Olá colegas Reparadores, estou com um probleminha chato aqui na oficina e estou tendo dificuldade de encontrar a causa desse problema, se alguém puder me dar uma luz, será um favor imenso.
Estou na oficina com uma EcoSport 2009 2.0 16V DURATEC 4WD e a luz de anomalia da injeção eletrônica acende sempre na Rodovia em Velocidade constante entre 100KM/h e 110km/h, em marcha lenta ou em trecho urbano não apresenta anomalia. Quando ela apresenta a anomalia basta desliga-la e liga-la novamente que a luz se apaga e o carro segue normalmente.
No Scanner aparece falha no 2° cilindro e quando acende a luz da injeção o carro fica falhando.
Inverti as bobinas de Ignição do 1° e 2° cilindro, apaguei a falha com scanner e a falha volta a se manifestar no 2° cilindro, oque me leva a descartar problemas de bobina, as velas são novas, foram trocadas por desgaste das antigas, mas o problema já ocorria com as velas antigas.
Testei os bicos injetores e todos estão normal, tanto na equalização, estanqueidade, leque e resistência.
Tentei reforçar a massa do Veículo, ligando um fio do câmbio até a lataria do veículo, mas também sem sucesso.
Estou com a cabeça a mil com esse problema!
OBS: Também inverti os bicos de posição e a falha continua no 2° cilindro.
O proprietário me informou que já foram trocados 2 bicos injetores e o problema persiste.
Testei o veiculo com o Scanner ligado, e quando apresenta a falha se somente apagar a falha no scanner sem nem desligar o carro a luz se apaga o carro volta a funcionar corretamente sem falhas.
Obrigado a Todos!
Respostas:
boa tarde,se fica sempre no cilindro 2 ,pode ser chicote,modulo,ou motor também,tem que ir por eliminação ok
Boa Tarde Toni, primeiramente obrigado pela atenção!
Motor está Ok, já testei pressão e vazão dos cilindros e está td ok, esse veiculo super aqueceu, queimou a junta do cabeçote, misturou água no óleo, foi água para os cilindros, enfim virou uma meleca e eu fiz todo o reparo, porém o problema da injeção já existe antes do super aquecimento. E após a montagem do motor fiz todos os testes, como é de praxe aqui na oficina.
Agora quanto ao chicote e a central, desculpe minha falta de conhecimento, mas se fosse em qualquer um desses a origem do problema, a falha não deveria se manisfestar em qualquer regime de funcionamento do motor e a qualquer momento?
abraço
tente monitorar a temperatura do motor nesta rotação pode ser que esteja esfriando demais , e enriquecendo a mistura .
Bom dia nene1
Muito obrigado pela dica, vou monitorar sim, porém não sei qual seria a temperatura normal de trabalho em velocidade de cruzeiro desses veículos, com o veiculo parado notei que o eletroventilador arma em aprox 106°C e desarma em aprox 95°C. Mas em Velocidade de Cruzeiro qual seria a faixa de temperatura desses motores?
Abraço
Boa tarde,
Colegas estou passando para dar uma posição para vcs.
Hj sai em testes novamente com o veiculo e como de costume, apresentou a falha no 2° Cilindro, levei uma caneta de testes e constatei que a central desliga o 2° bico injetor e quanto a temperatura de trabalho de motor está td Ok, temperatura em torno dos 90°c.
Apaguei a falha e voltei para a Oficina, no caminho a falha se manisfestou no 3° cilindro pela primeira vez em testes. Cheguei na oficina e retirei todas as bobinas para uma analise visual mais minuciosa, limpei todas e com o auxilio de uma lente achei rachaduras em 3 das bobinas, inclusive a que estava no 1° e no 2° cilindro que eu tinha alternado, essas rachaduras já denunciam que as bobinas estão superaquecendo, portanto cheguei a seguinte conclusão, a bobina superaquece e falha, então a central entra em modo de emergência e corta o sinal do respectivo bico injetor para evitar que tenha combustível não queimado, afim de evitar danos maiores.
Encomendei 4 bobinas, chegam na segunda-feira, caso resolva posto aqui!!
Novamente Obrigado a todos!
boa tarde meu amigo por acaso vc encontrou o defeito dessa eco pois estou com uma igual aqui.