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Respostas:
<t><p>Edson, vou checar isso e se der certo eu entro aqui para contar como ficou! Muito Obrigado!</p></t>
<t><p>Amigo Bom Dia,</p> <p>Primeiramente vamos comentar alguns "pontos chaves".</p> <p>Se o cofre do motor encontra-se aterrado fisicamente através de cabos ou malhas, algo em torno de 10 ohms não é nada normal, na verdade é surreal! Por exemplo, caso um Consumidor do sistema aterrado ao bloco consuma 0.5A de corrente, a queda de tensão entre o pólo negativo e o próprio bloco será de 5V!!!</p> <p>No caso de 200 ohms entre o pólo positivo da bateria e o pólo de saída do Alternador....a bateria não consegue nem ao menos se carregar, tão pouco a tensão do sistema atinge um valor aceitável para funcionamento!!!! Tratando-se de um parecer técnico "virtual", devo perguntar: Seu multímetro está marcando corretamente? Por favor,não entenda como um questionamento à sua análise.</p> <p>A dica do Amigo sobre o Regulador é totalmente aceitável. Quanto ao fato do problema se agravar com o tempo de funcionamento, comprova um grave problema de aterramento ou no Regulador, já que com o aumento da temperatura a resistência também aumenta, e caso seu valor já esteja fora dos limites aceitáveis à frio, à quente este tende à piorar drasticamente.</p> <p>Abs</p></t>
<t><p>ola, de uma verificada no miolo da chave! ja peguei um caso parecido em caminhonete e era defeito no miolo! abraco, espero ter ajudado!</p></t>
<t><p>Olá amigos!</p> <p>Bom, o regulador de voltagem foi substituído, até o momento as luzes do painel não estão piscando mais, porém o conta-giros continua oscilando. Estou relutante em condenar o sensor de rotação porque quando o conta-giros oscila, o funcionamento do motor não se altera, permanecendo sem falhas, com potência normal e nenhum DTC. Não tenho material técnico para me ajudar a como verificar o sinal que chega no painel do veículo, mas seria seguro dizer que após a troca do regulador de tensão e reforço do cabeamento, o problema se encontra no painel de instrumentos? </p> <p>Para o amigo que deu a dica sobre o miolo de chaves, o que eu poderia verificar nele para saber se o problema é realmente nele? </p> <p>E sim, meu multímetro está calibrado. Não entendi o questionamento sobre os valores de resistência medidos. Imaginando que fios e cabos tem que ter resistência o mais próximo de zero, qual o problema dos valores baixos registrados? </p> <p>Att.</p></t>
<t><p>Prezados Amigos,</p> <p>O amigo questionou sobre os valores "baixos" registrados. Quais, colega?</p> <p>O menor que você citou foi de 10 ohms, acha normal? Se sim, seus conceitos estão totalmente errados! </p> <p>Sabe quantos Watts de potência um bloco de motor aterrado com 10 ohms dissipa durante uma partida, considerando-se que um arranque consuma 150 A? 225.000 Watts. Acha pouco? Se achar, você está completamente errado. Na verdade considerar 10 Ohms entre a bateria e o bloco e 200 Ohms ente o Alternador e a bateria, mostra, realmente, que você está "andando em círculos" quanto à tópicos básicos de eletricidade, e ao invés de afirmar "o que há de errado com isso" abra a mente e pergunte "como funciona isso?". Você aprende e ganha com isso.</p> <p>Quanto à garantir que seu Multímetro está Calibrado, me passe o Número de Certificação marcado em uma etiqueta bem visível com um grande N, simbolo do INMETRO. Eu mesmo comprometo-me em puxar a ficha do seu equipamento e verificar qual o erro metrológico percentual que ele apresenta. Isso pode ajudá-lo à entender o motivo pelo qual perguntamos algo à alguém.</p> <p>Ou então deixe de falácias e poste o certificado de calibração para nós vermos. Vamos lá!</p></t>
<t><p>Bom pessoal, o cliente está para uma região agrícola com a caminhonete desde então, portanto não tive oportunidade de continuar a verificação do problema com ela. Mas mantenho contato com o dono dela quase todo dia por telefone. O problema da partida foi solucionado com o reforço do cabo positivo, ela não negou partida em nenhuma situação após o serviço realizado, porém continua com as luzes piscando no painel e com o conta-giros oscilando, sempre nas mesmas condições que citei anteriormente. Assim que o cliente retornar com a caminhonete, entrarei em contato com os colegas. Um abraço!</p></t>
<t><p>Problema resolvido! Onde o chicote do motor entra no interior do habitáculo, a lataria da caminhonete danificou o mesmo, criando todo esse problema. Reparamos o chicote e deu tudo certo!</p></t>