Amigos
Recebi uma Elba modelo TOP 1.6 motor argentino 4 bicos.
Tem uma turbina em menor escala de fabrica.
É o primeiro que vejo, carro ano 94.
Alguém tem a diagrama deste carro.
Obrigado
Respostas:
Colega:
Não leva a mau, mas Elba com turbina de fabrica ???
Trabalhei por um bom tempo na montadora em Betim, e desconheço.
Turbina no motor Sevel 1.6 deve ser feito em preparações então esquema elétrico bem díficil.
att. Diaz
existe o uno 1.4 turbo de fabrica,ou to errado?deve ser esse motor..
>existe o uno 1.4 turbo de fabrica,ou to errado?deve ser esse motor..
Boa Noite Miros,
Isto mesmo 1.4 turbo Uno
Tempra turbo
Fiat Cuope turbo
Marea turbo
Punto
Pessoal
Não estou louco não, ela é turbo de fabrica.
Porém não chega a ser uma turbina, mais parece um cooler auxiliar de admissão.
No próprio coletor de adm tem as entradas das mangueiras originais.
O cliente é único dono, e o carro está impecável na conservação.
Segunda Feira coloco fotos do motor para apreciação.
rlmac: Este esquema eu tenho (obrigado) mas ele não tem o controle dessa turbina ou cooler....
>Pessoal
Não estou louco não, ela é turbo de fabrica.
Porém não chega a ser uma turbina, mais parece um cooler auxiliar de admissão.
No próprio coletor de adm tem as entradas das mangueiras originais.
O cliente é único dono, e o carro está impecável na conservação.
Segunda Feira coloco fotos do motor para apreciação.
rlmac: Este esquema eu tenho (obrigado) mas ele não tem o controle dessa turbina ou cooler....
Colega rogerfe:
Nestes coletores saiam com sistema auxiliar de resfriamento a ar, onde você pode observar que tem um interruptor de calor cor vermelha com um chicote que está alojado no coletor e acionava uma ventoinha , estes coletores saiam nos motores Sevel ( conhecidos como Argentinos ) projeto para não acontecer um determinado inconveniente de travar os bicos injetores, E estes coletores equipavam Uno 1.4 Turbo, Elba 1.6 Top ,Tipo 1.6 MPI e o Uno 1.6 R
Att. Diaz
Diaz: Pode até ser o resfriamento como mencionou, o acho estranho é o tamanho da mangueira para resfriamento?
Scopino: Ele está na ADM mesmo e não no escape.
Segue as fotos do motor.
CAM00012.jpg
CAM00013.jpg
CAM00014.jpg
CAM00015.jpg
>Pessoal
Não estou louco não, ela é turbo de fabrica.
Porém não chega a ser uma turbina, mais parece um cooler auxiliar de admissão.
No próprio coletor de adm tem as entradas das mangueiras originais.
O cliente é único dono, e o carro está impecável na conservação.
Segunda Feira coloco fotos do motor para apreciação.
rlmac: Este esquema eu tenho (obrigado) mas ele não tem o controle dessa turbina ou cooler....
Colega rogerfe:
Nestes coletores saiam com sistema auxiliar de resfriamento a ar, onde você pode observar que tem um interruptor de calor cor vermelha com um chicote que está alojado no coletor e acionava uma ventoinha , estes coletores saiam nos motores Sevel ( conhecidos como Argentinos ) projeto para não acontecer um determinado inconveniente de travar os bicos injetores, E estes coletores equipavam Uno 1.4 Turbo, Elba 1.6 Top ,Tipo 1.6 MPI e o Uno 1.6 R
Att. Diaz
Já vi esse coletor, saiu tb no Uno 1.6 mpi, é exatamente como o Diaz descreveu, pode observar que ele tem as aberturas de ar direcionadas para a região dos bicos
Colega rogerfe,
Então e isto mesmo e o sistema de resfriamento, Agora os dimensionais de tubos caso faça um menor eficiência na questão de refrigeração será ruim terá mais atrito e velocidade e não o objetivo para que foi criado. As dimensões são proporcionais para cada componentes e estudados em protótipos por anos até o seu lançamento ao mercado.
Alguns sistemas interessantes de turbinas supercharger, ( Dual Gear Drives ) ou Blower.
Obs: Notei que este veículo está faltando coisas importantes, anteparo de correia distribuição.
att. Diaz
Srs.
Ultima duvida.
Esse sistema de resfriamento tem ligação com a ADM do carro. ?
Ou ele é separado da ADM, tem canais separados somente para refrigeração.?
Está mangueira e ou cooler se houver fuga altera a entrada de ar na ADM?
O defeito do carro é o MAF, está com a pista do sensor gasta, está com buraco na resistência.
Obrigado
>Colega rogerfe,
Então e isto mesmo e o sistema de resfriamento, Agora os dimensionais de tubos caso faça um menor eficiência na questão de refrigeração será ruim terá mais atrito e velocidade e não o objetivo para que foi criado. As dimensões são proporcionais para cada componentes e estudados em protótipos por anos até o seu lançamento ao mercado.
Alguns sistemas interessantes de turbinas supercharger, ( Dual Gear Drives ) ou Blower.
Obs: Notei que este veículo está faltando coisas importantes, anteparo de correia distribuição.
att. Diaz
O cliente informou que o ultimo mecânico retirou a proteção e perdeu.
Colega.
Você já analisou o veículo, medidor de fluxo de ar está com defeito substitua.
Caso o proprietário goste muito deste veículo e tem dinheiro para investir então instale um FUEL TECH.
att. Diaz