Boa noite pessoal, quero compartilhar com os amigos a dor de cabeça que eu tive para resolver um problema tão simples, que agora depois de resolvido chega a ser Ilário. Na segunda feira da semana passada chegou de guincho na oficina uma Ecosport Titanium 2.0 2013, motor Duratec. O cliente relatou que levou o carro em outra oficina para trocar a embreagem e quando pegou o veículo na volta para casa o mesmo perdeu a aceleração, o giro não passava de 2000 rpm, voltou para a oficina explicou o ocorrido e o mecânico pediu para que ele deixasse o carro para eles verem o que podia ter acontecido. Aí começa o gasto a mais para o proprietário, trocaram a bateria, o corpo de borboleta, pedal de acelerador, velas e quando falaram que teria que trocar o módulo a um preço de R$ 3.000,00, o dono desistiu dessa mecânica - pois além de tudo isso segundo o proprietário o carro ficou lá por mais de 20 dias, e resolveu trazer o carro até aqui. Expliquei para ele que nesses casos precisaria de um tempo maior para fazer uma boa análise, e ele aceitou. Bem agora começa a minha saga, ao dar uma volta com o veículo percebi que realmente o giro não passava doa 2000 rpm, de volta a oficina comecei com os testes de rotina, seguindo um check list, mesmo com a bateria nova comecei por ela, que estava ok, 100% de vida útil, CCA 400a, conferi todos os aterramentos do motor e da ECU, testei o pedal do acelerador e a borboleta - que realmente eram novos, comprados na concessionária e com nota fiscal, também estavam bons, nos testes usei o osciloscopio, multímetro, scanner (que salvo engano apresentava o código P2112), não satisfeito retirei a borboleta e a testei na bancada, funcionando normalmente, testei todos os chicotes, alimentação e pinagem responsável na ECU e nada, fiz o reset de parâmetros (em 3 scanners diferentes), também não resolveu. Levei a ECU para um parceiro testar e advinha a ECU estava ok. Pessoal foram 5 dias mexendo nesse carro sem sucesso, verifiquei tudo o que os amigos possam imaginar. Na sexta passada, deixei a Ecosport de canto para dar um descanso à mente e deixei para retomar na segunda (25/01) por ser feriado eu poderia me dedicar totalmente no caso. Comecei com os testes todos de novo, "e foi quando usando uma iluminação mais forte percebi que na lataria do cofre do motor próximo ao farol do lado do passageiro, havia marca de pintura ressente" e nesse mesmo local vai um cabo de terra - o qual eu já havia testado e tinha aterramento, resolvi soltar o parafuso do cabo e para minha surpresa tanto a lata quanto o parafuso estavam pintados e com uma tinta da mesma cor do carro, remolvi a tinta do cabo e do parafuso, o parafuso só não tinha tinta na ponta, limpei bem, remontei e para minha alegria ao ligar o carro o defeito sumiu. O problema é que eu tinha testado esse cabo, mas pelo visto o aterramento não era suficiente, em conversa com o dono ele não soube explicar porque haviam pintado aquele pedaço, enfim depois disso andei com o carro que ficou normal, o erro foi apagado e não voltou mais. PS: peço desculpas pelo texto grande é que esse defeito quase me deixou louco. "Um simples aterramento".
Respostas:
Uma forma de fazer um bom teste de massa é dando partida e vendo a queda de tensão. Quando o cabo está ok fica abaixo de 300mv.
Se medir na m. lenta e farol acesso até 50mv/70 mv
Boa noite amigo, muito obrigado pela dica, só complementando, esses aterramento não daí da bateria, são 2 fios finos que ficam logo abaixo da buzina. Postei essa foto de uma Ecosport que está aqui na oficina, porém não é a que estava com defeito pois essa o cliente já levou e infelizmente esqueci de tirar uma foto.
QUE BOM QUE VC RESOLVEU SEU B.O VALEU POR COMPARTILHAR A SOLUÇÃO COM A GENTE ABRAÇOS E FICA COM DEUS
Muito bom. Parabéns pela solução e obrigado pelo retorno da solução. A anos atrás presenciei falhas desta mesma categoria.