Olá pessoal.
meu cliente possui um Ford Fiesta 1.6 flex IAW-4cfr.HR ano 2010 motor zetec rocan que apresenta um defeito intermitente, geralmente em baixas rotações, percebe se uma pequena falha característica de sistema de ignição e em seguida acende a luz de anomalia no painel gravando o DTC :
P-0108-70 : funcionamento incorreto do sensor MAP.
alguém já pegou este sintoma em veículos da Ford ?
Respostas:
>eu pegueinas ecos inclusive fiz um essa semana claro que fiz os testes e o map parecia estar bom mesmo assim fiz a substituiçao e consegui resolver o problema o acesso a ele é meio chato mas da uma verificada ai pelo s fios da central e no pior dos casos troque o mesmo blz
Ok amigo, valeu pela observação.
Já havia pego defeito em MAP em outras marcas de veículos, mas o veículo só perdia o rendimento, não provocava falhamento.
Como está o sistema de ignição? velas cabos ok? se for substituir o sensor de preferecia ao original pois os paralelos estão dando dor de cabeça (aconteceu comigo 2 vezes) se posivel faça a leitura com um vacuometro e veja se bate a leitura dele com o map.
>Como está o sistema de ignição? velas cabos ok? se for substituir o sensor de preferecia ao original pois os paralelos estão dando dor de cabeça (aconteceu comigo 2 vezes) se posivel faça a leitura com um vacuometro e veja se bate a leitura dele com o map.
Ok, os valores do MAP estão corretos.
Foi trocado velas e cabos novos, veículo em teste agora.
Amigo João. tome cuidado pois estes veículos gravam falha de sensor MAP quando na verdade o defeito esta no TPS...faça testes e poste resultados...abraço
>Amigo João. tome cuidado pois estes veículos gravam falha de sensor MAP quando na verdade o defeito esta no TPS...faça testes e poste resultados...abraço
Ok amigo,
Apesar de os valores de voltagem do TPS estarem corretos ficarei atento.
Veículo foi liberado para testes.
Obrigado pela sua observação.
sempre que esses carro apresentam esses defeitos de ignição aqui na oficina, substituo o kit inteiro, velas, cabos e bobinas, a bobina tem que ser original, nao adianta paralela, geralmente a bobina estraga porque os cabos de velas estao pulando faisca, igual acontece nos g5, cabo de vela ruim e queima a bobina, e outra coisa que acontece bastante é defeito no motor, geralmente junta devido esses motores sobreaquecerem bastante
Ok pessoal, problema resolvido.
Solução= troca das velas e cabos ( as peças já eram novas mas não era original )
Depois de um longo periodo de funcionamento o veículo apresentava uma significativa perda de potência mas não causava fugas ou falhas de ignição, constatou-se que a resistência Ohmica dos cabos alterava bastante que também alterava o vácuo do coletor de admissão gerando no scanner o código de falha referente ao MAP.
:) meu nobre pode confiar no que o colega disse ai verifica o tps ja varios com este dtc indicando map mas esta no tps ou de ma qualidade ou foi altrada sua posiçao.
>:) meu nobre pode confiar no que o colega disse ai verifica o tps ja varios com este dtc indicando map mas esta no tps ou de ma qualidade ou foi altrada sua posiçao.
Ok amigo, obrigado pela observação, estarei sempre atento a este sensor.
Obrigado á todos pelas Dicas.