS.</p></t>
<t><p>Goldman. </p> <p>Isole o ar quente para teste,se já tiver verificado a sangria de ar do sistema.</p></t>
<t><p>Olá Borjao, como disse na página anterior já verifiquei os tensores e eles estão ok! </p> <p>Estou desconfiado da bomba d’água já que a mangueira de entrada do radiador de aquecimento interno fica vibrando. </p> <p>Olá Caeb, não há ar no sistema; se isolar o ar quente, como disse anteriormente, o ruído desaparece. </p> <p>Obrigado pela ajuda pessoal ! :)</p></t>
<t><p>Goldman </p> <p>Entendi pelo relato,que havias apenas estrangulado a mangueira para teste impedindo circulação dágua. </p> <p>Quando comentei de isolar o aquecedor interno era unir as mangueiras que entram no aquecedor para agua circular internamente no mesmo.</p></t>
<t><p>Olá Cafb, então o que me fez descartar essa manobra é que mesmo estrangulada a mangueira esta vibrando, ou seja, sem a água passar pelo aquecedor a mangueira vibra logo não deve ser no radiador do aquecedor a causa dessa vibração. </p> <p>E certamente se eu desconectar o aquecedor interno não vou mais perceber a vibração, pois essa vibração é notada fortemente dentro da cabine do veiculo, pois é transferida do radiador do aquecedor que fica dentro do habitáculo. </p> <p>Lembrando ainda que a água circula normamente pelo aquecedor interno sem causar nenhuma vibração se o ar condicionado estiver desligado.</p></t>
<t><p>Entendi. </p> <p>Mas a vibração só da´em 1000 rpm,praticamente em marcha-lenta e se acelerar para 1100 para a vibração? </p> <p>Defeitinho chato,rsrsrs</p></t>
<t><p>Exatamente, com o ar condicionado ligado a vibração só aparece quando o motor esta em torno de 1000 rpm, em marcha lenta, cerca de 900 rpm, não vibra; e acima de 1000 rpm também não vibra. </p> <p>A ressonância dentro da cabine é bem forte... chega a incomodar a cada queda da rotação do motor para marcha lenta.</p></t>
<t><p>Ola goldman, </p> <p>pelo relato que fez, vou simplificar o caso. </p> <p>Este carro tem alguma coisa solta dentro da cx doar condicionado e, quando a rotação chega a 1000 rpm, ele vibra. </p> <p>Vc ja viu quando o escapamento encosta no protetor do carter? De lonje é dificil de opinar, mas é por ai, garanto que é algo simples e dixa a gente no stress. </p> <p>Boa sorte amigão!</p></t>
<t><p>Goldman. </p> <p>Parece -me que quando chega nessa rpm(1000) o fluxo de gás do ar condicionado fica alternativo e entra em ressonancia com o evaporador ou tubagem do mesmo.Se tentar colocar ou retirar um pouco de gás se notaria mudança na vibração. </p> <p>Não trabalho com ar é apenas troca de ideias a respeito da pane</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>Este carro tem alguma coisa solta dentro da cx doar condicionado e, quando a rotação chega a 1000 rpm, ele vibra.</QUOTE>Inicialmente pensei nesta possibilidade... Mas ao bloquear a passagem de água (quente) para o radiador interno do aquecedor a vibração cessa, mesmo bloqueada a passagem a mangueira vibra. A vibração é percebida até no piso do carro que não poderia ser gerado por algo solto na caixa do ar condicionando. Lembrando que a vibração só acontece com o ar condicionado ligado. </p> <p><QUOTE><i>></i>Parece -me que quando chega nessa rpm(1000) o fluxo de gás do ar condicionado fica alternativo e entra em ressonancia com o evaporador ou tubagem do mesmo. Se tentar colocar ou retirar um pouco de gás se notaria mudança na vibração.</QUOTE>Já retirei todo o gás e recoloquei conforme especificação do fabricante. A seguir descartei de vez essa possibilidade porque ao bloquear a passagem de água (quente) para o radiador interno do aquecedor a vibração para e o circuito do ar frio, que como sabemos é independente do ar quente, contínua funcionando refrigerando a cabine.</p></r>
<t><p>Será bomba dágua deficiente(rotor) ou algum estreitamento em alguma tubagem? </p> <p>Ocorre vibração independente da temperatura do motor?</p></t>
<t><p>Olá Pessoal! </p> <p>Novidades: Bomba d'água e compressor do ar não são os causadores da vibração. </p> <p>Pelo que andei lendo muitos Fiat e-torq tem essa vibração quando o ar é ligado... vou continuar a tentar resolver quando tiver uma resposta volto e posto a solução ou se não há solução para o caso. </p> <p>Se alguém souber de algo por já ter visto este problema nos Fiat e-torq; por favor, não deixe de comentar. </p> <p>Abraço a todos e boa sorte! :)</p></t>
<t><p>No aguardo de noticias.</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>No aguardo de noticias.</QUOTE> </p> <p>Pode até demorar, mas quando tiver uma posição final ou paliativa sobre o problema posto aqui no fórum.</p></r>
<r><p><QUOTE><i>></i>No aguardo de noticias.</QUOTE> </p> <p>Pode até demorar, mas quando tiver uma posição final ou paliativa sobre o problema posto aqui no fórum. </p> <p>Abraços,</p></r>
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