estou com um escort sw 1.8 16v zetec rocam 1998 e o eletro ventilador arma com atemperatura muito alta quase no fim da palavra normal quero fazer uma adaptação para ele armar com temperatura menor tentei colocar um interruptor termico de 76º a86º com dis pinos liguei o fio de 12v e o da segunda velocidade do eletro ventilador mas queima o fuzivel toda vez que o eletroventilador liga. oque devo fazer.
Respostas:
Caro colega, procure saber o motivo do atraso da ventuinha estar ligando, pode ser valvula termostatica trancando, sensor de temperatura com problema, ou o sensor do radiador, procure resolver a causa, ou isso podera lhe trazer problemas futuros, até mangueira obstruida, bomba d'agua com rotor solto no eixo.
Realmente, o melhor procedimento é o que disse o Galvão,manter a originalidade e descobrir a causa do problema, mas se for mesmo colocar um interruptor adicional, faça um novo circuito e deixe o circuito original como está.
Você vai precisar de fios, 1 relê auxiliar e um porta fusível com fusível de 30A, além do interruptor.
Ligue Um fio 12v da bateria ao fusível depois ao pino 30 do relê. Ligue o pino 87 do relê ao positivo do ventilador. Ligue um positivo da bateria ao terminal 1 do interruptor e o terminal 2 ao 86 do relê. Aterre o negativo do ventilador e o pino 85 do relê. Basicamente acho que é isso. Se algum eletricista puder conferir o esquema agradeço.
Muito obrigadopela dica estsrie executando de imediato.
Tambem sou da Auto mecânica Rotta.
o interruptor termico q estou usando é de dois pinos então estou fazendo a ligação 12v bateria ao fusivel e ao pin30 do rele o 87 do rele ao positivo do eletro ventilador 0 85 aterrado e 0 86 onde vai
obrigado!! mas agora é o seguinte fiz anteriomente uma ligação direta da seguinte forma: 12v da bateria pro pino 1 interrupto, do pino 2 do interruptor para o eletro ventilador no painel a temperatura ficou alta e o eletro ventilador não armou. fizemos um teste com o interruptor fora do alojamento, colocamos em um recipioente com agua e aquecemos com a mesma ligação descrita a cima e ele armaou vamos verificar a bomba d'agua. O q vc acha pode ser dela
Quase certeza, e fique atento com o seguinte o rotor folga no eixo quando esquenta ele gira falso e frio ele da pressão ao tirar tome cuidaddo
veja na foto uma que tirei de um gol. o rotor folgo no eixo exaninando o eixo por fora normal sem vazamento sem folga, mas quando tirei, tava ai o abacaxi, e os sintomas eram os mesmos que voce descreve.
ABRAÇO e espero ter ajudado.
Exatamente Anderson, o procedimento correto é buscar descobrir o que está causando a alta temperatura. O esquema que te passei é apenas um paliativo caso o ventilador não esteja armando normalmente. Verifique também a carcaça da válvula termostática. Como aí na sua região faz bastante frio, não é recomendável deixar sem a válvula. Na duvida, peça nova, SEMPRE...
Colegas coloque resolvido no titulo, assim servira para outros tirarem duvidas.
tome cuidado se tiver bolhar de ar no sistema impede que os sensores coletem a temperatura da agua, impedindo que arme o ventilador o ideal é tirar o sensor de temperatura e deixar sair agua a vontade e coloca-lo de volta e completar a agua, e ver a mangueira do eliminador de bolha aquela fina que vai no reservatorio de agua se não esta entupida e se a agua circula durante o funcionamento feito isto tranquilo, sem a termostatica? sim pode ocorrer, a agua circula direto e a temperatura de trabalho é alta, então ela circulando vai esta passando pelo radiador direto e em consequencia fazendo a troca de calor, e lembrando que a temperatura abaixo do normal vai interferir no sistema de injeção, eu sempre coloco a valvula termostatica de volta isto traz economia e desempenho para o veiculo.
Resolvido:
O problema da escort sw era a bomba d'agua encontramos difilcudade para solucionar pois o eletroventilador armava quase no fim e após a primeira vez ele começava a armar na metade então suspeitamos do interruptor trocavamos e ela armava normal mas no outro dia o cliente voltava e dizia que estava armando no fim. Como foi encontrada a solução: fizemos um teste com outro interruptor fora da linha de arrefecimento fizemos as ligações e colocamos em um recipiente e aquecemos o eletro ventilador armava corretamente então retiramos a bomba d'agua e ferificamos que suas pas estavam danificadas e não conseguiam criar pressão para a agua circular pleo sistema havendo assim um atraso da temperatura para o interruptor. Trocado a bomba o sistema voltou a funcionar perfeitamente
A Auto Mecânica Rotta agradedce aos Srs. Galvao e Gnoato pela ajuda.
clique em editar no quadrado vermelho e va ate o titulo e escreva "RESOLVIDO" e clique enviar. ;) ;) : : :