Pessoal, estou com um caso curioso e ao mesmo tempo intrigante na oficina, um fiat 147 (da coleção) de um cliente veio fazer uma revisão, e ele reclamava que o carro estava "sem força", após uma limpeza no carburador, resolvi verificar o ponto de ignição com auxilio de uma lampada estrobo, para minha surpresa, o carro estava adiantado em aproximadamente 30º APMS, isso mesmo trinta graus antes do PMS!!!! E quando ajustado para os 5º recomendados pelo fabricante o carro não funcionava direito... Verificamos o sicronismo da correia dentada, recolocamos o distribuidor e conferimos a distribuição, tudo ok. Resultado, fizemos o ajuste do ponto "de ouvido" e o carro disparou normalmente, a marcha lenta também ficou ótima. Após esse ajuste, novamente colocamos a lâmpada e acreditem: O ponto estava (ou melhor está) em inacreditáveis 40º PMS, segundo a leitura da lampada. O que eu pensei: Defeito na minha lâmpada. Pois bem, hoje fiz o teste em um uno 1.3 motor fiasa e a medição do ponto com a mesma lâmpada está em 10ºAPMS (como é pra ser), e o carro funcionando perfeitamente.... O que pode está acontecendo no fiat de meu cliente?
Respostas:
Boa noite Ângelo!
Verificou se o ponto de referência está coincidindo com o PMS do pistão?
E se visualmente, quando está em PMS o virabrequim, se o comando de válvulas está em ponto de explosão no 4° cilindro e em balanço no 1° cilindro?
Veja se a "aranha" do distribuidor não está fora de posição. Se a tampa do distribuidor está correta a aplicação.
Se em PMS, a direção do rotor está coincidindo com a do pino da tampa.
Quando estiver em PMS, se olhar a aranha do distribuidor, em 10° ela terá acabado de abrir o campo pra centelhar, terá passado 1,5mm mais ou menos da coincidência das aranhas.
Não sei se consegui explicar claramente, mas é mais ou menos por aí hahaha!
Abraço!
Prezado Angelo. Como postado pelos pessoal, também penso que algum componente está fora de posição. 40 graus adiantado era para o motor nem ligar. Abraço.
MEU AMIGO A GRANDE MAIORIA DESTES FIATS 147 ESTÃO CHEIO DE FOLGAS NO DISTRIBUIDOR NAS POLIAS DA CORREIA DENTADA ISTO ACABA FAZENDO ELE ALTERAR O PONTO NA LAMPADA TAMBEM TEM AS FOLGAS INTERNAS DO MOTOR QUE TAMBEM ALTERAM O PONTO DELE NA LAMPADA TODA VEZ QUE MEXO NUMA RARIDADE DESTAS(EU SOU PROPRIETARIO DE UM 147 A 30 ANOS)EU ACERTO O PONTO COM A LAMPADA E VEJO COMO FICA SE NUM FICAR LEGAL EU AJUSTO NA ORELHA MESMO E VIDA QUE SEGUE ,BOA SORTE AI NO SEU CASA MEU AMIGO ABRAÇOS E FICA COM DEUS!!!!
>MEU AMIGO A GRANDE MAIORIA DESTES FIATS 147 ESTÃO CHEIO DE FOLGAS NO DISTRIBUIDOR NAS POLIAS DA CORREIA DENTADA ISTO ACABA FAZENDO ELE ALTERAR O PONTO NA LAMPADA TAMBEM TEM AS FOLGAS INTERNAS DO MOTOR QUE TAMBEM ALTERAM O PONTO DELE NA LAMPADA TODA VEZ QUE MEXO NUMA RARIDADE DESTAS(EU SOU PROPRIETARIO DE UM 147 A 30 ANOS)EU ACERTO O PONTO COM A LAMPADA E VEJO COMO FICA SE NUM FICAR LEGAL EU AJUSTO NA ORELHA MESMO E VIDA QUE SEGUE ,BOA SORTE AI NO SEU CASA MEU AMIGO ABRAÇOS E FICA COM DEUS!!!!
Fala aí Marlon!
Concordo que esses carros tenham bastante folga, mas não há folga que justifique 40° adiantados hahahaha!
Esse carro está com alguma coisa muito errada, que com o distribuidor excessivamente adiantado acaba funcionando melhor. Às vezes pode não prejudicar, mas eu sou muito cri-cri. Busco até o fim pra descobrir o que é, e solucionar o bendito problema...
Vamos esperar o retorno do nosso amigo Ângelo e ver seele encontrou o defeito.
Abração!
Olá pessoal, retirei as velas, verifiquei o PMS: marcação das polias (comando e virabrequim em 0º) coincidindo com o do 1º pistão em PMS. Rotor e aranha bastante avançados em relação ao 4º cilindro (claro, tá marcando 40º de avanço, rsrs). Troquei os cabos de vela, pensando ser alguma resistência... nada! Eu estou "invocado" com isso... Pior é que dei uma volta no carro, anda bem, não tem pré-detonação, não tem dificuldade na partida...
Prezado Angelo. Que bom que o carro está bom, mas realmente é esquisito 40 graus de avanço. Aí tem alguma coisa errada. Abraço.
Bom dia !
Caso interessante Angelo, eu também nunca tinha visto um caso assim.
Quando achar uma solução ou oque ocasionou este defeito poste o resultado neste mesmo tópico.
Obrigado, abraço.
aqui aconteceu algo paracidonm voiage 86 a alcool,o mecanico tava sofrendo a uns 2 meses,funcionamento normal,mas andava uns 20 dias e a tampa do distribuidor trincava e a falha começava de novo,o patrao pediu pra examinar pois ia pra terceira tampa trincada,instalei uma nova,pus o strobo e tava la;cerca de 30graus em lenta,voltei pro ponto original na casa dos 12graus e o carro ficou pessimo pra acelerar,adiantando o ponto normalizava,mas iria trincar a tampa de novo,pois a ponta do rotor ficava muito afastada do pino natampa referente ao cilindro no momento da centelha,foi facil de resolver;tirei o distribuidor e vi que o chicote da impulsora nao eramais original,nao existia mais o plug,pela coloraçao dos fios foi vizivel o problema,os fios estavao invertidos,com isso o pulso que a impulsora gerava era invertido,fazendo com que o modulo de igniçao gerasse o pulso pra bobina atrazado,por isso tinha que adiantar muito o distribuidor para que a centelha acontecesse proximo do ideal,fios invertidos e tudo voltou ao normal.problema bem simples,mas que gera perdas de cabelo e horas de serviço se nao for percebido de imediato
Senhores, boa noite. Realmente, se for distribuidor de platinado, fica dificil de entender essa maluquice. Abraço para todos.
Pessoal, consegui resolver o problema, conversando com um colega reparador (Telson da CARBURAUTO AUTO-SERVIÇOS) ele me deu a dica, que era exatamente o que o MIRO falou aí, o carro originalmente era a platinado, e quem fez a "conversão" inverteu os cabos do sinal do distribuidor. Foi só fazer a ligação correta, pronto! Motor no ponto! (literalmente). Obrigado pela a colaboração de todos.
legal da sua parte ter dado retorno,ha se todos fossem assim
vou contar outro causo de um fiat premio 88,era a alcool,todo o inverno ele atrazava o ponto do distribuidor sozinho,no verao andava normal,mas no inverno no minimo duas vezes por semana o dono tinha que vir na oficina adiantar um pouco o distribuidor,uma vez por mes no inverno tinha que desencaixar o distribuidor e reposicionar porque o avanço encostava no cabeçote,mas essa e uma outra historia...
Pode demorar... mas solução sempre tem hahaha!
Parabéns!
Abraço!