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Respostas:
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194923" number="41" username="marcoscesar1">@marcoscesar1#194923</POSTMENTION> boa tarde! Bomba de óleo chegou agora à tarde! Difícil de+ achar peças deste multiair, tudo na Fiat está com B.O (Baixa operacional).</p> </r>
<t><p>esse carro sofreu aquecimento?????<br/> oléo errado e estrangulou os tuchos??</p></t>
<t><p>Boa tarde amigo, mediu a compressão e a vazão dos cilindros? Remova a tampa de valvulas veja se ali não esta uma graxa pra ter uma idéia da saude interna do restante, boa sorte.</p> </t>
<t><p>"MEU NOBRE AMIGO SE ESTE CARRO DA PARTIDA IGUAL CORREIA REBENTADA EA CORREIA ESTA OK EXISTEM DOIS FATORES A SEREM OBSERVADOS!!!!O MOTOR DE PARTIDA ESTA OK???EA COMPRESSÃO DO MOTOR COMO ESTA??ABRAÇOS BOA SORTE E FIQUE COM DEUS!!!</p></t>
<t><p>Tira as velas e dx PMs/ compressão mete pressão do compressor e vê onde assopra , ( admissão escape, reservatório) dx o reservatório de água aberto, aí descobre abraço.</p></t>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194693" number="1" username="PaulinGarage">@PaulinGarage#194693</POSTMENTION> <br/> Olá,</p> <p>Esse sistema, dispõe de poucas informações técnicas.<br/> Retire a tampa do comando e verifique se o solenoide de atuação do trem de comando ( VVA ) não se encontra tomado por borra. Essa válvula é do tipo NA e recebe tensão 12 volts para liberar a pressão do óleo motor que é gerada para atuar no trem de comando dos lifts das válvulas.<br/> Verifique o nível e pressão do óleo motor.</p> <p>Boa sorte.</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194734" number="6" username="marcoscesar1">@marcoscesar1#194734</POSTMENTION> sem compressao, só assoprava no corpo de borboletas, aí tirei o cabeçote e levei na retifica, a tarde me devolveram dizendo que está 100%</p> </r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194736" number="7" username="sparta">@sparta#194736</POSTMENTION> motor sem borra, óleo correto Selenia conforme nota que pedi para o cliente, sem compressao e quando fiz teste de vazão o ar sai no corpo de borboletas. Tirei o cabeçote e levei pra retifica, porém agora a tarde devolveram dizendo que está 100%. nunca vi isso. Motor por dentro está novinho, nada de borra. Cliente parou no supermercado e carro não pegou mais, chegou de reboque! Vi que as válvulas de escape são comandadas pelo eixo da polia mas as de admissão por este multiair, será que estás 4 solenóides deste multiair danificaram e as válvulas de admissão não estão atuando?</p> </r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194745" number="12" username="PaulinGarage">@PaulinGarage#194745</POSTMENTION> se assopra no adm alguma coisa tá deixando as válvulas abertas, não tive ainda a oportunidade de ver esse motor, como e acionamento dessas válvulas, enfim, tenho um cliente que tem um desses e vou ver se ele empresta pra uns testes.</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194752" number="15" username="marcoscesar1">@marcoscesar1#194752</POSTMENTION> vou ver agora, muito obrigado! valeu d+</p> </r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194803" number="22" username="sparta">@sparta#194803</POSTMENTION> retirei um "parafuso" sextavado que fica ao lado da polia do eixo comando (esse carro só usa eixo no escape) pois vi isso no reparador Fiat, este parafuso é um filtro chamado de filtro uniair. Está novinho e não tem borra ou entupimentos!</p> </r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194826" number="30" username="marcoscesar1">@marcoscesar1#194826</POSTMENTION> Troquei óleo e filtro de óleo hoje, coloquei o 5W30 nele conforme manual, a pressão continuou zero. Estou querendo descer o conjunto motriz completo e averiguar tudo, inclusive fiz a encomenda da bomba de óleo. O cárter não sai sem retirar o câmbio automático....</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194834" number="36" username="marcoscesar1">@marcoscesar1#194834</POSTMENTION> Tomara que sim, nunca vi um caso desses...loucura d+. Obrigado pelas ajudas por enquanto!!!</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194837" number="38" username="sparta">@sparta#194837</POSTMENTION> Obrigado, será uma empreitada e tanto! Pena que não dá para retirar o cárter sem retirar o câmbio automático! Valeu pelas dicas por enquanto...</p></r>
<t><p>Fiat 500 funcionou, retirei a peça 55236756 (Flange do óleo/Trocador de calor) e funcionei com o filtro de óleo comum do Fire e chegou pressão no multiair e o carro ligou!! Agora é ver se existe a peça na Fiat! Graças a Deus!</p></t>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195261" number="72" username="leonardoj.">@leonardoj.#195261</POSTMENTION> A peça original chegou hoje! Montei e funcionou redondo. O código mudou, amanhã mando o código correto e atualizado.</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195277" number="73" username="marcoscesar1">@marcoscesar1#195277</POSTMENTION> Verdade! Difícil pensar num defeito desses, mas graças a Deus tudo ficou 100%. Carro montado e funcionando!! <EMOJI seq="1f44d">👍</EMOJI></p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194695" number="2" username="marcoscesar1">@marcoscesar1#194695</POSTMENTION> não sofreu aquecimento não, óleo correto pela nota que o cliente me apresentou da última troca. Parou o carro no supermercado e não liga mais. Chegou no reboque!</p> </r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194713" number="3" username="Mauricio-Queiros">@Mauricio-Queiros#194713</POSTMENTION> Tirei as velas, tudo perfeito, filmei o pistão e válvulas, não vi nada errado, retirei a tampa de válvulas e nada de borra, motor bem novo e limpo. Cliente parou no supermercado e carro não pegou mais.</p> </r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194722" number="5" username="Master1">@Master1#194722</POSTMENTION> apagou no supermercado e não pegou mais. Cliente chegou no reboque.</p> </r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194721" number="4" username="marlonfariadecastro">@marlonfariadecastro#194721</POSTMENTION> não tem compressão e da retorno no corpo de borboleta. Tirei a tarde levei o cabeçote na retifica e me devolveram dizendo que está 100%. Nunca vi isso!</p> </r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194746" number="13" username="PaulinGarage">@PaulinGarage#194746</POSTMENTION> <br/> da uma olhava nesses videos, um é ingles, coloca a legenda, bem interessante <br/> <URL url="https://www.youtube.com/watch?v=MzUVnLF4ads">https://www.youtube.com/watch?v=MzUVnLF4ads</URL><br/> <URL url="https://www.youtube.com/watch?v=Npd53qg2zsY">https://www.youtube.com/watch?v=Npd53qg2zsY</URL></p> </r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194753" number="16" username="PaulinGarage">@PaulinGarage#194753</POSTMENTION> valeu , esse ingles é mto interessante, fala de um micros furos nessa tampas dos selenoids, e uma valvula de alivio que fica do lado da engrenagem da correia ..<br/> sabe um teste que eu faria particularmente claro com toda a consciência possivelll....eu esgotaria esse oleo, deixar sem oleo e tentava funcionar pra ver se é algum excesso de pressão de óleo.</p> </r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194721" number="4" username="marlonfariadecastro">@marlonfariadecastro#194721</POSTMENTION> Bom dia! testei agora o motor de partida, está ok!</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194757" number="17" username="marcoscesar1">@marcoscesar1#194757</POSTMENTION> Coloquei o manometro de pressão de óleo agora, no bocal onde vai a "cebolinha de óleo" não marca pressão nenhuma, ponteiro nem mexe. Será que este carro só dá pressão no sistema após motor iniciar funcionamento? Vou retirar o óleo do motor pra ver...Vareta marca óleo na marca máx.</p></r>
<t><p>estranho não dar pressão?? a luz do oleo apaga qdo vc da somente a partida?? o manometro está correto???<br/> tem esses selenoids que controla as valvulas, nesse caso a luz de óleo tinha que ficar acesa...vé durante a partida se apaga. ou da partida sem a cebola......<br/> ve se colocaram o filtro de oleo correto, esses lugares que trocam oléo nem sempre colocam filtro especificado, ainda mais qdo se trata de um motor assim...confere e posta, ai aprendemos todos.</p> </t>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194744" number="11" username="PaulinGarage">@PaulinGarage#194744</POSTMENTION> "O CABEÇOTE PODE ESTAR COM SEDE AFUNDADA 1X EU PEGUEI UM MONZA CARBURADO QUEIMOU JUNTA AO TIRAR O CABEÇOTE PRA PLAINAR VIU QUE ESTAVA FORA DE MEDIDA AI O CLIENTE COMPROU UM CABEÇOTE NUMA RETIFICA AQUI DA MINHA CIDADE O CARRO NÃO FUNCIONAVA NEM A PAU RS AI VEIO UM RAPAZ DE OUTRA RETIFICA ESMIRILOU OS BALANCINS O CARRO PEGOU DE PRIMEIRA!!!ABRAÇOS BOA SORTE E FIQUE COM DEUS!!!</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194788" number="21" username="marlonfariadecastro">@marlonfariadecastro#194788</POSTMENTION> Levei ontem em duas retíficas famosas e antigas aqui em Belo Horizonte, a resposta que me deram é que o cabeçote está 100%.</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194803" number="22" username="sparta">@sparta#194803</POSTMENTION> Esta de uma bomba dedicada eu não sabia....se conseguir mais informações me avisa, obrigado demais!</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194815" number="24" username="marcoscesar1">@marcoscesar1#194815</POSTMENTION> Sem pressão nenhuma, Usei dois manômetros, o da Raven e o da Kitest, medi a pressão direto no furo onde vai a "cebolinha", tirei o filtro de óleo e coloquei um novinho, não sobe óleo no cabeçote / multiair / eixo comando escape. Tudo seco lá em cima. Acho que por isso grava a falha P1524.</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194812" number="23" username="scopino">@scopino#194812</POSTMENTION> A válvula de alívio é a que fica dentro do copo do filtro de óleo refil? Coloquei o filtro de óleo novo hoje, óleo novo, montei o cabeçote novamente (a retífica disse que está perfeito) com junta nova e parafusos novos. Não chega óleo na parte superior, gaiola, eixo comando escape nem no multiair. Coloquei o manômetro no bocal da "cebolinha" de óleo, pressão zero, ponteiro do manômetro nem movimenta. Retirei o filtro de óleo e dei partida com o copo do filtro aberto, não tem óleo lá também. Grava falha P1524 e fica estourando na admissão, parecendo que as válvulas de admissão estão abertas...</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194764" number="20" username="marcoscesar1">@marcoscesar1#194764</POSTMENTION> luz de óleo não apaga nas tentativas de partida...Testei com dois manômetros, bomba de óleo pressão zero no bocal da "cebolinha". Este filtro de óleo é do tipo refil, coloquei um novo hoje...</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194822" number="27" username="PaulinGarage">@PaulinGarage#194822</POSTMENTION> será que o cliente fez troca de óleo não especificado, estranho , eu pensando que seria excesso de pressão, como pode a bomba de óleo parar, a parte de baixo e igual fire Evo .</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194812" number="23" username="scopino">@scopino#194812</POSTMENTION> será que o multiair e as 4 solenóides que ficam nele podem ter sido danificadas??</p></r>
<t><p>Esse código p1524 e referente sem pressão de óleo.</p></t>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194832" number="34" username="marcoscesar1">@marcoscesar1#194832</POSTMENTION> Isso, pelo que li, para este carro significa sem pressão de óleo na parte superior do motor...fiz a encomenda da bomba de óleo nova.</p> </r>
<t><p>Resolve a bomba de óleo e vai funcionar.</p></t>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194823" number="28" username="PaulinGarage">@PaulinGarage#194823</POSTMENTION> <br/> Então pronto!<br/> Defeito pode estar na bomba de óleo ou tubo de aspiração entupido.<br/> Boa sorte com essa empreitada.</p> </r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194835" number="37" username="PaulinGarage">@PaulinGarage#194835</POSTMENTION> defeito cabuloso, são defeitos novos, sai fora do cotidiano, então precisa do recalque pra esses selenoids funcionar, já anotei aqui no caderno esse defeito, agora queria saber como uma bomba de óleo para assim do nada, vc disse motor limpo, acionamento pelo virabrequim....as vezes nem é a bomba e válvula by pass da bomba que travou aberta, depois vc conta, abçs.</p></r>
<t><p>Conseguiu ver a BB de óleo?</p></t>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194950" number="42" username="Master1">@Master1#194950</POSTMENTION> obrigado, realmente fiz isso. Mas a bomba de óleo aqui está com zero de pressão! Valeu a dica.</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195166" number="55" username="marcoscesar1">@marcoscesar1#195166</POSTMENTION> O filtro é de refil (papel) quando coloquei óleo no recipiente dele, desce tudo para o cárter. Vou adicionar óleo pelo canal da cebolinha como você disse! Vamos ver!</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195168" number="57" username="marcoscesar1">@marcoscesar1#195168</POSTMENTION> Tem válvula sim. Porém o óleo não chega nem no filtro de óleo. Neste carro o copo do filtro de óleo fica acoplado no trocador de calor, vou remover esse trocador completo e dar a partida, para verificar porque dali pra frente não passa óleo! Sobre o eixo escape, ao meu ver é maciço, não são ocos igual dos GM Onix não. As válvulas de admissão estão abertas, pois sem óleo o multiair não entra em ação. Em testes as 4 solenóides do multiair acionam normalmente pelo scanner.</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195191" number="66" username="marcoscesar1">@marcoscesar1#195191</POSTMENTION> Verdade! O dono do carro já encomendou a peça nova hoje! <EMOJI seq="1f44d">👍</EMOJI></p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195199" number="68" username="sparta">@sparta#195199</POSTMENTION> Eu que agradeço a disponibilidade de ajudar! Estamos juntos.</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195200" number="69" username="marcoscesar1">@marcoscesar1#195200</POSTMENTION> Anota mesmo! Defeito Top cabuloso! Valeu d+ pelas ajudas e comentários.</p></r>
<t><p>Kkk difícil chegar no cliente , " olha seu carro não pega pq deu problema na bomba e filtro de óleo.... vão aparecer mtos defeitos novos.</p></t>
<t><p>O código correto da peça é esse:</p> <p>K04892638AA</p></t>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="194761" number="19" username="PaulinGarage">@PaulinGarage#194761</POSTMENTION> <br/> Colega,</p> <p>Senão me engano, esse motor têm uma bomba de óleo dedicada ao sistema de acionamento das válvulas. Como eu disse, existe pouca informação técnica à respeito dessa tecnologia.<br/> Amanhã, vou tentar obter informações em um concessionário Fiat.</p> </r>
<t><p>Resolveu??? tava sem pressão de óleo??</p></t>
<t><p>Nunca fiz este carro mais este sistema mexe com a abertura das válvulas. Meça via osciloscopio o Sinal das Solenoides do Sistema e veja o que acontece.</p> </t>
<t><p>Não usar óleo de viscosidade fora da especificação.</p> </t>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195017" number="43" username="leonardoj.">@leonardoj.#195017</POSTMENTION> As solenóides atracam via PDL-5600 mas a pressão da bomba de óleo é zero! Chegou hoje a bomba nova, vou montar e testar com o bloco na bancada!</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195018" number="44" username="leonardoj.">@leonardoj.#195018</POSTMENTION> Pelas notas de revisão que o cliente trouxe para eu ver, usou sempre óleo correto!!</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195030" number="45" username="PaulinGarage">@PaulinGarage#195030</POSTMENTION> bacana vai funcionar, mas diz que problema ela deu?? Válvula de alívio travou aberta?</p> </r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195043" number="49" username="marcoscesar1">@marcoscesar1#195043</POSTMENTION> Vou postando tudo aqui. Hoje vou montar a bomba de óleo nova! Na bomba antiga não vi nada de errado ao olho, mas não manda óleo. Motor está zerado, não tem borra, não tem folga, não tem riscos, nada! Impressionante!</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195045" number="50" username="PaulinGarage">@PaulinGarage#195045</POSTMENTION> verdade mto estranho a bb parar do nada.</p></r>
<t><p>Muito bom.</p> <p>Estamos ansiosos com desfecho desse caso.</p> <p>Boa sorte.</p></t>
<t><p>Se não tiver sinal no sistema não vai adiantar trocar bomba e pelo jeito não vai resolver. Abriu a bomba e olhou o estado interno do mecanismo. Mult Air tem q ter sinal ..</p></t>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195114" number="53" username="leonardoj.">@leonardoj.#195114</POSTMENTION> Fiz o teste com a bomba velha com o motor fora, rodando direto no arranque, não joga óleo. Fiz o teste com a bomba nova, também direto do arranque, aí sim jogou óleo. Montei tudo ontem, conjunto motriz inteiro. O óleo não sobe no filtro / cabeçote etc. E grava P1524.</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195161" number="54" username="PaulinGarage">@PaulinGarage#195161</POSTMENTION> cara que b.o, esse código ainda é referente a falta de pressão do óleo.tenta levar o filtro cheio de óleo, lembra dos APs que fazia isso, precisava dar uma sangrada, coloca um adaptador no canal da cebolinha e com uma motolia ou com compressor vai injetando óleo, dps posta ai</p> </r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195167" number="56" username="PaulinGarage">@PaulinGarage#195167</POSTMENTION> dentro do copo do filtro nao tem nenhuma válvula de retenção??? injetando oleo da pra ver onde tem alguma 'fuga' da uma olhada aqui, explica um pouco sobr esse motores.....pela explicação se os seloids estão descarregados, as valvulas estão fechada e atua apenas pelo comando......ta mto estranho isso ai, me fala uma coisa, esse comando de valvulas e maciço ou aqueles montados????<br/> dps olha aqui:<br/> <URL url="http://autoetecnica.band.uol.com.br/multiair-o-motor-alem-do-motor/">http://autoetecnica.band.uol.com.br/multiair-o-motor-alem-do-motor/</URL></p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195170" number="58" username="PaulinGarage">@PaulinGarage#195170</POSTMENTION> oq acho estranho é o multiair é pra "flutuar" as válvulas de admissão, como tá sem pressão a bomba de óleo as válvulas tinham que estar fechadas,ainda mais nessa altura os tuchos tbm vazios, portanto com compressão, ou e aí contrário?? Ainda não peguei nenhum modelo desse pra ver como é o sistema.</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195171" number="59" username="marcoscesar1">@marcoscesar1#195171</POSTMENTION> Compressão zero, por isso o barulho igual motor com válvulas empenadas....mas sem compressão porque as válvulas de admissão não atuam, ficam abertas...<br/> Deixei sem a tampa de válvulas, óleo não sobe e as válvulas de admissão que ficam abaixo do multiair nem se mexem.....</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195172" number="60" username="PaulinGarage">@PaulinGarage#195172</POSTMENTION> correto o selenoid então vai regulando a pressão do óleo vencendo a pressão da mola da válvula.<br/> Uma pergunta, esse carter não levou pancada fechando o pescador?<br/> Motor semi novo, bomba nova estranho não jogar óleo, ou tá perdendo pressão em algum lugar , tipo aqueles selos internos de galeria de óleo.</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195173" number="61" username="marcoscesar1">@marcoscesar1#195173</POSTMENTION> O cárter é de alumínio, está 100%. Como abri o motor inteiro, desmontei tudo, conferi até os "jet cooler", pescador perfeito, tudo ok. Como o óleo do motor não chega no filtro, hoje vou remover o trocador de óleo e verificar se o problema pode ser nele, porque depois dele (no copo do filtro) o óleo não chega!</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195176" number="63" username="PaulinGarage">@PaulinGarage#195176</POSTMENTION> que bom, tinha mesmo que ser por aí...agora estude a peça pra ver qual o defeito que ela deu, deve ter alguma válvula reguladora ou retenção...</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195186" number="64" username="marcoscesar1">@marcoscesar1#195186</POSTMENTION> Já testei, é a válvula reguladora mesmo, aberta direto, fica dentro do copo do filtro de óleo...Conjunto na Fiat custa R$ 2250,00. Já fiz encomenda, 7 dias pra chegar!! Consigo mandar fotos aqui no fórum??</p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195190" number="65" username="PaulinGarage">@PaulinGarage#195190</POSTMENTION> como eu disse alguma válvula dentro, da uma olhada no mercado livre</p></r>
<t><p>Muito bom colega.</p> <p>Que notícia boa.</p> <p>Parabéns pelo empenho e determinação.</p></t>
<r><p>Bacana, já anotei aqui, vai que aparece um desses com esse problema <EMOJI seq="1f606">😆</EMOJI><EMOJI seq="1f606">😆</EMOJI></p></r>
<r><p><POSTMENTION discussionid="168701" id="195167" number="56" username="PaulinGarage">@PaulinGarage#195167</POSTMENTION> que bom q vc resolveu, estes carros o mercado não tem nada pra ele. Sempre quando entram na oficina é uma luta pra achar as peças. <br/><br/> Eu joguei o código que vc postou e apareceu um flange tipo<br/> tipo etorq refil. Isto me lembrou no passado q alguns ficavam com baixa pressão de.oleo por defeito no filtro de óleo</p> </r>
<t><p>Show isso aí...</p></t>