Olá Pessoal! O problema é o seguinte: O carro um Punto motor e-torq 1.6 quando ligado o ar condicionado e o motor esta por volta de 1000 rpm se ouve um ruido (vibração) bem forte dentro da cabine do carro, se desligado o ar condicionado o ruído (vibração) imediatamente desaparece sendo que o ruído (vibração) só é notado quando o motor esta por volta de 1000 rpm. Tirei o compressor de outro Punto e coloquei neste Punto com problema e o ruído (vibração) continuou, ou seja, não é o compressor de ar condicionado.
Resumindo: A vibração (ruído) só aparece quando o ar condicionado esta ligado, mas o problema continua mesmo após a troca do compressor. O carro tem cerca de 10.000 Km. A vibração é sentida até no piso do carro.
Alguém já pegou esse defeito? Alguma sugestão?
Abraço a todos!
Respostas:
Será que não é a ventoinha desalinhada?
Ou a vibração não é parecida com ventoinha com defeito?
De retorno.
Obrigado pela resposta Ivaneu, mas a vibração (ruído) não é provocada pela ventoinha.
SABEMOS QUE O COMPRESSOR DO AR CONDICIONADO ELEVA O CONSUMO DE CARGA DO MOTOR, ENTÃO TENTE DESLIGAR A CORREIA DO AR CONDICIONADO, ENGATE UMA 1 MARCHA FREIE BEM O CARRO E AMEACE A SAIR COM O VEICULO FAZENDO COM QUE A CARGA DO MOTOR AUMENTE E VEJA SE A VIBRAÇÃO APARECE, SE SIM NÃO TEM NADA HAVER COM AR E SIM ALGUM COXIM DO CONJUNTO MOTRIZ, QUE ALIAS NOS CASOS DO PUNTO O COXIM SUPERIOR DO LADO DIREITO É DOIDO PRA PROVOCAR VIBRAÇÕES.
Olá Rubens, sob qualquer condição (com ou sem tração) só tem a vibração (ruído) com o ar ligado e somente quando esta em cerca de 1000 rpm por isso descartei coxim.
Entretanto tirei a correia e a vibração (ruído) não apareceram em qualquer rpm com ou sem tração. Os tensores não apresentam problemas, lembrando que o carro tem cerca de 10.000 km.
Ocorre a vibração com motor livre e ar ligado ou tambem com ar ligado e veiculo tracionando e só nessa rotação de 1000 rpm?
Se pisar na embreagem a vibraçaõ para?
Sabe informar como surgiu essa vibração,se foi pós reparo?
De uma atenção a polia do virabrequim.
Olá Cafb, a vibração ocorre sempre por volta de 1000 rpm com o ar ligado, tracionado ou não. Pelo relato do proprietário sempre ocorreu o problema, mas ele só percebeu agora, pois passou a usar mais o ar condicionado.
Notei, neste ultimo teste, uma coisa muito interessante se estrangular, fechando a passagem, da mangueira de entrada de água do radiador interno de aquecimento a vibração (ruído) desaparece por completo!
Então acho que o problema não é mecanico e sim hidraulico.
Deves fazer uma sangria atenciosa no sistema de arrefecimento.
Teste o sistema de aquecimento interno,se acionado para esquentar se some a vibração.
Olá Cafb, o radiador de aquecimento interno do Punto não tem uma válvula que abre para circular a água quente e fecha quando não se quer ar quente, a água quente esta sempre circulando o que existe é uma espécie de báscula sobre o radiador interno que abre quando se quer ar quente na cabine e fecha quando se quer ar frio.
Pelo que estou percebendo esse é um defeito inusitado!
boa noite voce ja ver. a polia tensora e rol. encosto tente travar p/ que ele não te nsione p/ fazer um teste simples o defgeito pode estar ai é a dica ta ai .fica com DEUS.
Goldman.
Isole o ar quente para teste,se já tiver verificado a sangria de ar do sistema.
Olá Borjao, como disse na página anterior já verifiquei os tensores e eles estão ok!
Estou desconfiado da bomba d’água já que a mangueira de entrada do radiador de aquecimento interno fica vibrando.
Olá Caeb, não há ar no sistema; se isolar o ar quente, como disse anteriormente, o ruído desaparece.
Obrigado pela ajuda pessoal ! :)
Goldman
Entendi pelo relato,que havias apenas estrangulado a mangueira para teste impedindo circulação dágua.
Quando comentei de isolar o aquecedor interno era unir as mangueiras que entram no aquecedor para agua circular internamente no mesmo.
Olá Cafb, então o que me fez descartar essa manobra é que mesmo estrangulada a mangueira esta vibrando, ou seja, sem a água passar pelo aquecedor a mangueira vibra logo não deve ser no radiador do aquecedor a causa dessa vibração.
E certamente se eu desconectar o aquecedor interno não vou mais perceber a vibração, pois essa vibração é notada fortemente dentro da cabine do veiculo, pois é transferida do radiador do aquecedor que fica dentro do habitáculo.
Lembrando ainda que a água circula normamente pelo aquecedor interno sem causar nenhuma vibração se o ar condicionado estiver desligado.
Entendi.
Mas a vibração só da´em 1000 rpm,praticamente em marcha-lenta e se acelerar para 1100 para a vibração?
Defeitinho chato,rsrsrs
Exatamente, com o ar condicionado ligado a vibração só aparece quando o motor esta em torno de 1000 rpm, em marcha lenta, cerca de 900 rpm, não vibra; e acima de 1000 rpm também não vibra.
A ressonância dentro da cabine é bem forte... chega a incomodar a cada queda da rotação do motor para marcha lenta.
Ola goldman,
pelo relato que fez, vou simplificar o caso.
Este carro tem alguma coisa solta dentro da cx doar condicionado e, quando a rotação chega a 1000 rpm, ele vibra.
Vc ja viu quando o escapamento encosta no protetor do carter? De lonje é dificil de opinar, mas é por ai, garanto que é algo simples e dixa a gente no stress.
Boa sorte amigão!
Goldman.
Parece -me que quando chega nessa rpm(1000) o fluxo de gás do ar condicionado fica alternativo e entra em ressonancia com o evaporador ou tubagem do mesmo.Se tentar colocar ou retirar um pouco de gás se notaria mudança na vibração.
Não trabalho com ar é apenas troca de ideias a respeito da pane
>Este carro tem alguma coisa solta dentro da cx doar condicionado e, quando a rotação chega a 1000 rpm, ele vibra.
Inicialmente pensei nesta possibilidade... Mas ao bloquear a passagem de água (quente) para o radiador interno do aquecedor a vibração cessa, mesmo bloqueada a passagem a mangueira vibra. A vibração é percebida até no piso do carro que não poderia ser gerado por algo solto na caixa do ar condicionando. Lembrando que a vibração só acontece com o ar condicionado ligado.
>Parece -me que quando chega nessa rpm(1000) o fluxo de gás do ar condicionado fica alternativo e entra em ressonancia com o evaporador ou tubagem do mesmo. Se tentar colocar ou retirar um pouco de gás se notaria mudança na vibração.
Já retirei todo o gás e recoloquei conforme especificação do fabricante. A seguir descartei de vez essa possibilidade porque ao bloquear a passagem de água (quente) para o radiador interno do aquecedor a vibração para e o circuito do ar frio, que como sabemos é independente do ar quente, contínua funcionando refrigerando a cabine.
Será bomba dágua deficiente(rotor) ou algum estreitamento em alguma tubagem?
Ocorre vibração independente da temperatura do motor?
Olá Pessoal!
Novidades: Bomba d'água e compressor do ar não são os causadores da vibração.
Pelo que andei lendo muitos Fiat e-torq tem essa vibração quando o ar é ligado... vou continuar a tentar resolver quando tiver uma resposta volto e posto a solução ou se não há solução para o caso.
Se alguém souber de algo por já ter visto este problema nos Fiat e-torq; por favor, não deixe de comentar.
Abraço a todos e boa sorte! :)
>No aguardo de noticias.
Pode até demorar, mas quando tiver uma posição final ou paliativa sobre o problema posto aqui no fórum.
>No aguardo de noticias.
Pode até demorar, mas quando tiver uma posição final ou paliativa sobre o problema posto aqui no fórum.
Abraços,