Olá colegas reparadores! Estou com um problema aqui na oficina que está me deixando sem alternativa. Uma F250 XLT 2010 Super Duty com o motor Cummins eletrônico chegou na oficina com o cliente reclamando que várias luzes piscavam no painel (luz de pressão de óleo, luz de temperatura, quando a luz de temperatura acendia, o ponteiro despencava e as vezes a luz de água no filtro de diesel, sendo que nem o sensor no filtro ela tem mais) e, geralmente quando isso acontecia, se desligasse ela e tentasse logo em seguida dar a partida, ela girava o motor mas não pegava. De cara, como o funcionamento dela é perfeito e nenhum código de injeção está presente, imaginei que o problema fosse elétrico. Medi resistência do aterramento, estava perfeito, menos de 10 ohms em média, para vários pontos do cofre do motor e do próprio motor. Medindo entre o positivo da bateria e a saída do alternador, encontrei mais de 200 ohms, e achei ter encontrado a solução. Reforcei o cabeamento do positivo, sai com ela pra testes, tudo ok, nenhuma luz acendeu no painel, mas o conta-giros depois de 30 minutos mais ou menos, rodando com a caminhonete, ele começava a oscilar, no início pouco, depois ia aumentando a frequência de oscilação, chegando ao ponto de ir do zero ao máximo, ou então nem marcar. Nisso eu achei que o som pudesse estar interferindo, então desliguei o som totalmente (que é o único acessório que não é original), rodei com ela quase 130 km, e tudo perfeito, conta-giros ok, luzes ok. Entreguei a caminhonete para o cliente com o som desligado, acreditando que o problema estava resolvido, mas no mesmo dia, após rodar 150 km com a caminhonete, o cliente me liga dizendo que as luzes voltaram a piscar como antes e que o conta-giros nem estava marcando mais. Não relatou entretanto, falha durante a partida. Lembrando que testei o sensor de rotação, medindo sua resistência, e estava dentro dos valores estipulados pela Ford. Alguém já passou por algo parecido? Seria um problema no próprio painel? Preciso de uma ajuda! Desde já agradeço a todos!
Respostas:
Edson, vou checar isso e se der certo eu entro aqui para contar como ficou! Muito Obrigado!
Amigo Bom Dia,
Primeiramente vamos comentar alguns "pontos chaves".
Se o cofre do motor encontra-se aterrado fisicamente através de cabos ou malhas, algo em torno de 10 ohms não é nada normal, na verdade é surreal! Por exemplo, caso um Consumidor do sistema aterrado ao bloco consuma 0.5A de corrente, a queda de tensão entre o pólo negativo e o próprio bloco será de 5V!!!
No caso de 200 ohms entre o pólo positivo da bateria e o pólo de saída do Alternador....a bateria não consegue nem ao menos se carregar, tão pouco a tensão do sistema atinge um valor aceitável para funcionamento!!!! Tratando-se de um parecer técnico "virtual", devo perguntar: Seu multímetro está marcando corretamente? Por favor,não entenda como um questionamento à sua análise.
A dica do Amigo sobre o Regulador é totalmente aceitável. Quanto ao fato do problema se agravar com o tempo de funcionamento, comprova um grave problema de aterramento ou no Regulador, já que com o aumento da temperatura a resistência também aumenta, e caso seu valor já esteja fora dos limites aceitáveis à frio, à quente este tende à piorar drasticamente.
Abs
ola, de uma verificada no miolo da chave! ja peguei um caso parecido em caminhonete e era defeito no miolo! abraco, espero ter ajudado!
Olá amigos!
Bom, o regulador de voltagem foi substituído, até o momento as luzes do painel não estão piscando mais, porém o conta-giros continua oscilando. Estou relutante em condenar o sensor de rotação porque quando o conta-giros oscila, o funcionamento do motor não se altera, permanecendo sem falhas, com potência normal e nenhum DTC. Não tenho material técnico para me ajudar a como verificar o sinal que chega no painel do veículo, mas seria seguro dizer que após a troca do regulador de tensão e reforço do cabeamento, o problema se encontra no painel de instrumentos?
Para o amigo que deu a dica sobre o miolo de chaves, o que eu poderia verificar nele para saber se o problema é realmente nele?
E sim, meu multímetro está calibrado. Não entendi o questionamento sobre os valores de resistência medidos. Imaginando que fios e cabos tem que ter resistência o mais próximo de zero, qual o problema dos valores baixos registrados?
Att.
Prezados Amigos,
O amigo questionou sobre os valores "baixos" registrados. Quais, colega?
O menor que você citou foi de 10 ohms, acha normal? Se sim, seus conceitos estão totalmente errados!
Sabe quantos Watts de potência um bloco de motor aterrado com 10 ohms dissipa durante uma partida, considerando-se que um arranque consuma 150 A? 225.000 Watts. Acha pouco? Se achar, você está completamente errado. Na verdade considerar 10 Ohms entre a bateria e o bloco e 200 Ohms ente o Alternador e a bateria, mostra, realmente, que você está "andando em círculos" quanto à tópicos básicos de eletricidade, e ao invés de afirmar "o que há de errado com isso" abra a mente e pergunte "como funciona isso?". Você aprende e ganha com isso.
Quanto à garantir que seu Multímetro está Calibrado, me passe o Número de Certificação marcado em uma etiqueta bem visível com um grande N, simbolo do INMETRO. Eu mesmo comprometo-me em puxar a ficha do seu equipamento e verificar qual o erro metrológico percentual que ele apresenta. Isso pode ajudá-lo à entender o motivo pelo qual perguntamos algo à alguém.
Ou então deixe de falácias e poste o certificado de calibração para nós vermos. Vamos lá!
Bom pessoal, o cliente está para uma região agrícola com a caminhonete desde então, portanto não tive oportunidade de continuar a verificação do problema com ela. Mas mantenho contato com o dono dela quase todo dia por telefone. O problema da partida foi solucionado com o reforço do cabo positivo, ela não negou partida em nenhuma situação após o serviço realizado, porém continua com as luzes piscando no painel e com o conta-giros oscilando, sempre nas mesmas condições que citei anteriormente. Assim que o cliente retornar com a caminhonete, entrarei em contato com os colegas. Um abraço!
Problema resolvido! Onde o chicote do motor entra no interior do habitáculo, a lataria da caminhonete danificou o mesmo, criando todo esse problema. Reparamos o chicote e deu tudo certo!