O cliente chegou na oficina relatando um defeito na sua Ecosport no qual acendiam algumas luzes de advertência no painel do veículo e o mesmo ficava com a potência muito limitada. Trata-se de uma Ford Ecosport ano 2014, com motorização Sigma 1.6 16v e pouco mais de 77000km. O cidadão comprou este carro há 3 anos e desde então o problema vinha se manifestando de forma muito esporádica, cerca de uma vez por ano, porém no mês passado o episódio de falha aconteceu com mais frequência, o que o levou a procurar uma solução.
Iniciei o diagnóstico conectando o scanner e fazendo uma varredura completa nos sistemas do carro, que retornou um total de 9 falhas, sendo 6 oriundas do módulo do ABS. As falhas em sua maioria eram de comunicação entre módulos. Após apagar a memória de falhas, apenas duas falhas permaneceram: B1D34:00-0A (BCM) e U2100:00-0A (PSCM).
Fizemos um longo teste de rodagem com o veículo e o mesmo não apresentou o defeito. Partimos então para uma análise visual de chicote, que não revelou nenhum ponto de potencial rompimento ou curto a massa. Desconectamos também conectores de módulos e de interligação do chicote e fizemos limpeza dos pontos de aterramento.
Foi então que durante um segundo teste de rodagem o defeito apareceu: acenderam as luzes de ABS, controle de tração e de injeção no painel e o veículo ficou com a potência reduzida. Ao desligar o carro e ligar novamente, o sintoma desaparece. Passando o scanner novamente, apresentou falhas generalizadas de comunicação entre módulos.
Após mais uma exaustiva busca pelo defeito, por enquanto nada encontrado. A suspeita é de que algum módulo conectado a rede CAN em algum momento está "bagunçando" a comunicação. Pesquisando na internet, vimos que o módulo do ABS desse modelo vem apresentando falhas.
Algum dos senhores já pegou coisa parecida?
Respostas:
@
@
Que coisa hein!
Já ouvi relatos de defeitos assim nesse modelo.
Verifique junto ao concessionário a existência de algum boletim ou recall pra essa versão.
Boa sorte.
O caso continua sem um desfecho definitivo. Revisei todos os aterramentos e liberei o carro para o cliente. Até o presente momento não se manifestou mais, mas isso não é garantia de que está resolvido, haja vista que o defeito era muito esporádico. Agradeço as respostas dos amigos reparadores.