Boa noite senhores, gostaria de relatar um caso ocorrido em minha oficina hoje.
Logo que voltei da hora do almoço encontrei este veículo já me esperando, cliente em viagem passando pela cidade. Defeito: perda de potência e estouro no coletor de admissão durante aceleração, com detalhe que em marcha lenta o carro funcionava normal. Primeira coisa que testei foi a bobina, pois é defeito recorrente neste motor zetec rocam e tirando os cabos um a um o motor falhava, fazendo supor que a bobina estava OK, velas e cabos também OK. Entrei com scanner, suspeitando do sensor de detonação ou A/F fora(veículo no álcool). Negativo, nenhuma falha e todos os parâmetros OK. Testei então pressão de bomba, perfeita. Mesmo contrariado tirei os bicos para teste e contatei que um estava completamente tampado na ponta com aquela "cola/gosma" que se forma... até com thinner foi difícil limpar. Pensando ter descoberto o defeito, coloquei os bicos no teste e, surpresa, bicos OK(igualmente efetuei a limpeza já que já estava fora). Recoloquei os bicos no lugar e já meio descrente, o defeito persistia. Por sugestão de um colaborador que estava acompanhando o caso, coloquei uma bobina nova para teste, mesmo que não acreditando ser este o defeito. ERA. O cliente, mais descrente ainda, relatou que havia trocado a mesma a menos de 1 ano. A bobina funcionava perfeitamente em marcha lenta e em baixa rotação, mas quando acelerado falhava, causando o back-fire na admissão.
Trocado bobina e cabos o carro ficou perfeito.
Depois de quase 2 horas de trabalho, a resolução do problema era exatamente o que havia imaginado no começo... Intrigante....
Respostas:
ae colega nós reparadores vamos ter que nos acostumar a fazer diagnosticos com osciloscopio, vamos pedir todos para a oficina brasil apoiar os fabricantes a diminuirem os preços dos osciloscopios , com esse equipamento voce ve as curvas de trabalho da corrente eletrica de baixa e auta tensao, é batata ,voce achou o defeito mas teve sorte, com o equipamento voce vai certeza
Esses Ford acontece isso mesmo. Sempre é bom fazer teste de rodagem, sempre da suspresa. Bobina é complicado testar sem ociloscopio e nesses caso quando ela ta ferrada tem q trocar todo o counjunto ( bobina cabos e velas). è bom sempre ter bobina pra teste e nao coloque bobina paralela pois ferra o motor, so aplique motorcraft pra nao amargar depois.
Valeu Gnoato, ontem aconteceu comigo, um caso interessante, chegou a minha oficina uma saveiro ap 2008 flex, de um cliente seu Pedro voltou o problema do sensor que o sr. trocou, saveiro 1.6, verfiquei e constatei combust. de ma qualidade, limpei subst. o combust. e fiz os teste e liberei o veiculo, nao foi 15 minutos o cliente estou voltando e tentando chegar ai, o veiculo, ficou como se entrasse em modo de emergencia, chegou a no maximo 20km por hora. verifiquei tudo e persistiu o problema, desliguei o sensor borboleta, em vez do veiculo ficar apgando, voltu a funcionar normal, pedi ao cliente para ir para casa e retornar hoje, ja estava pensando em trocar o sensor, quando me deu vontade de desmontar o corpo borboleta. O mesmo estava enxarcado de oleo no fundo, apos a limpesa, liguei o sensor borboleta e apos uns 03 minutos o veiculo voltou ao normal.
Defeito que ocorre com certa frequencia nestes veículos, mas estes dias um colega reparador tb suspeitou da bobina(velha com defeito) e colocou uma nova da marca delphi, imaginem, o veículo nem saiu da aficina, o que confundiu o reparador, ai depois de tanto insistir pois a velha tinha defeito e a nova também, emprestei uma bobina usada em um veículo que estava fazendo um reparo na embreagem ai descobrimos que a bobina nova também tinha defeito, assim ficou difícil, mas resolvemos.
caro colega gnoato,
eu tenho um fiesta 1.0flex 2009,ele estoura de vez em quando no coletor de admissão,perde potencia aparentemente igual ao defeito que relatou.
pensei que fosse o ar ligado,mas tambem ele fraquejou com o ar desligado.
vou trocar as velas por ngk,aqui no mato grosso os carros tem uma resposta muito significante de potencia,não sei se é pelo combustível mas a green plug funciona perfeito,vou troca a bobina pra ver se soluciona tambem.
abraço valeu a dica.
Certa vez peguei um Golf 1.8 95 que grilava demais, mas nao falhava nem dava cortes.
Depois de 2 dias sofrendo em cima dele troquei a bobina por uma bosch, resolvido o problema. A bobina que estava no veiculo era paralela, ai é só problemas
o cara colega o meu caso e urgente un eco 2005 imo como procedo para configura sem o scaner
JOSE ALVES CAVALCANTE escreveu:
o cara colega o meu caso e urgente un eco 2005 imo como procedo para configura sem o scaner
Ow amigo, aí fica difícil heim...Serviço em imobilizador sem scanner eu desconheço.
GNOATO escreveu:
Boa noite senhores, gostaria de relatar um caso ocorrido em minha oficina hoje.
Logo que voltei da hora do almoço encontrei este veículo já me esperando, cliente em viagem passando pela cidade. Defeito: perda de potência e estouro no coletor de admissão durante aceleração, com detalhe que em marcha lenta o carro funcionava normal. Primeira coisa que testei foi a bobina, pois é defeito recorrente neste motor zetec rocam e tirando os cabos um a um o motor falhava, fazendo supor que a bobina estava OK, velas e cabos também OK. Entrei com scanner, suspeitando do sensor de detonação ou A/F fora(veículo no álcool). Negativo, nenhuma falha e todos os parâmetros OK. Testei então pressão de bomba, perfeita. Mesmo contrariado tirei os bicos para teste e contatei que um estava completamente tampado na ponta com aquela "cola/gosma" que se forma... até com thinner foi difícil limpar. Pensando ter descoberto o defeito, coloquei os bicos no teste e, surpresa, bicos OK(igualmente efetuei a limpeza já que já estava fora). Recoloquei os bicos no lugar e já meio descrente, o defeito persistia. Por sugestão de um colaborador que estava acompanhando o caso, coloquei uma bobina nova para teste, mesmo que não acreditando ser este o defeito. ERA. O cliente, mais descrente ainda, relatou que havia trocado a mesma a menos de 1 ano. A bobina funcionava perfeitamente em marcha lenta e em baixa rotação, mas quando acelerado falhava, causando o back-fire na admissão.
Trocado bobina e cabos o carro ficou perfeito.
Depois de quase 2 horas de trabalho, a resolução do problema era exatamente o que havia imaginado no começo... Intrigante....É ISSO MESMO GNOATO E PELO MENOS AQUI NA REGIÃO O VALOR DA BOBINA ORIGINAL É QUASE O MESMO PREÇO DA BOBINA PARALELA E PARA VC FICAR TRANQUILO ACONSELHO TROCAR TAMBÉM AS VELAS E OS CABOS DEFEITO CARACTERISTICOS DESSE SISTEMA.
Srs. estou passando por situação semelhante. Eco 1.6 flex. O carro estava amarrado, sem potência. Foi trocado: cabos, velas e bobina. O carro mudou da água pro vinho. No entanto, isso durou apenas uns 3000km. Agora o carro apresenta problema similar. Em baixa, as vezes ele perde força e não vai. E outra, o consumo está altíssimo. Já avaliei tudo no scanner e está ok. Acredito que a bobina está com avaria intermitente. Já viram algum caso assim? Obrigado!!! absss
Estas bobinas estão dando muito "baile"... Hoje foi mais um(fiesta flex) bobina,cabos e velas...
olha gnoato tem bastante motor zetec com este problema de bobinas, mais é fácil vc ver este defeito não só do motor zetec máis também de qualquer motor que use bobinas é só testar as resistêcias, que vc vai direto no defeito. ok sim tem tabelas p/ isso. um abraço.
olá meu caro!estou passando o mesmo drama,porém numa eco sport 2008,o carro não rateia,não engasga, catalizador e o resto do escapamento ja foi testado, semana ke vem pretendo tirar o tanque de combustivel para verificar se tem algum erro de montagem, a pressão esta boa,mas quando tenho que sair de rancada ele apresenta uma falta como se faltasse pressao de bomba,apezar de ja ter conferido com manômetro de pressão.boa sorte ai