Boa noite pessoal. Bom, não sou um reparador mas não achei outro local no fórum para tirar dúvidas. Tenho uma saveiro G4 2006, no qual tem um problema de falhação meio crônico. Ao acelerar ela fria, muitas vezes há um estouro dentro da injeção (aquela "caixa" de ferro prata). O problema diminui quando ela está quente, porém ainda há os estouros. Quando acelera ela e solta, o giro começa a cair, se acelerar ela com o giro caindo o problema fica mais evidente, dando pipocos dentro da injeção e falhas. A resposta de aceleração do motor é lenta demais. Ao sair com o carro muitas vezes também ocorre e esse problema, há como se fosse um engasgo no motor e um estouro dentro da injeção.
A saveiro era do meu tio, e ele vem tentando eliminar esse problema há tempos, porém em nenhuma oficina levada o problema é encontrado/resolvido. Levei ontem para uma oficina, foi feita a troca de velas, limpeza de bico, troca da correia dentada (inclusive de início desconfiava que o motor estaria fora do ponto), dentre outros reparos. Há também uma dificuldade em partidas frias. O motor pega, fica uma falhação enorme, como se o motor tivesse com pouco giro e ela morre. Assim persiste até a terceira partida, onde ela funciona normal. Com o motor quente também a partida é normal.
O mecânico diz ter passado o scanner na injeção e não encontrado nenhum problema. Tive um problema recentemente com o atuador de marcha lenta, no qual a aceleração ficava incostante ao ligar. Porém foi só uma vez e agora está normal.
Abaixo vai um link da foto do local onde ocorre os estouros, por ser leigo, não sei o nome ao certo desse local. Detalhe: o carro da foto não é meu.
Outro detalhe: Estou andando no álcool, e quando o motor está acelerado o problema diminui bastante.
Obrigado desde já.
Respostas:
De mais detalhes ,km, revisões, para uma analise mas precisa talvez ,ok???
Bom dia .
Nesse caso é necessario começar do inicio , o mecanico deve ter em maos os manuais de reparaçao desse modelo e fazer todos os testes necessarios .
Um teste la outro aqui nao vai resolver seu problema .
meu amigo si já passou por tantas oficina e não resolve, vá a um profissional e peça para colocar um modulo de comado, estouro no coleto pode ser fora de ponto ou sensor de posição de borboleta fora de facha ou baixa pressão de bomba ou falta de a terramento.
Ainda bem que voce postou a foto, porque caixa prata de injeção, seria o módulo de injeção, esta caixa a que se refere é o coletor de admissão, bom, estouros normalmente significam uma implosão fora do ponto e fora da cãmara de combustão, ou seja, folga nas válvulas, este motor sendo tuchos hidráulicos pode haver algum tipo de borra prejudicando seu funcionamento, um tucho travado por exemplo pode manter a válvula aberta por mais tempo e pode haver esse tipo de implosão ainda fora do cilindro, o ponto também poderia influenciar, mas, neste caso seria uma correia fora do ponto e fácilmente seria detectado por qualquer mecanico,
uma mistura pobre também poderia fazer com que isto ocorra, por exemplo entradas falsas de ar pra dentro desta caixa prata ae, supondo uma trinca, furo ou mangueira deixando passar ar externo pra dentro dessa caixa aonde o ar é medido dae a mistura fraca e estouros, são muitos detalhes a serem observados
2013-08-0513.37.05.jpg
Bom galera, parei com mais calma hoje e fui desligando alguns sensores com o carro ligado. Como foi afirmado acima, o problema está no sensor de posição de borboleta, desligando ele a falhação some e o motor funciona normal, resposta rápida e sem estouros no coletor. Ao ligar ele o problema volta novamente. Amanhã vou comprar um sensor novo e fazer a troca! Obrigado pela ajuda.