Meus amigos,vou compartilhar com vocês uma experiência de solução de um defeito que aconteceu essa semana comigo,gostaria que todos pudessem dá a suas opiniões, esse veículo Fiat Doblo ano 2014 motor fire com kilometragem muito baixa,com apenas 3000km rodado, é um carro oficial de uso restrito do juizado da infância e juventude da justiça federal,o motorista relatou que o veículo foi guardado na garagem na noite anterior e depois de manhã ele foi funcionar o carro E não pegou, fizeram várias tentativas,trocaram até o combustível do tanque,passando de álcool para gasolina e o carro não pegava,diante disso me procurou,chegando lá, fiz todos os testes,conferir sistema de ignição,sinais da bomba de combustivel,bicos,sinais do corpo de borboleta,programação do AF,notei que as velas estava ficando encharcada,me levando a crê,que a programação estava errada e fixa para álcool,via scanner passava a programação para gasolina e mesmo assim o carro não pegava,fiz os procedimentos normais para desafogar o motor,como retiradas das velas e dá na partida para limpeza dos cilindros,desligando os bicos e dando na partida para queimar o excesso,mas não dava certo,comecei a suspeitar dos bicos travados abertos,diante do lugar que eu encontrava,resolvir levar o carro para oficina para mim fazer um diagnóstico cercado de ferramentas, conferir os bicos na máquina de testes,sua estanqueidade estava boa,o carro tinha tudo para pegar,tinha ar,combustível,ignição,mas não entrava em funcionamento, conferir os sinais do sensor de rotação,apesar que sabia que tinha sinal dele na central,já que a mesma pulsava bicos,bobinas e relés,diante da pouca kilometragem do veículo, suspeitava do sincronismo da correia dentada,mas deixei para conferir depois,então resolvir conferir o sincronismo e para minha surpresa,o carro se encontrava vários dentes fora do ponto e não tinha chaveta nenhuma quebrada,coloquei o carro no seu devido sincronismo,com as ferramentas adequadas, relógio comparador, chave de fasagem do comando de valvula e o carro entrou em funcionamento, fiz o aprendizado da roda fônica,pergunto para todos,alguém de vocês já pegou algo assim e principalmente num carro de baixa kilometragem???????o motorista falou que não fez nada de errado,como por exemplo solta o carro no tranco,fica a dica para todos e aguardo as opiniões de todos,obrigado
Respostas:
Valeu MAURO,defeito mesmo,muito estranho,vamos ver se alguém mais, já pegou algo assim.
Me apareceu um Siena. 8000 km. correia extremamente frouxa. como pulou, outra nova mas funcionava, só não tinha rendimento e perdia borboleta.
Sim tbm num Siena e com baixa quilometragem.faz me lembrar os 147 quando o óleo fazia acontecer isso no inverno
EU TAMBEM JA PEGUEI NA MINHA OFICINA UMA PALIO WEKEND 1.3 8V FIRE FLEX 2009 QUE PULO DENTES DA CORREIA 2X SEM NENHUM MOTIVO PRA PULAR E NO APARELHO DAVA AF ERRADO E SENSOR MAP ALTISSIMOOOOO.
Daniel procurou relatar isto para a montadora, sera que não saiu de la com alguns dentes fora, quase no limite. Este e um caso interessante.
Amigo Daniel,
Uma possibilidade grande para casos assim acontecerem levando em conta a baixa quilometragem ( 3.000Km ) e que tenha ocorrido algum corpo estranho o causador ou seja ( pedaço de plástico, arruela, ou alguma coisa que se soltou ) , causando esta ocorrência caindo sobre a correia.
Outra possibilidade atingir altos giros com veículos parada e tensor travar nestes momentos.
Um abraço
DIAZ
Valeu amigos pela opiniões de todos, vamos ver se alguém mas, pegou esse caso,agora o veículo estava tudo lacrado de fábrica,não achei motivo nenhum para esse acontecimento
Boa noite turma,pelo relatos de todos,muitos já pegaram o mesmo caso.
ola Daniel, realmente por aqui nao peguei nada parecido! e o tensor estava tensionado certo, e a correia nao rebentou nenhum dente
Senhores, boa tarde. O que se pode concluir é que nesses motores, em determinadas condições a correia dentada pula vários dentes mesmo, não importando se é nova e se está perfeitamente colocada. Interessante. Nos Fiats que já mexi nunca vi tal coisa, mas estamos vendo que é um fato. Seria bom a Fiat dar uma pesquisada nessa maluquice. Mais um item a ser verificado pelos profissionais quando aparecer um Fiat 1.4 capenga. Abraço para todos.
Meus amigos,considerado muito estranho,porque o veículo não foi soltado no tranco,o relato é que o veículo estava funcionando na noite anterior e no dia seguinte foi funcionar e não entrou em funcionamento.
>
basta um tranco de ré e essa correia com tensor automático, ou de qualquer veículo com esse sistema, pode sair de sincronismo... não tem nada de incomum nisso.
Faça o giro do motor pela polia no sentido anti-horário que o tensor vai folgar...
abs.
Mesmo que desse um tranco de ré, o motor continuaria girando no sentido horário, a menos que esse tranco de ré fosse com uma marcha a frente engatada, aí sim o motor giraria ao contrário.
Prezados. Concordo com esse raciocínio. Essa situação é muito dificil de acontecer. Acho que não é por aí. Abraço.
Saudações a todos os colegas.
Ao ler o tópico, me lembrei de um caso idêntico.
Fomos acionados por um cliente que deixou o carro para lavar e o mesmo não pegou mais. Ou seja, dava partida normalmente porém o veículo não entrava em funcionamento.
Chegamos no local e constatamos que o veículo tinha sintoma de correia fora do ponto, o motor ao dar partida girava muito rápido , parecendo que não tinha compressão.
Passamos o Scanner e ele constava defeito sensor de fase, e de rotação, acusava que o mesmo estavam fora de sincronia.
Desmontamos a correia e a mesma estava uns 4 dentes fora de sincronismo, trocamos a correia dentada e colocamos ela no ponto e o carro voltou a funcionar normalmente.
Ao conversar com o cliente e com o lavador que lavou o carro, os mesmos não deram tranco, e que o carro estava funcionando normalmente, inclusive precisou manobrar ele durante o dia e nada aconteceu. Foi simplesmente deixar o carro parado de um dia para o outro e o mesmo não funcionou no outro dia.
Detalhe, o veículo é novo, com apenas 24.244 km rodados, e é uma Strada 1.4 ano 2013.
Meu amigo,nesse caso meu,o veículo se encontrava com apenas 3000 km e NÃO quebrou nada,valeu pela opiniões de todos
Só pra deixar registrado.
Aconteceu comigo essa semana, o carro do cliente é a Nova Uno 1.0 Way, com 23000Km, ele parou no posto para trocar óleo, ao sair do posto andou cerca de 1km e o carro parou, verifiquei o ponto e constatei que a correia tinha pulado 10 dentes, coloquei no ponto, o carro pegou, mais ficou muito ruim, verifiquei compressão, e constatei, que havia uma perda de compressão de 6bar em dois cilindros, analisei com o boroscópio, e vi a marca das válvulas no pistão, tive que mandar para a retifica, para realizar a troca das válvulas.
Meu amigo,diante do defeito que eu peguei e todos os relatos dos amigos,podemos está com um defeito crônico de fábrica,valeu por compartilhar idéias com todos,obrigado
Daniel.
Conforme você deve saber trabalhei por 15 anos no pós vendas da Fiat automóveis em Betim e ainda tenho muitos contatos, questionei com um amigo e informou que não procede epidemia deste serviço ou seja uma concentração destes casos acontecendo.
att Diaz
Valeu Diaz,pode ser alguns casos a parte,obrigado por compartilhar idéias