gostaria de saber como faço para remover o comando de valvulas, pois esta quebrado?
preciso remover o cabeçote?
Respostas:
como remover comando de valvula?
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Muito obrigado pessoal, pelas dicas.
consegui subst o comando sem remover o cabeçote, consegui as ferramentas e fiz o serviço correto.
Obrigado a todos.
Amigo, tem que remover o cebeçote... Depois na hora da montagem é preciso a ferramenta de fase para sincronizá-lo. No seu caso,como o comando esta quebrado e vai ter que trocar a engrenagem para o novo vc vai ter que retirar o motor do lugar.
Tome muito cuidado com este serviço, pois tem muitos detalhes a serem observados. Se quer um conselho, para evitar dor de cabeça mande para alguém que já tenha feito e possua o ferramental, porém se for mesmo encarar entre no link abaixo e baixe o manual de serviço deste motor.
http://www.mwm.com.br/files/manual/4.pdf
PERFEITO,É COMO O NOSSO AMIGO GNOATO ESPLICOU.
casa do diesel diz:
Caro colega já troquei comando de mwm e não tirei o cabeçote, mas acho que vc nunca tirou deve seguir oque os colegas falaram
Pela recomendação da MWM, nem mesmo tirar só o cabeçote é aceito, tem que tirar o motor do lugar. É claro que se fôssemos seguir à risca tudo que a fabrica determina levaria mais tempo "preparando" do que executando o serviço...Com o tempo e a pratica vem o aprendizado e como disse o CasadoDiesel, é possível sim executar este serviço sem tirar o cabeçote, mas requer muita experiência neste motor, além de ser bastante apertado. Pela pergunta suponho que o amigo "oficinadestake" nunca tenha trabalhado neste motor, portanto melhor passar...
No manual desse motor tem o procedimento correto e voce pode baixar no site da mwm!
todas essas dicar que os companheiros te passaram sao de muita importancia sem duvida
mais atençao muita atençao com o cilindro que vai injetar a bomba injetora,
alguns mecanicos sem informaçao desses motores na hora de montar o cabeçote de volta nao sabe se a bomba injetora vai injetar no primeiro ou no sexto cilindro pois eles nao colocam todas as marcas no ponto pra desmontar
e no seu caso que quebrou o comando vc ficou sem a referencia do (pms) que esta no comando
o primeiro cilindro desse motor é oque esta proximo da engrenagem do comando e o sexto é do lado do ventilador do radiador
se vc nao tiver a ferramenta pra travar o virabrequim no pms vc pode fazer o seguinte
solte o primeiro e o sexto cano do porta injetor coloque a polia do virabrequim com o pms antes da seta que é fixa no motor gire rapido o motor com a mao mesmo e veja em que cano saiu oleo se saiu no primeiro (lado da engrenagem do comando) o motor esta no ponto certo pra desmontar se saiu no sexto de uma volta completa no motor
fazendo isso vc nao vai ter que tirar o comando ou a bomba injetora pra acertar o ponto depois de tudo montado
nao sou bom com explicaçoes mais espero ter te ajudado
e obrigado a todos desse forum q sempre me ajuda em minhas duvidas
valeooooooooooooo
casa do diesel diz:
Caro colega é bem simples a troca, mas se vc iria troca poderia avisar que passaria uma dicas.
Abraço