http://mlb-s1-p.mlstatic.com/conversor-de-monofasico-220v-para-trifasico-motor-40-cv-866311-MLB20539009627_012016-O.jpg
Prezado FACM. Peguei esse esquema no google (imagens). A ligação desse conversor ao que parece é muito simples. Tem uma chave para inverter a rotação, o que fará o elevador descer ou subir. As duas chaves CR-502 você deverá comprar em uma loja de produtos elétricos. Mostrando esse esquema, o vendedor possivelmente vai saber o que é para lhe vender. Abraço.
Prezado. Essa chave CR 502 (na verdade são duas chaves, uma alimenta e a outra inverte a rotação) vem com o aparelho ou tem que ser comprada separada? Espero que o conversor não esteja danificado. Notei que esse conversor é para uma entrada de 220 monofásica, porém no aqui no RJ e em outros lugares do Brasil a alimentação de 220 sempre é bifásica porque liga-se sempre duas fases quaisquer de um sistema trifásico obtendo-se dessa forma os 220 Volts CA. Eu acho que isso não causa problema porque onde eu trabalhava sempre se ligava os aparelhos em 220 bifásica sem problemas. Procure verificar a ligação (os eletricistas chamam de fechamento) do motor do elevador, que sempre fica na caixinha de alimentação dele. Quem sabe está ligado errado ou está desligado porque é novo e veio da fabrica. Tome cuidado para não danificar o motor ou o conversor. Abraço.
Caro amigo,
Sabe porque a chave do Elevador não funcionará? Pelo simples fato que conversores de sistemas bi ou monofásicos, não funcionam com sistemas eletrônicos transistorizados.
E em segundo Lugar, a chave do elevador possui uma funcionalidade relacionada à inversão instantânea. Vamos supor que o Motor de Indução seja de 8 pólos, nesse caso possui uma rotação de 600 rpm. O mesmo está rodando sentido horário com um torque de 4 CV, que equivale à 944 W de potência. A eletrônica do elevador possuí chave proteção contra picos de corrente, portanto sua inversão de rotação se dá naturalmente e de forma instantânea, já que a força necessária para interromper uma rotação e iniciar o contrário, é algo controlado e sem problemas ao sistema.
No caso de um conversor, caso haja uma conversão direta o pico de corrente ocorrerá no mesmo, saturando sua temperatura e desarmando-o por alguns tempos.
A chave CS-502 possui 03 estágios, sendo rotação 01, função para diminuir a velocidade do motor, e a rotação 02 que é a inversa da 01. E isso diminui o esforço do motor em uma dada rotação quando deseja invertê-la.
Curiosidade: Como inverter a rotação de um Motor trifásico?
Simples. Basta inverter duas das três fases ligadas à máquina, independente de qual seja.
Abraço.
Prezado Leandro. Poderia me explicar porque o elevador não funcionaria com o conversor em questão? Qual seria o sistema eletrônico transistorizado ao qual você se refere? O elevador seria apenas um simples motor trifásico, pelo que entendi. Concordo que seria melhor a chave de reversão ter um ponto "0" no meio para que o elevador pare antes de ser invertida a rotação. O circuito que peguei no Google me parece correto. Abração.
P.S. Se o elevador possuir alguma eletrônica antes do motor, aí realmente complica...mas parece que é apenas um motor trifásico.
Prezados;
Muitos Interruptores de Elevador, atualmente são eletrônicos, ou seja casp você esteja subindo o carro, e lembre-se deve faz algo com ele no chão, simplesmente aperta-se um botão de descida, e pronto seu sentido será alterado. Isso torna-se pelo fato que muitos desses sistemas eletrônicos são utilizados como chaveamentos de Circuitos circuitos. Ou seja refiro-me à Transistor de potênca.
Por sua vez, as chaves manuais aguentam muito maior potênca, e trabalham com 03 3e stágios.
Portanto elimine o sistema do Elevador, ele não ajudará em nada.
Abraço
Amigo,
Se o seu motor possuir 4 Polos, você queimará seu inversor colega. O próprio manual diz que a rotação máxima é de 1745 RPM, porém o estipulado é um número monos de pólos. Portanto se assim ligou dê adeus ao inversosr.
POR QUE QUANTO AMIOR A ROTAÇÃO PIOR PARA O INVERSOR?
O inversor possuí uma potência máxima. Para se inverter uma rotação é necessário freá-lo, para somente depois fazê-lo rodar ao contrário. Qual a potência máxima de um inversor Trifásico? 4 X 736 Watts? ERRADO.
A potência o seria Raiz de 3 x I x V/ 3 = 888 W
A rotação de Um motor síncrono = (frequência da rede x 120) /número de pólos
Quanto ao não funcionar no CONVERSOR, isso é algo que poucos conhecem. Todo desempenho será por conta dele
Porém, ligar o conversor, meramente mecânico ao sistema eletrônico que controla o elevador acontecerão duas fatalidades:
1) Você "misturará um Sistema Digital à um Analógico", o que seria como instalar o LINUX em cima do WIN 10.
2) O dispositivo eletrônico comanda à rotação, e o sistema mecânico também, e isso provoca um colapso do tipo "deixa que eu ligo"...".imagine, pode deixar que eu ligo". E o conflito dura por toda a vida....e nada funciona
Você citou que o Moror trabalha com 220/380V AC de forma trifásica. Mas isso somente muda a ligação interna, nem esquente.
Para um Moror de 12 Pontas em 220V :
LIGA 1 COM 6
LIGA 2 COM 4
LIGA 3 COM 5
LIGA 7 COM 9
LIGA 7 COM 12
LIGA 8 COM 10
LIGUE 1 COM 7
LIGUE 2 COM 8
LIGUE 3 COM 9
A FASE R - LIGUE NOS PINOS 1 COM 6
A FASE S - LIGUE NOS PINOS 2 COM 4
A FASE T - LIGUE NOS PINOS 3 COM 5
Aconselho à levar a um especialista e solicitar que ligue o motor de 12 pontas em "dois triângulos". A obrigação dele é saber fazer, algo tão simples como tal.
Se disser que não sabe mande -o de volta à escola.
Att;
Prezados e prezado Blietzkrieg. Saudações. Desculpem a insistência mas gostaria de ter certeza do circuito de entrada do elevador. Entrei no site do fabricante e não vi em lugar nenhum a referencia a alguma eletrônica antes do motor, na alimentação dele. Se ele possuir algum circuito, o conversor não vai funcionar, porém se é apenas um motor trifásico, conforme o diagrama que peguei no Google, então o conversor tem que funcionar, se estiver OK. Eu pediria ao amigo que comprou o elevador para tirar uma foto do que tem dentro da tal chave que liga, desliga e sobe e desce o elevador. Vamos matar essa charada. Abraço para todos.
Prezado FACM. O elevador finalmente funcionou? Se o esquema que eu postei estava incorreto, me desculpe. A gente não pode imaginar que um circuito tão simples disponibilizado na Internet esteja com erro. Mas o importante é o elevador funcionar satisfatoriamente. Abraço.
Prezado FACM. Ótimo. Minha preocupação era se o conversor já teria vindo pifado da fabrica ou se numa tentativa de ligação ele tivesse queimado acidentalmente. Sucesso com seu elevador! Abraço.
>O que fez com que não desse certo da primeira vez é essa imagem com a ligação errada:
conversor-de-monofasico-220v-para-trifasico-motor-40-cv-866311-MLB20539009627_012016-O1.jpg
A ligação fica certa assim:
conversor-de-monofasico-220v-para-trifasico-motor-40-cv-866311-MLB20539009627_012016-O_2016-01-13-2.jpg
Testando com um multimetro na escala de continuidade pude entender o funcionamento da chave reversora.Os fios que vem do conversor tem que ser ligado no meio da chave reversora, e os fios 1-6 e 3-5 recebendo a corrente em determinada posição da alavanca sobe-desce do elevador é quem faz mudar o sentido de rotação motor
na verdade estou olhando o diagrama e dos dois jeito c ligado corretamente funciona pois o que faz a inversão na chave é os dois jap cruzado a mudança que foi desenhada é o mesmo que em um interruptor de lampada vc trocar de lado o retorno da lampada.
Amigos,
Percebe-se uma dúvida gerando outra dúvida, e isso é algo que dificulta a vida de quem necessita do elevador para trabalhar.
Não existe tecnologia do "além", mas sim pessoas que suas tecnologias são absurdamente fantásticas, e enriquecem por isso.
Com certeza, não somente o amigo mas muitos gastam valores exorbitantes em inversores de tal natureza. Possuem qualidade? Claro.
É preciso 700,00 reais para ligar um elevador? NÃO.
Segue meu circuito, que inclusive uso.
Motor.gif
É preciso dimensionar o Capacitor para a potência do motor. Se quiserem construir um igual, me consultem antes.
Seus problemas acabaram....
Abraço