Ola parceiros do forum, vou lhes contar uma fatalidade que aconteceu comigo ,a alguns meses atras, que não deixa de ser uma boa dica ,para que fiquem espertos nesta nossa profissão , que eu particulamente amo muito , mas a vezes não deixa de ser um pouco engrata.
Entrou um cliente com um corsa vhc ,com 34 km gasolina, o carro estava tudo ok , mais o cliente iria viajar ,e queria fazer uma pequena manutenção preventiva.
Então foi feito:
Troca de oleo e filtro, filtro de ar , filtro de combustivel,vela e cabos ,limpeza nos bicos e revisão na iluminação. Ate então tudo normal, mas depois do ultimo reparo que foi a limpeza nos bicos, fomos dar a partida ,o carro funcionou normal por uns 15 segundos ,depois começou a falhar...falhar...ratear....iiiiii.: .Aconteceu um instalo seco na parte de baixo ,e eu desliguei o carro imediatamente.
O que aconteceu???
Olhei para debaixo ,do carro uma poça enorme de oleo, e aí as pernas tremeu.: Rapidamente retirei o cabeçote e vi o estrago ,o terceiro cilindro cheio de gasolina,( calço hidraulico ), o motor não travou mas a terceira biela, estorou o bloco e por estar do lado estorou mancal (fucinho) do motor de partida.
Logo me veio na cabeça "os bicos", retirei os bicos ,coloquei nas provetas de teste da maquina, e estava lá ,pra não falar outro... nome o abençoado!! Travado aberto ,e lançando aquele lindo leque, spray, jato ,como quizerem .
Coclusão:
Ou o bico realmente não estava bom , ou ele não aguenta meia hora de ultrasom,pois fiz a limpeza na cuba ,depois testei todos nas provetas, e deu tudo certo.Então coloquei eles no carro ,e o abençoado do bico encheu durante 15 segundos , o terceiro cilindro de gasolina e deu no que deu.
Detalhe:
Depois de arcar com todo o conserto e prejuizo, fiz a questão de trocar o bico ( aquele cor de rosa da Bosch),medir a pressão da bomba , e contar toda a historia pro cliente , que por sinal ,ficou mais fiel dos meus serviços .
Fica aqui essa historia e fatalidade, que não desejo pra nenhum trabalhador desse ramo.;)
Pois é ou não é uma FATALIDADE ???
Abraço a todos !!!!!
Joe.
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Pessoal esse " debate " melhor dizendo,ta muito bom!! e me fez pensar algo interessante em respeito a limpeza de bico. Quando o cliente solicitar uma limpeza nos bicos, se o carro relamente precisar ,o problema for( falha) nos mesmos ,farei a limpeza na cuba de ultrasom e teste nas provetas. Mas se o carro estiver ok e mesmo assim o cliente quizer fazer por precalção, vou fazer uma simples revisão como teste de estanqueidade e troca dos pre filtros dos bicos, sem o uso do ultrasom, com isso eu posso garatir pro cliente que realmente os bicos estão limpos ,em ordem, e não vão deixa- lo na mão.
Eu ja vi muito motor em perfeito funcinamento, mas na hora que tirei os pre filtros dos bicos ,nem tinha mais aquela telinha,e outros as telinhas estavão pretas de tanta sugeira . Por isso ate concordo que as vezes não precisa de ultrasom,mas tambem da pra fazer uma preventiva nos bicos ,com limpeza interna com o jato das provetas,troca dos pre filtros e limpeza externa com a troca dos aneis o´rings.
Respostas:
Pois e fatalidade mesmo que faz ate um descrente na profição desistir
Ainda nesse ano tive um problema parecido num gol at 1.0
Troquei o carter e un dos meus funcionarios esqueceu de colocar o protetor de carter
Como aquele carro e meio baixo foi levando pequenas pancadas no parafuso sextavado
do carter que por sua vex o bendito se desprendeu jogando todo o oleo fora
Conclusão por causa do ajudante e do motorista descuidado que não viu a luz de oleo o prejuizo ficou para min
E essa profissão tem seus altos e baixos mas e a que a gente gosta
boa noite e sorte e proxima
Joe, fatalidade sim... acontece.
Agora, PESSOALMENTE (coisa minha mesmo, aprendi com meu ex-chefe de oficina e continuo dando razão para ele), limpesa de bicos é uma coisa que não curto fazer como manutenção preventiva, pois o próprio ultrassom pode acabar com a vedação do eletro-injetor, dando a dor de cabeça que lhe ocorreu.
Como corretiva, quando o carro não funciona bem e tudo foi olhado (bobina, velas, cabos, bomba gas, compressão, vazamento de cilindros e talz), aí sim, é a ultima cartada.
Abraço aí cara, e pensa bem: ainda bem que o problema aconteceu dentro da sua oficina, não foi na rua e não ocasionou nenhum machucado em pessoas ;)
Bola prá frente! Grande abraço!
>Joe, fatalidade sim... acontece.
Agora, PESSOALMENTE (coisa minha mesmo, aprendi com meu ex-chefe de oficina e continuo dando razão para ele), limpesa de bicos é uma coisa que não curto fazer como manutenção preventiva, pois o próprio ultrassom pode acabar com a vedação do eletro-injetor, dando a dor de cabeça que lhe ocorreu.
Como corretiva, quando o carro não funciona bem e tudo foi olhado (bobina, velas, cabos, bomba gas, compressão, vazamento de cilindros e talz), aí sim, é a ultima cartada.
Abraço aí cara, e pensa bem: ainda bem que o problema aconteceu dentro da sua oficina, não foi na rua e não ocasionou nenhum machucado em pessoas ;)
Bola prá frente! Grande abraço!
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Bom eu não dispenso a limpeza de bico, solicitada pelo cliente porque:
Se eu não fazer, o zé da esquna vai e faz, e tambem é um complemento consideravel , na minha renda mensal. Agora se toda semana acontecesse uma fatalidade dessa comigo, eu pegava as minhas duas maquinas de limpeza e , jogava no mato!!!!!.KKkkkk.:
Mas na verdade é mais pra ficar esperto , e repetir os testes nas provetas mais vezes depois da limpeza, pois isso não é tão facil de acontecer. Valeu Edgar!!!
>Ola parceiros do forum, vou lhes contar uma fatalidade que aconteceu comigo ,a alguns meses atras, que não deixa de ser uma boa dica ,para que fiquem espertos nesta nossa profissão , que eu particulamente amo muito , mas a vezes não deixa de ser um pouco engrata.
Entrou um cliente com um corsa vhc ,com 34 km gasolina, o carro estava tudo ok , mais o cliente iria viajar ,e queria fazer uma pequena manutenção preventiva.
Então foi feito:
Troca de oleo e filtro, filtro de ar , filtro de combustivel,vela e cabos ,limpeza nos bicos e revisão na iluminação. Ate então tudo normal, mas depois do ultimo reparo que foi a limpeza nos bicos, fomos dar a partida ,o carro funcionou normal por uns 15 segundos ,depois começou a falhar...falhar...ratear....iiiiii.: .Aconteceu um instalo seco na parte de baixo ,e eu desliguei o carro imediatamente.
O que aconteceu???
Olhei para debaixo ,do carro uma poça enorme de oleo, e aí a pernas tremeu.: Rapidamente retirei o cabeçote e vi o estrago ,o terceiro cilindro cheio de gasolina,( calço hidraulico ), o motor não travou mas a terceira biela, estorou o bloco e por estar do lado estorou mancal (fucinho) do motor de partida.
Logo me veio na cabeça "os bicos", retirei os bicos ,coloquei nas provetas de teste da maquina, e estava lá ,pra não falar outro... nome o abençoado!! Travado aberto ,e lançado aquele lindo leque, spray, jato ,como quizerem .
Coclusão:
Ou o bico realmente não estava bom , ou ele não aguenta meia hora de ultrasom,pois fiz a limpeza na cuba ,depois testei todos nas provetas, e deu tudo certo.Então coloquei eles no carro ,e o abençoado do bico encheu durante 15 segundos , o terceiro cilindro de gasolina e deu no que deu.
Detalhe:
Depois de arcar com todo o conserto e prejuizo, fiz a questão de trocar o bico ( aquele cor de rosa da Bosch),medir a pressão da bomba , e contar toda a historia pro cliente , que por sinal ,ficou mais fiel dos meus serviços .
Fica aqui essa historia e fatalidade, que não desejo pra nenhum trabalhador desse ramo.;)
Pois é ou não é uma FATALIDADE ???
Abraço a todos !!!!!
Joe.
ALÉM DO QUE VC DISSE JOE 7 , COMO MALUCO E ALGUNS DIAS DE EXPERIENCIAS RSRS, TE DIGO QUE AS VEZES ALGUNS BICOS QUE VC LIMPA NA MAQUINA E DEPOIS INSTALA NO VEICULO E ELE NEM FUNCIONA MAIS ,E ISSO É UMA REALIDADE JA ACONTECEU COM O MALUCO POR ISSO PARA EVITAR PREJUIZO JA DIEXE BEM CLARO AO SEU CLIENTE , OUTRA COISA FIQUE ESPERTO QUANDO UM CLIENTE ESTA COMPRANDO UM VEICULO PRINCIPALMENTE COM DISTRIBUIDOR E O MOTOR JA NÃO ESTA BOM E COM O DISTRIBUIDOR MEXIDO FORA DE PONTO , O CLIENTE PEDE PARA VC ACELERAR PARA TESTAR O CARRO E O DANADO TRAVA NA SUA MÃO RSRS, ENTÃO QUANDO ISSO ACONTECER PRIMEIRO PONHA ELE NO PONTO PARA VER COMO ELE ESTA E DEPOIS ACELERE PARA VER, E SÓ LEMBRANDO QUE ACELERANDO DE VAGAR É QUE VEMOS SE O VEICULO TEM FALHA E NÃO RASGANDO O MOTOR COMO 80 % DOS "MECANICOS" FAZEM
:É maluco, é verdade, tem que ter bom senso e cautela,pois acelerar igual você falou rasgando ,esguelando né?..,isso é do tempo do carburador he he he!!.: : com todo repeito aos reparadores de carburador!!!!
>É maluco, é verdade, tem que ter bom senso e cautela,pois acelerar igual você falou rasgando ,esguelando né?..,isso é do tempo do carburador he he he!!.: : com todo repeito aos reparadores de carburador!!!!
É ISSO AI JOE 7 , FALO ISSO POR QUE JA VI ACONTECER TEM REVENDA DE CARROS USADOS MAL INTENCIONADO QUE MEXE NO DISTRIBUIDOR E JA VI ATÉ CLIENTE PEDIR PARA FAZER ISSO COMO DIRIA O BORIS ISSO É PICARETAGEM RSRS, O MOTOR PARA DE RAJAR EM" PARTES" AI CHEGA NO COITADO DO MECANICO PARA VER SE O MOTOR TA BOM E O MECANICO ACELERA ,ACELERA AI JA VIU NÉ , VC DISSE BEM PRINCIPALMENTE OS QUE TRABALHAM COM CARBURADORES TAMBÉM FAZEM ISSO MAS HA TAMBÉM MECANICOS QUE TRABALHAM COM INJEÇÃO QUE TROCA UMA PEÇA E PASSA O DIA TODO ACELERANDO O VEICULO PARA VE SE RESOLVEU KKKKKKKKKKKK
O QUE ACONTECEU COM VC NÃO DESEJO NEM PARA O MEU INIMIGO , E TAMBÉM FICA A DICA QUANDO FOR ACELERAR UM VEICULO COM DISTRIBUIDOR VEJA PRIMEIRO SE ELE ESTA NO PONTO , SE NÃO ESTIVER ACERTE O PONTO QUE TALVEZ VC IRAR DESCOBRIR QUE HA UMA METRALHADORA DENTRO DO MOTOR KKKKKKKKK, CLOCK , CLACK E POR AI VAI RSRS.
Bahhhhhh deu azar emsmo em Joe7, um cuidado que se deve ter com injetores bosch é aquela arruela plástica que retem o anél oring(na parte inferior dos mesmos), os injetores prendem ao ficar tempo ali no coletor com borra, encrustações etc, ao remover ou montar os injetores podem quebrar ai vai pra dentro do motor ao liga-lo, estes tempos deu certo azar em um Fox 1.6, ao entrar no motor sem eu perceber o mesmo ficou batendo, acelerei levemente e por sorte foi pro escape e por ser plástico não prejudicou, tem que ficar atentos a isso tb.
>Bahhhhhh deu azar emsmo em Joe7, um cuidado que se deve ter com injetores bosch é aquela arruela plástica que retem o anél oring(na parte inferior dos mesmos), os injetores prendem ao ficar tempo ali no coletor com borra, encrustações etc, ao remover ou montar os injetores podem quebrar ai vai pra dentro do motor ao liga-lo, estes tempos deu certo azar em um Fox 1.6, ao entrar no motor sem eu perceber o mesmo ficou batendo, acelerei levemente e por sorte foi pro escape e por ser
plástico não prejudicou, tem que ficar atentos a isso tb.
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Pois é Canal, nesta area axiste serviços que costuma ser mais simples , mas com a falta de atenção ,podem se tornar uma dor de cabeça.
Como eu faço muita limpeza aqui ,ja enfrentei um caso parecido com o seu tambem em um astra.
Enquando os bicos da fiat ( magnet mareli ) quebram facilmente, os da bosch tem esses tipos de problema, é como você falou ,tem que estar atento tambem nesses simples reparos. Abraço!!!
eu aqui penso quase igual ao amigo Edgar limpeza de bico na minha oficina 90% é corretivo ate faço preventivo mas nao gosto ja tive problemas tbm com isso entao so no ultimo caso msm
valeu galera!!!!!!!11
Pessoal esse " debate " melhor dizendo,ta muito bom!! e me fez pensar algo interessante em respeito a limpeza de bico. Quando o cliente solicitar uma limpeza nos bicos, se o carro realmente precisar ,o problema for( falha) nos mesmos ,farei a limpeza na cuba de ultrasom e teste nas provetas. Mas se o carro estiver ok e mesmo assim o cliente quizer fazer por precalção, vou fazer uma simples revisão como teste de estanqueidade e troca dos pre filtros dos bicos, sem o uso do ultrasom, com isso eu posso garatir pro cliente que realmente os bicos estão limpos , em ordem, e não vão deixa- lo na mão.
Eu ja vi muito motor em perfeito funcinamento, mas na hora que tirei os pre filtros dos bicos ,nem tinha mais aquela telinha,e outros as telinhas estavão pretas de tanta sugeira . Por isso ate concordo que as vezes não precisa de ultrasom,mas tambem da pra fazer uma preventiva nos bicos ,com limpeza interna com o jato das provetas,troca dos pre filtros e limpeza externa com a troca dos aneis o´rings.
infelizmente acontece esses tipos de como voce diz fatalidade nossa profissao que com certeza todos que fazem parte deste forum amam ,por que se nao amassemos nao fariamos parte desse grupo de grandes profissionais que alem de auxiliar uns aos outros tambem ajuda varios proprietarios de veic. e é opiniao minha limpeza de bico tem que ser feita a cada 30.000 km ou anuamente esta limpeza é preventiva e graças a DEUS seu prejuizo foi material como um bom profissional que é voce recupera esse prejuizo rapidinho com muita fé em DEUS .
>infelizmente acontece esses tipos de como voce diz fatalidade nossa profissao que com certeza todos que fazem parte deste forum amam ,por que se nao amassemos nao fariamos parte desse grupo de grandes profissionais que alem de auxiliar uns aos outros tambem ajuda varios proprietarios de veic. e é opiniao minha limpeza de bico tem que ser feita a cada 30.000 km ou anuamente esta limpeza é preventiva e graças a DEUS seu prejuizo foi material como um bom profissional que é voce recupera esse prejuizo rapidinho com muita fé em DEUS .
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è isso aí Borjão, graças a Deus mesmo!!! pois ele é o maior complemento na hora da alegria e tambem na hora do sufoco.;)
Valeu parceiro!!!!
OUTRA FATALIDADE DO RAMO É FAZER REVISÃO NO SISTEMA DE INJEÇÃO SE O VEICULO ESTIVER QUEIMANDO OLEO EX:
VC TROCA UMA SONDA LAMBDA E COMO PODE DAR GARANTIA DELA ???, VC FAZ UMA REVISÃO NO VEICULO COM GAS , TROCA UMA BOMBA DE COMBUSTIVEL FUNCIONA O VEICULO E DEPOIS O CLIENTE USA SÓ O GAS E NÃO TEM O SISTEMA QUE DESLIGA A BOMBA QUANDO ANDA NO GAS E AINDA QUER GARANTIA DA BOMBA QUANDO ELA QUEIMA , ESSES EX: AI O MALUCO JA DISPENSA PARA A CONCORRENCIA KKKKKKKKKKKKKKKKKK
:Pois é amigos pois recentemente comprei uma maquina de limpeza de bicos da wurth , e olha só
Para teste dos bicos é um querosene com corante amarele.
Para limpeza no ultrasom é um produto da wurth que é um concentrado que o vendedor disse que pode ser misturado com agua , COM AGUA pois ta depois de feito a limpeza nos bicos de um gol 1.6 mi coloquei para medir a vazão e por minha tristeza um dos bicos parou de funcionar.
Não sei o que voces usão para limpeza por ultrasom, mas hoje é teste , limpeza do filtro e 5 minutos de jatos só no querozene, um abraço a todos .
>OUTRA FATALIDADE DO RAMO É FAZER REVISÃO NO SISTEMA DE INJEÇÃO SE O VEICULO ESTIVER QUEIMANDO OLEO EX:
VC TROCA UMA SONDA LAMBDA E COMO PODE DAR GARANTIA DELA ???, VC FAZ UMA REVISÃO NO VEICULO COM GAS , TROCA UMA BOMBA DE COMBUSTIVEL FUNCIONA O VEICULO E DEPOIS O CLIENTE USA SÓ O GAS E NÃO TEM O SISTEMA QUE DESLIGA A BOMBA QUANDO ANDA NO GAS E AINDA QUER GARANTIA DA BOMBA QUANDO ELA QUEIMA , ESSES EX: AI O MALUCO JA DISPENSA PARA A CONCORRENCIA KKKKKKKKKKKKKKKKKK
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Nesses casos maluco,a forma que tenho de ajudar o cliente , é dixa-lo ciente que so voi quebrar o galho, que não tem garantia, que não é certo, e se ele quizer o serviço ,tem que comprar as peças fora ,as minhas eu não vou vender.Pois existe cliente que vale apena você judar, agora existe cliente, se é o que posso chama-lo assim,que não compesa você ,perder tempo.
Esqueci de comentar que eu utilizo um equipamento fabricado aqui no sul e não usa ultrason e sim um produto especial, nunca tive problemas com injetores, como estes que vcs estão relatando.
>Esqueci de comentar que eu utilizo um equipamento fabricado aqui no sul e não usa ultrason e sim um produto especial, nunca tive problemas com injetores, como estes que vcs estão relatando.
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Legal Canal!! ,confesso que fiquei um pouco curioso, você poderia falar um pouco mais sobre esse equipamento que você usa??
>Esqueci de comentar que eu utilizo um equipamento fabricado aqui no sul e não usa ultrason e sim um produto especial, nunca tive problemas com injetores, como estes que vcs estão relatando.
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Legal Canal!! ,confesso que fiquei um pouco curioso, você poderia falar um pouco mais sobre esse equipamento que você usa??
Bom na verdade o equipamento se chama HARDWARE, o princípio de funcionamento consiste em fazer os injetores pulsar exatamente como no veículo, ele tem 2 cubas, na primeira cuba coloco CAR 80, fica funcionando em torno de 20 min., despois coloco em outra cuba com produto se não me falha a memória(é que tenho em estoque e faz um tempo que não compro)4WT que vai misturado com agua, fica ali aprocimadamente por mais 20 min.(o injetor fica imerço nos produtos), depois faço a chamada retro lavagem(coloco eles pra jogar presão de querosene de frente para traz), depois coloco em uma flauta e ajusto o tempo de injeção, tempo de duração do teste e pressão conforme o sistema do veículo e faço o teste segundo uma tabela que tenho, não tem erro, além disso tem outros testes que podem ser feitos, como estaquidade, vasão, leque, tem até uma pistola estroboscópica(quase igual aquela que se ajusta o ponto dos distribuidores) que me mostra com clareza o leque, passando ai ta 100%. Nunca tive problemas de estragar os injetores.
>Esqueci de comentar que eu utilizo um equipamento fabricado aqui no sul e não usa ultrason e sim um produto especial, nunca tive problemas com injetores, como estes que vcs estão relatando.
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Legal Canal!! ,confesso que fiquei um pouco curioso, você poderia falar um pouco mais sobre esse equipamento que você usa??
Bom na verdade o equipamento se chama HARDWARE, o princípio de funcionamento consiste em fazer os injetores pulsar exatamente como no veículo, ele tem 2 cubas, na primeira cuba coloco CAR 80, fica funcionando em torno de 20 min., despois coloco em outra cuba com produto se não me falha a memória(é que tenho em estoque e faz um tempo que não compro)4WT que vai misturado com agua, fica ali aprocimadamente por mais 20 min.(o injetor fica imerço nos produtos), depois faço a chamada retro lavagem(coloco eles pra jogar presão de querosene de frente para traz), depois coloco em uma flauta e ajusto o tempo de injeção, tempo de duração do teste e pressão conforme o sistema do veículo e faço o teste segundo uma tabela que tenho, não tem erro, além disso tem outros testes que podem ser feitos, como estaquidade, vasão, leque, tem até uma pistola estroboscópica(quase igual aquela que se ajusta o ponto dos distribuidores) que me mostra com clareza o leque, passando ai ta 100%. Nunca tive problemas de estragar os injetores.
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Realmente Canal é bem diferente ,do que agente ta acostumado ver, e é por isso que não traz os riscos que o canhão de
ultrasom traz.. Ainda não vi ,nem uma revenda desta marca por aqui ,quem sabe futuramente possa ter , pra que eu possa conhece-la na prática. Valeu parceiro!!! abraço!!!
Motor reparado como mando o figurino.reparo geral no cabeçote feito em retifica de qualidade bloco retificado todo material novo,mas as velas do primeiro e segundo cilindro encharcam de gasolina, injetores testados ok,compessão ok.no rastreamento só dar injetor mas já foi testados várias vezes tudo ok reparos novos. ao secar as velas e funcionar ele funciona bem só falha quando encharca,o motor tem força. Desconfiu da ECU mas não consegui outra para teste.pensei que fosse também a sonda lambda mas está ok. Detalhe logo que fechei este motor já encharcou as ditas velas.Agradeço a atenção de todos espero algumas dicas dos amigos reparadores estou aqui para ajudar também um abraço.
Se no escaner acusa bico injetor ,e você testou e se sertificou que eles estão bons,faça uma varredura no chicote ,do motor até
a central. Qualquer tipo de interrupção nas resistencias dos eletroinjetores, ocasiona o codigo de falha, você tem que resolver isso primeiro, para depois se preciso condenar a central,pois não pode ter esse tipo de codigo,acusando bico Blz?? boa sorte!!!