Respostas:
A idéia é ótima, mas essa de exigir o certificado "ASE" creio que tá meio por fora, pois até onde eu sei já fazem mais de 6 anos que não vejo mais nada sobre ela. Conheço muita gente com esse certificado que parece ter parado no tempo achando que com ela não precisa se informar de mais nada. Hoje o que prevalece em nosso ramo são; o amor pela profissão, boa vontade e muito treinamento e atualização, não adianta alguns exibirem o selo da ASE no braço e não acompanhar a evolução do nosso setor. Eu não tenho, mas procuro sempre estar a par dos estudos, palestras, debates e atualizações em nosso setor. Mas sua intenção é boa sim, talvez se não exigir a ASE como requisito acredito que irá encontrar grandes profissionais. Abrçs. ;)
DESCULPA AE GALERA MAS PENSO EU QUE SE A PESSOA TIVER ESSAS QUALIFICAÇOES TODAS ELA NÃO VAI QUERER TRABALHAR DE EMPREGADO !!
Ai é que tá o lance vc não é empregado vc tem a loja e faz o seu horario trabalhou recebeu.Muita gente acha que é bom e não vai trabalhar de empregado, mas esquece que não é só isso quero ver ter a estrutura e manter a loja aberta. Agente esquece que tem impostos a ser pago pensa , eu fiz R$ 1000,00 em um carro e o dinheiro vai todo para o seu bolço e não é bem assim. Só os pequenos pensão assim a grande verdade é que um precisa do outro.
É vc está certo só que muita gente não se gualifica em nada e quer ganhar dois mil por mes ,nada contra em ganhar ,mas guando vc vai ver o profissional ele não sabe nem botar o carro no ponto. Por isso as qualificações.
Outros dizem que se tiver essas qualificações ia trabalhar por conta própria, Mas esquece que tem que manter a estrutura e a loja funcionando e tem que contratar gente para isso ai eu quero ver . Por isso falo um precisa do outro.
>Fala ai galera sou do RJ estou com uma ideia de montar uma equipe de mecanico só os melhores tenho uma oficina desde 1991.
Os reparadores tem que ter certificado ASE e ter cursado no Senai . Eu tenho tudo isso e estou com dificuldade de contratar pois não encontro profissional na area de Injeção e elétrica. Vc que é reparador é quer uma oprtunidade de ganhar dinheiro justo venha trabalhar conosco vc faz o seu horário e o seu salário .B)
ola Flavio Bispo , eu nao possuo ase , porem tenho 10 anos de experiencia com carros no Brasil e mais 4 anos em londres , tbm tenho uns 15 cursos de mecanica no brasil entre eles , injecao eletronica , air bag , mecanica freios e etc .
tbm tenho 2 cursos que fiz aki na inglaterra sendo 1 de novas tecnoligias automotivas e outro voltados a injecao eletronica .
tenho experiencia em alguns equipamentos como , alfatest , snap on , dentre outros e tbm um ingles intermediario.
volto para o brasil final do ano e estou aberto a propostas , abracos.
Fala Hamington depois manda seu email para trocamos uma ideia sobre oficina. E estudarmos uma proposta.
Boas.
A qualidade de um profissional não está Em uma sigla,que faz perguntas para uma pessoa e da sua nota e da um certificado a essa pessoa e diz que ela está qualificada para ser um profissional,se essa sigla ensinasse o profissional por um período de estudo razoável por uns trez anos ai ela poderia se enquadrar na opinião dessa sigla,não das oficinas que éla iria trabalhar pois teria de ser avaliado pelo contratado.
Quando saiu essa sigla,meu irmão fez e pagou pra eu fazer fiz porque ele pagou,não passei.
Isso não me atrapalhou em nada pois não me rotulei,para pensarem que sou qualificado.
Hoje sou conhecido em um leque bem aberto no mercado minhas opiniões e meus assuntos profissionais são vistos por mais de 465.325 mil pessoas em toda area profissional interna e externa.
Não sou contra essa sigla mas como todos falaram aqui dêem mais atenção ao lado profissional pessoal e não a uma sigla que acha que vc é qualificado.
ABS.
Olá amigos bom dia!
Moro no interior do Acre fronteira com a Bolivia, tenho certificação ASE em reparo de motores, apesar de estar bem distante dos grandes centros, acompanho diariamente através do site, compro material didatico periodicamente, procuro comprar ferramentas de precisão e especificas para cada serviço, quando tem palestra ou até mesmo cursos rapido na capital faço o maximo de esforço para não perder.
Como dito por alguns colegas anteriormente, não adianta ter so o certificado de curso ou mesmo da ASE, você tem que se dedicar bastante, afinal a tecnologia automotiva se renova a cada dia e se acaso não acompanharmos ficaremos sem ter a menor chance de prestar um bom serviço.
Tive oportunidades de fazer treinamentos na industria de maquinas e equipamentos como, NYW HOLLAND E DYNAPAC maquinas para contruçoes, entre outros como cursos na linha de motores da MB, NiSSAN, GM, na propria ALFATEST eletrônica automotiva para veículos nacionais e importados e por aí vai.
Fico a disposição para ajudar com informações e claro receber ajuda dos nobres colegas.
Robério Pessoa Pereira.
Não discrimine quem não tem ASE, ou não é formado num Senai, o mercado de hj tá escasso de profissional que ama a profissão, geralmente formam e ja querem ser chefe ou nem sujar o esmalte das unhas, alguns mals formam ja querem ganhar o mesmo que um profissional velho de praça só por causa do diploma. Que patrão não quer uma equipe dos melhores?isso é um sonho . Veja aqui o forum amigo conte nos dedos quem tem conhecimento que contribue com os outros com dicas, isso é a realidade, espero que o amigo tenha sorte, hj em dia quem tem um conhecimento legal abre oficina por conta propria, tem muitos patroes que exploram o cara e o desestimula posi é muito caro bancar um funcionario e os impostos nesse pais ladrão e injusto nosso, e não é só mão de obra.. sem equipamentos não se faz um serviço de excelencia, daí mais investimento em tecnologia, sem contar com os inadimplentes que compram carro zero sem poder e depois acham que o mecanico tem que bancar os luxos deles term carro. Hj em dia reparador automotivo tem que ser guerreiro do dia a dia tb.
: É pessoal eu não entendo mais nada estou nessa profissão a 20 anos comecei consertando freio ,fiz cursos e me qualifiquei mas tudo com estudo ai vem uns e outros e dizem para não me ligar só em siglas e cursos. Acho que vcs estão na idade da pedra na época do carburador que os mecanicos daquela época era sem estudo e andava todo sujo cheio de graxa .Eu acho o seguinte para ter conhecimento tem que ler não é só pratica ainda mais agora com a tecnologia avançada do jeito que tá.
Legal a ideia.
Com certeza um oficina é um negocio que se investe muito.
Também tem seus benefícios e dificuldades,quem é
funcionário ganha menos mas se incomoda menos já
o dono ganha mais mas tem muita coisas para resolver
e está sempre pensando lá na frente.
Ai é só escolher o lado a qual vc quer ficar,dono ou funcionário.
Já sobre a ASE,ate onde sei está as anos descredenciada e muitos
bons reparadores não tem ou não tiveram nem a oportunidade de fazer
as tais provas.
No caso do Senai acho importante mas não quer dizer que quem não tenha
feito curso nessa instituição é menos capaz do que o que possui o curso.
A melhor forma de analisar se o funcionário serve ou não para o que vc precisa
é o tempo de experiencia.
Essa é minha humilde opinião.
Abraço a todos.
>: É pessoal eu não entendo mais nada estou nessa profissão a 20 anos comecei consertando freio ,fiz cursos e me qualifiquei mas tudo com estudo ai vem uns e outros e dizem para não me ligar só em siglas e cursos. Acho que vcs estão na idade da pedra na época do carburador que os mecanicos daquela época era sem estudo e andava todo sujo cheio de graxa .Eu acho o seguinte para ter conhecimento tem que ler não é só pratica ainda mais agora com a tecnologia avançada do jeito que tá.
Bom acho que também estou nessa, e uma coisa que observo é que quando um reparador abre a boca e diz alguma coisa que faz sentido independente se ele é da época do carburador ou dos sistemas mais novos o que for de proveito eu logo absorvo, pois sei que cada um tem uma experiencia e troca de experiencia entre reparadores também pode ser considerado cultura, e humildade também faz parte para ter excelença como profissional, e nessa profissão vc deve ter paixão por ela e não por dinheiro, caso contrario vc muda rapidinho de profissão, se vc tem esse certificado e para por ai como é que vai ser se vc não tem literatura? pois conheço alguns reparadores que não tem esse certificado mas em matéria de experiencia e literatura tem mais que muitas concessionarias e modesta parte eu sou um desses rsrs,respeitar quem tem cabelos brancos na oficina é digno de aplausos, pois só quem ja passou um bom tempo por ela sabe o que eu quis dizer, fazer cursos é necessário, ter certificados ase também,mas quem tem o dom ai tudo fica mais fácil, se formar em alguma coisa não quer dizer gostar da mesma coisa, e esse é o segredo da profissão ex: vários se formam porque seus pais querem que se formem nisso ou aquilo mas na pratica queriam outra coisa, mas te desejo boa sorte e com todos seus cursos etc... se algum dia precisares de alguma literatura que ainda não tenhas, venha com mais humildade que talvez algum de nós que não temos o certificado ase poderemos te ajudar :
Te desejo boa sorte na administração = alto investimento + sabedoria geral com essa equipe de melhores.
:* flavio bispo de oliveira
*
* OFFLINE
* Fresh Boarder
*
* Postagens: 14
* Karma: 0
*
É pessoal eu não entendo mais nada estou nessa profissão a 20 anos comecei consertando freio ,fiz cursos e me qualifiquei mas tudo com estudo ai vem uns e outros e dizem para não me ligar só em siglas e cursos. Acho que vcs estão na idade da pedra na época do carburador que os mecanicos daquela época era sem estudo e andava todo sujo cheio de graxa .Eu acho o seguinte para ter conhecimento tem que ler não é só pratica ainda mais agora com a tecnologia avançada do jeito que tá.
Flavio eu não tenho ASE, nem Senai, mas não deixo de fazer cursos e correr atras, ter um selinho azul na manga da camisa que não serve pra nada aqui no Brasil pra que????Senai é muito bom mas por aqui na minha região não existe senai autmotivo fica muito caro o custo benefício disso, eu não dou dinheiro pra sangue suga de ASE brasileira!! nem por isso estou trabalhando na marreta e todo sujo e sem informação como antigamente, eu só trabalho com carros do ano aqui, faço reparos eletroeletronicos, faço reparo em sistemas de injeção eletrônica diesel e ciclo otto, reparos suspensão, freio, cambio, abs,ja trabalhei em usinagem de motores Retífica, inclusive carburadores...tem muito tecnico de injeção que não sabe o que um carburador faz e ainda por cima diz q entende como funciona um ciclo otto... Eu acho q no seu caso vc tem que testar quem vai trabalhar com vc, se quer exigir curso do Senai tudo bem não sou contra eu só digo que hj em dia tem um apagão de mão de obra qualificada nem sempre um diploma mostra o que o cara sabe fazer na pratica.
>: É pessoal eu não entendo mais nada estou nessa profissão a 20 anos comecei consertando freio ,fiz cursos e me qualifiquei mas tudo com estudo ai vem uns e outros e dizem para não me ligar só em siglas e cursos. Acho que vcs estão na idade da pedra na época do carburador que os mecanicos daquela época era sem estudo e andava todo sujo cheio de graxa .Eu acho o seguinte para ter conhecimento tem que ler não é só pratica ainda mais agora com a tecnologia avançada do jeito que tá.
Flavio não interprete mal,só estamos tentando dizer que a falta do certificado da ASE não deveria ser critério
eliminatório/classificatório para contratar um reparador.
Vejo que muitos colegas aqui no O.B. não possuem certificação da ASE e nem de longe são desqualificados ou
taxados como reparadores de baixo nível técnico.
Ao meu ver tem muitos aqui qualificadíssimos.
Mas ao ler seu tópico fiquei me sentindo o mecânico da propaganda do Renault Clio,onde o mecanico aparece
sendo pedido em casamento. kkkkkkkkkkk
Abraço a todos.
A idéia é boa, mas cheia de altos e baixos, como o amigo aqui relatou ja contratou profissional, e teve que demiti-lo.
Já passei por isto, então adotei uma forma diferente:
1º ) que não saiba nada,
2º) que tenha no mini ensino médio,
3º) que goste do que faz,
4º) que não tenha preguiça de estudar;
5º) todo o treinamento acontece aqui na empresa ( Tenho todos os cursos da area, inclusive de instrutor,tenho 26 anos de experiencia, e estou aprendendo todos os dias, sempre procuro me informar e trocar idéias com os amigos, principalmente aqui no fórum)
Bom, a minha equipe hoje, foi formada dentro da oficina, hoje tenho um filho indo para faculdade para cursar Engenharia Automobilistica, o garoto de 17 anos já tem tecnico em eletronica e eletrotécinica, os meus funcinários vão todos ao senai,
porém a experiencia aqui da oficina e muito importante.
Amigos, a melhor técnica ouvi de um grande amigo e instrutor que me colocou profissição que é:
O melhor reparador é aquele que não tem preguiça, que não desiste, mas procura se informar e dar recurso
a reparação exigida.
At.
>Fala Hamington depois manda seu email para trocamos uma ideia sobre oficina. E estudarmos uma proposta.
meu emial e :
>Fala Hamington depois manda seu email para trocamos uma ideia sobre oficina. E estudarmos uma proposta.
meu email e :
Lcar
OFFLINE
Platinum Boarder
Maravilhoso e servir a Deus!
Postagens: 389
Karma: 3
A idéia é boa, mas cheia de altos e baixos, como o amigo aqui relatou ja contratou profissional, e teve que demiti-lo.
Já passei por isto, então adotei uma forma diferente:
1º ) que não saiba nada,
2º) que tenha no mini ensino médio,
3º) que goste do que faz,
4º) que não tenha preguiça de estudar;
5º) todo o treinamento acontece aqui na empresa ( Tenho todos os cursos da area, inclusive de instrutor,tenho 26 anos de experiencia, e estou aprendendo todos os dias, sempre procuro me informar e trocar idéias com os amigos, principalmente aqui no fórum)
Bom, a minha equipe hoje, foi formada dentro da oficina, hoje tenho um filho indo para faculdade para cursar Engenharia Automobilistica, o garoto de 17 anos já tem tecnico em eletronica e eletrotécinica, os meus funcinários vão todos ao senai,
porém a experiencia aqui da oficina e muito importante.
Amigos, a melhor técnica ouvi de um grande amigo e instrutor que me colocou profissição que é:
O melhor reparador é aquele que não tem preguiça, que não desiste, mas procura se informar e dar recurso
a reparação exigida.
At.
É isso aí amigo Lcar, resumiu tudo.
É isso ai pessoal quero agradecer a todos pela ideia,e principalmente a LECAR , vou ter que pegar um cara que gosta da profissão ,tentei qualificar para selecionar mais rápido mas a verdade é essa mesmo o cara tem que gostar vou ver se acho um novinho no ramo e que queira aprender, vai ser complicado ainda mais aqui no rio que nimguem que porra nenhuma . Mas como nada é fácil, vamos lá.
Grande abraço a todos.:
Boas.
Agora sim vc entendeu o espirito da coisa.
Paciencia,Vontade,serenidade,e muitas horas de estudos.
Finalmente vc tera sua equipe com 100% de aproveitamento,e com uma confiança na capacidade deles.
ABS.