Boa tarde amigos
Deu entrada em minha oficina um palio 1.0 fire 8v 2002 gasolina, o mesmo apresenta uma falha e consumo excessivo de combustível inclusive preteando as velas, nas verificações preliminares com scanner verificamos Map alterado 750mbar, verifiquei entrada de ar falso ok, retirei a tampa de válvulas e conferi as folgas de válvulas 0,30 adm e 0,40 escape ok, sincronismo da correia dentada ok, porém ao verificar a correia dentada encontrei as capas derretidas como se o veículo estivesse sofrido um super aquecimento, pergunto aos amigos se retirar o cabeçote para verificação é o melhor caminho, pois tive problema com um corsa com map alterado e era cabeçote com altura abaixo do mínimo.
Fico no aguardo de alguma dica, abraço.
Emerson Ferreira
Oficina Mecânica Primus
São José dos Pinhais - Pr.
Respostas:
vc chegou a medir o vácuo com um vacuômetro, ara comparar com map?
Cheguei sim chicoobice,o parâmetro apresentado foi o mesmo do scanner, por isso fiquei com a questão de retirar ou não o cabeçote.
como esta a sonda lambda ? esse ai ja peguei varios problema sonda
Boa tarde, o cliente do palio me solicitou que retirasse o cabeçote porque este carro sofreu super aquecimento e ele comprou o carro a pouco tempo e quer deixá-lo em ordem, estou montando o cabeçote e assim que funcionar o mesmo faço as verificações que me indicaram. Amigo Leal com o carro em marcha lenta esse carro estava me indicando sonda mistura pobre 280 mv, porém o carro está com mistura riquíssima, tempo injeção em 10,85 ms, map em 750 mbar, velas preteando e cheiro forte de excesso no escape. Amigo Master assim que funcionar o motor faço o teste do Map com o multímetro nos pinos 1 e 4 conforme me indicou.
Obrigado.
Emerson Ferreira
Oficina Mecânica Primus
Então amigo master com o carro funcionando em marcha lenta encontrei o seguinte valor nos pinos 1 e 4 do map 3,15 volts., estou testando outra sonda lambda que mesmo o veículo estando com excesso ela indica mistura pobre 40 a 280 mv.
Vou seguir com os testes, abraço.
Emerson Ferreira
Oficina Mecânica Primus
amigo, verifica a continuidade desses fio da sonda ai, se ela ta rica a ponto de pretia as vela ela tem que obrigatoriamente estar acima de 900 mv, nao pode estar nessses valores, eu acho que tem algum problema ai amigo, a central ta detectado mistura pobre e ta engordando a mistura ate chegar nos valroes e nao chega, desconctaca a seonda pra ver se o motor nao vai limpar, ai ele trabalha pelos mapas e ignora a sonda e coloca o multimetro no fio cinza e preto da sonda e posta que valor da com o carro ligado apos 3 minutos , valeu amigo >Então amigo master com o carro funcionando em marcha lenta encontrei o seguinte valor nos pinos 1 e 4 do map 3,15 volts., estou testando outra sonda lambda que mesmo o veículo estando com excesso ela indica mistura pobre 40 a 280 mv.
Vou seguir com os testes, abraço.
Emerson Ferreira
Oficina Mecânica Primus
realmente o Charles tem razão, eu acho que pode se o chicote da sonda com defeito ou ate mesmo central!
Amigo já conferiu também resposta do sinal do tPS e do sensor temperatura também da mistura rica a central até pode último caso coloca esses valores em volts . Até
Boa tarde companheiros, voltei a conferir a sonda lambda conforme o amigo Leal comentou e o amigo Charles Pires, verifiquei que a mesma já havia sido substituida, porém os fios foram soldados, cortei as soldas e coloquei conexões do kit que vem na sonda bosch, mesmo assim não funcionou, testei massa, positivo resistencia da sonda ok porém sinal de resposta somente pobre, coloquei uma sonda para testar e o defeito foi resolvido, após alguns minutos funcionando o motor foi se ajeitando, agradeço os amigos pelas dicas, pois no dia a dia vc com a cabeça quente muitas vezes não enxerga a solução para os problemas e através de ajuda de amigos que empregam um pouco do seu tempo para dar dicas que todos nós nos ajudamos, Obrigado.
Abraço
Emerson Ferreira
Oficina Mecânica Primus
Parabens pelq solução...esse defeito ja foi mto mencionado aqui no forum esses carros nao aceitam sonda universal e nem paralela tem que ser sonda original e aplicação correta...
peço desculpas ao amigo reparador sasa mas tenho q descordar o q esse carro não aceita é erro de aplicação e peça mal aplicada, apesar de prezar muito e preferir peças originais ema universal pode sim fazer o serviço desde q respeitado os devidos cuidados e aplicação correta.