Sr.'s estou com um brava ano 2001, sistema hitachi, que em algumas situações rotação de lenta eleva-se para mais de 1500 rpm, durante os testes, não aparecem falhas, mas com o kaptor, no moento do problema o tps passa de 0º para 1.6º, mesmo estando dentro da faixa - que vai até 2º, a lenta sobe, ao desligar a tomada a rotação estabiliza, o mais interessante é que, mesmo com a tomada desligada, nota-se que ocorre variação do angulo de tps ?????????? nos testes de continuidade dos terminais da tomada do tps com o módulo, o sistema está normal sem comunicação com outros pontos nem com o aterramento, pergunta o que pode estar causando isso? em tempo esse sistema tem o tps e motor de passo cravado no copo de injeção, essas peças já foram trocadas por 3 vezes, com falha no tps testando também com o multimetro. desde já aguardo e agradeço, fiquem com DEUS.
Respostas:
em tempo, o tps e atuador de lenta forma trocados com ferramenta apropiada.
Bom,se entendi bem o que está acontecendo é que a leitura em graus do TPS aumenta sozinho e que já foi trocado o mesmo. Olha,se isto ajudar tive um problema como esse em um Uno fire onde a lenta aumentava sem acelerar e os valores do TPS também.No meu caso o defeito era ocasionado por causa de ruído gerado no sinal do mesmo originado pelo sensor de pressão do ar condicionado.É isso mesmo,acredite.Passei 03 dias nesse carro e foi só na concessionária que detectaram o problema.Às vezes o defeito está onde menos imaginamos, mas não custa tentar. ;)
miro e paulista, obrigado pelo auxílio, após o almoço farei o teste no pressostato, já verifiquei continuidade e aterramentos e tudo está ok, o mais intrigante é que mesmo com a tomada do tps desligada, ao acelerar o carro ocorre variação do angulo, isso é verificado com auxílio do kaptor. mais uma vez muito obrigado, e que DEUS nos abençôe.