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Boa noite!
Desde a implememtação do ADAS nos veículos. O prcesso apara esse protocolo tem anadado mais rápido e em muitos casos complexo de se entender.
Aqui uma visão de como de fato as coisas estão;
Passamos a ter um robô sobre rodas. No qual é preciso conhecimento e equipamentos com as mesmas caracteristicas.
Ou seja um veículo robô necessita de equipamentos com a mesma lógica de raciocinio.

Respostas:
Precisamos nos esforçar pra termos as informações das montadoras como o passtrhu j2534 no Brasil. O acesso as informações não vindas das mesma fonte é um regresso para os reparadores.
O protocolo SAE J2534 é uma norma desenvolvida pela SAE (Society of Automotive Engineers), que obriga as montadoras a dar permissão para o reparador autônomo poder usar o software original da montadora, utilizando uma VCI diferente do original.
Concordo com você, más infelizmente as montadoras se faz dona das informações e não liberam mesmo
cada vez mais complexidade e pouca informações
Desde a implementação do ADAS nos veículos, o processo de diagnóstico e calibração tem se tornado mais rápido em alguns casos, mas também mais complexo de entender. 📌 Visão prática: Hoje, lidamos com um robô sobre rodas. Para diagnosticar, calibrar e reparar corretamente, precisamos de equipamentos que acompanhem essa lógica, ou seja, que “pensem” de forma semelhante ao veículo. Oficinas que investirem em conhecimento técnico e ferramentas compatíveis estarão à frente nesse mercado de alta tecnologia. 💡 Dica: estudar protocolos ADAS, comunicação CAN e sistemas de assistência avançada é cada vez mais essencial para manutenção segura e eficiente.