Boa noite amigos reparadores,
o meu pepino a ser descascado é o seguinte;
Sonic 2013 1.6 16v Ecotec 32,000km sem partida, depois de toda a linha de raciocínio de diagnostico que todos vc´s já estão cansados de fazer como: centelha;alimentação de combustível;sincronismo da correia dentada e códigos de erros memorizados,descobri que o carro está sem compressão em coincidentemente todos os cilindros, apenas o primeiro cilindro com 5 bar.
Tenho pesquisado bastante antes de começar a desmontar, primeiramente conversei com o mecânico da Concessionária mais próxima pra saber de defeitos recorrentes dessa motorização,mas nada.
Depois pesquisei em fóruns gringos e encontrei vários casos similares porem nos motores 2.2, inclusive na maioria dos casos trocaram anéis de pistões, apos não encontrarem nada de errado com o cabeçote e mesmo assim não resolveu o problema.
Alguém já descascou esse pepino ou tem alguma dica?Agradeço desde já!
Respostas:
Prezado Bruno. Minha humilde sugestão: Antes de desmontar o bixo procure abrir a tampa superior e tente verificar se tem válvulas enforcadas. Interessante essa falta de compressão em 3 cilindros. Existe algum histórico do comportamento desse motor? O que o proprietário conta? Ele foi piorando ou foi de repente? Será que todos os anéis quebraram? A história dos fóruns estrangeiros é também esquisita...Será que ninguém conseguiu descobrir o que aconteceu nos motores? Se um motor está sem compressão, ela tem que vazar por algum ponto...nem que seja pelas camisas totalmente arrombadas por desgaste, o que, penso eu até a olho daria para ver. Fiquei bastante curioso com esse defeito. Se descobrir alguma coisa poste para que possamos aprender mais. Abraço e boa sorte.
Bom dia, amigos
hoje retomo o trabalho, vou refazer o teste de Vazão.Relacionado aos fóruns gringos acredito que eles tenham resolvido porem não postado a solução porque eu li 5 relatos sem Solução.Sobre o histórico o cliente fez todas arevisões em concessionaria, inclusive a ultima a 1 mês atrás, deixou na garagem a noite pela manha já não dava partida.As ferramentas temos RAVEN-R131008 e 131009, Qualquer novidade compartilho com vc´s!
Recentemente recebí um Nissan March 1.0 16V onde o cliente alegou que após chegar de uma viagem, no dia seguinte o motor não funcionava. Observei falta de compressão ao girar o motor e após me certificar pelo resultado do teste de vazamento de cilinddros, desmontei o cabeçote e constatei muita carbonização nas hastes das válvulas, o que impedia o assentamento das mesmas. Feita a descarbonização e esmerilhamento das válvulas, foi só partir para o abraço!!!
Bom dia Amigos, Acabei me ausentando dos serviços por motivo de saúde mas já retornei as atividades;
Verificando a vazão dos cilindros percebi que apenas o 1 e 4 tinham 30% de débito e 2 e 3 praticamente 100% pelas válvulas de escapamento e admissão, retirei os comandos (não tubulares) e tuchos e refiz o teste e o mesmo resultado, apesar de improvável com essa km temos um problema de vedação de válvulas mesmo, obrigado amigos,qualquer novidade eu compratilho
Prezado Bruno. Estou acompanhando esse tópico achando estranho um motor tão novo com problemas de vedação nas válvulas. Quando resolver poste no fórum para que possamos aprender mais. Abraço e boa semana.
Resolvido, Era carbonização das sedes de válvulas e canaletas dos anéis de segmento, Obrigado