Tudo bem colegas ,nunca pedi ajuda a voçes,ninmguem nasce sabendo desculpas se não me aprezentei; Auto mecanica Elias Americana SP. estou com um veiculo kadett gsi que era apenas para fazer uma revisão de consumo; checar alguns itens (tempo de injeçao,velas,pressão de combustivel etc...)pois no momento que estavamos funcionando começou a ferver,notei que a ventoinha não ligou,pra ajudar o proprietario disse que não estava assim.Agora estou dependendo de um esquema eletrico,para que eu possa compriender o seu funcionamento como ja disse fis alguns testes( ela liga somente se ligar o ar condicionado,as mangueiras aquecem por igual a valvula termostatica ok ,liguei o cebolão direto e nada o restante voçes ja sabem.
Não tenho esta informação( os reles são acionados pelo modulo? ou somente pelo cebolão? ate tenho o esquema do gti ,andei dando uma olhada mas acredito que deve ser diferente um vw outro GM ! agora voçes me descupem vou desabafar um pouco,sou mecanico conheço um pouco de eletrica,tenho colegas do ramo mas nimguem tem informaçoes deste modelo, isso é ser incopetete ?
Se alguem puder repassar alguma informaçao ,desde ja agradeço muito.
dindacordioli@itelefonica.com.br
Respostas:
Para mim a palavra incompetente significa alguém não preparado que tenta fazer alguma coisa sem saber ao menos o mínimo necessário, que com isso faça o que no linguajar de nosso dia a dia "UMA MERDA" que se traduza em prejuízo. O mecânico não tem a menos obrigação de saber tudo, mas o mínimo necessário para exercer a profissão é sim obrigatório. Mecânico sem ter feito cursos ou assistidos palestras de cara deve-se ser evitado, já foi-se o tempo que diziam que o que mandava era a prática, nem isto era verdade, hoje sem informações técnicas a pessoa já pode pensar em aposentadoria, sem falar em equipamentos. Mas quanto ao seu problema, veja que este carro é antigo, coisa até de certa forma boa, pois seu sistema estará mais focado em conceito elétrico do que eletrônico, desta forma, como acho que esquema elétrico vai ser difícil conseguir, digo esquema elétrico do carro e não da injeção, então, caneta de polaridade em mãos ou uma lâmpada de teste, certifique se o fusível esta bom, chamo a atenção para a central elétrica que costuma dar muito problema de mal contato, visualmente você vê terminais derretidos, e de resto é saber se no cebolão existe tensão, se existe tensão no conector eletroventilador, não há a menos condição de indicar algo preciso, pois pode ser eletroventilador queimado, falta de alimentação positiva ou negativa, fio "entupido" rsrs, digo, interrompido, fusível queimado, o importante é saber que este defeito pode dar até trabalho, mas é de fácil solução, mas sem um mínimo de conhecimento técnico em elétrica fica difícil mesmo.
Uma dica, um circuito elétrico é muito parecido com um circuito hidráulico igual ao de sua casa. Imagine a água como sendo a eletricidade, veja que a água para chegar a uma torneira tem que percorrer toda a tubulação, bem como passar por registros (compare este com réles). Então, basta fazer associações do que pode impedir da água chegar a torneira de sua casa do porque a eletricidade não chegar ao eletroventilador. Se o registro estiver fechado ou com quebrado este pode interromper o fluxo de água, se o cano estiver entupido (resistência)a agua se chegar pode chegar fraca (baixa tensão) ao ponto de só cair gotas(tensão quase zero), cano quebrado não chega mesmo, e assim a tensão. Quanto falo em tensão esta deve fazer relação com amperagem, isto porque mesmo um cano obstruído (resistência) de forma parcial, dependendo do fluxo de água (corrente elétrica) este pode manter uma pressão (tensão elétrica), porém a resistência poderá fazer a pressão (tensão). O que com certeza não é bom.
esse sistema é analogico,o modulo não tem nada a ver com o sistema de arrefecimento, pode descartar quando possibilidade de falha no sistema ie. realise os testes como num veiculo carburado com ar condicionado.
Este esquema é o mesmo co vectra GSI me mande um e-mail que eu te encaminho pelo memso.
Forte abraço
OLA Gilson pessanha tudo ok! estive vizualisando as respostas como ja disse o veiculo kadett gsi sistema le-jetronic .estava com duvida se os reles eram comandado pelo modulo pois não tenho esquema deste modulo e nem o esquema eletrico . o defeito esta assim se ligo o ar com o motor funcionando os reles são acionados e ventoinha liga,obs que no cebolão vem tensão negativa em um dos fios ,no outro não vem nada , no sistema do rele nos terminais que fazem o rele funcionar so vem tensão se ligar o ar,os fuziveis estam ok,por isso fiquei com duvida . agradeço pela ajuda.
dindacordioli@itelefonica.com.br