Boa tarde amigos.
Estou com um gol 1.6 flex ano 2014 que apresenta falha intermitente no 1° cilindro.
O veículo estava com velas desgastadas mas não a ponto de cortar cilindro em marcha lenta ou em carga. As respectivas velas foram substituídas e o sistema rastreado com Scanner, verificarei todo o sistema de ignição e injeção, teste de bicos, resistência e condutividade dos cabos de velas,condição filtros, pressão do sistema de alimentação etc.
Não fiquei convencido que apenas aquelas velas que nem estavam em condição tão ruim poderiam provocar a falha!Desta forma pedi ao proprietário que usasse o veículo durante um certo período ou até que apresentasse novamente a falha ou o respectivo código P0301.
Este teste se deu por quase 30 dias sem apresentar falhas e somente esta semana fora contatado pelo proprietário e informado de que o veículo apresentou código de falha ( acendeu a luz no painel)!
Comecei nova rotina de testes e verifiquei que a anomalia e código se dão especificamente no primeiro cilindro e persiste o P0301. Como teste refiz todas as verificações de bicos, sensores, atuadores, sistema de ignição etc, mas nada apresenta anomalia e nem defeito em seu funcionamento. Quando o veículo apresenta a falha e seu código fica registrado, o primeiro cilindro fica inoperante, mas tem pulso no bico e centelha excelente até a vela!Quando a falha esta ativa, desligo e religo o veículo, que imediatamente retorna com funcionamento normal.Por segurança também realizei teste de estanqueidade,compressão dos cilindros e possível entrada falsa de ar no coletor. Infelizmente está tudo dentro da normalidade!Hoje pela manhã aqueci o veículo e aguardei o defeito se manifestar e após isto inverti a posição dos injetores e velas, visando a possibilidade de que a falha fosse transferida a outro cilindro, caso fosse proveniente destes componentes!Gostaria do apoio dos colegas, pois acredito haver alguma avaria no cabeçote ou válvula do sistema de admissão! Abraço a todos e desde já agradeço.
Roberto.
Respostas:
:) Meujovem verifica compreesao deste motor nao confie nesta bobina o modulo esta de bonca com este cilindro por algum motivo,faça um teste devazamento interno valvulas sem vedaçao.
:) Meu nobre vamos por partes estes motores sao comuns falhas no sistema de ingniçao eu particularmente so executo este serviços se for trocados os tres cabos velas bobina do contrario nao do garantia mas ja houve casos em que algum cilindro baixar compreessao tais como aneis valvulas,causao dtcs falo por experiencia propriafique atento.
Boa noite amigos!Agradeço a todos pelas dicas, mas conforme minha postagem havia executado todos os possíveis testes tais comoão, vedação de válvulas do cabeçote, válvulas injetoras, todo sistema de ignição, catalizador, pressão e vazão da bomba de combustível, sincronismo do motor etc.
Solucionei o problema apos a remoção do coletor de admissão que apresentava pequena carbonização especificamente na região do primeiro cilindro.Fiz uma limpeza e substitui as vedações e após a instalação, apaguei o código de falhas e corrigi os parâmetros.Segundo cliente o veículo está com excelente funcionamento desde o dia 16 de janeiro( quando o entreguei).
Não houve nem necessidade da remoção do cabeçote, pois fiz vários testes e o referido estava dentro dos parâmetros originais.Havia me deparado com um problema parecido em um C4 Picasso da minha esposa!Mais uma vez obrigado a todos os colegas!