Meus amigos,estou com um ecosport com o defeito de aquecimento da temperatura do motor,bomba d'água ,válvula eletrônica radiador sensor de temperatura tudo foi conferido ,defeito intermitente quando apresenta a temperatura vai no máximo e detectei que no momento do defeito a válvula eletrônica não estar abrindo,já testei o sinal do pino 42 da central que envia para abertura da válvula aparentemente se encontra OK,também coloquei o redutor de fluxo do retorno para o reservatório conferir também a resistência da primeira e segunda velocidade do eletroventilador gostaria de dicas desde de já obrigado,lembrando que esse veiculo veio de outra oficina
Respostas:
peguei um caso parecido com o conector da válvula nova desligado não seria um mal contato nele ou um defeito da própria válvula, mais uma essa válvula não abre sem este conector ,ao menos mão pr completo.
ola, amigo, pode ser a própria válvula com defeito, se o sinal da central esta ok!
Realmente ja tive muitos problemas com essas valvulas termostaticas mesmo novas... se não me engano esse conector de 2 fios da valvula não serve para abri-la e sim uma resistencia para aquece-la e abrir mais rapido...
>Realmente ja tive muitos problemas com essas valvulas termostaticas mesmo novas... se não me engano esse conector de 2 fios da valvula não serve para abri-la e sim uma resistencia para aquece-la e abrir mais rapido...
c desconectado não abre ao menos não por completo, já fui socorrer um colega e adivinha tinha trocado a válvula e esqueceu de ligar o conector.
>A válvula termostatica elétrica, trabalha normalmente como as dos outros carros.
a parte elétrica dela serve para quando o carro está na gasolina a central manda o sinal ali para a pasta térmica esquentar mais rápido e o carro ligar a ventoinha com 97°C
e quando o carro está no álcool a central não envia esse sinal para a ventoinha ligar com 100°C.
troca ela amigo já peguei um ford ka 2012 com 19000km que deu pau na válvula.
se o carro estiver ficando com a mangueira de baixo fria.
Rafa
Muito bem, nota 10,
Att , Diaz
>A válvula termostatica elétrica, trabalha normalmente como as dos outros carros.
a parte elétrica dela serve para quando o carro está na gasolina a central manda o sinal ali para a pasta térmica esquentar mais rápido e o carro ligar a ventoinha com 97°C
e quando o carro está no álcool a central não envia esse sinal para a ventoinha ligar com 100°C.
troca ela amigo já peguei um ford ka 2012 com 19000km que deu pau na válvula.
se o carro estiver ficando com a mangueira de baixo fria.
isso que eu quis dizer kkkkkk nao entrei em detalhes
>A válvula termostatica elétrica, trabalha normalmente como as dos outros carros.
a parte elétrica dela serve para quando o carro está na gasolina a central manda o sinal ali para a pasta térmica esquentar mais rápido e o carro ligar a ventoinha com 97°C
e quando o carro está no álcool a central não envia esse sinal para a ventoinha ligar com 100°C.
troca ela amigo já peguei um ford ka 2012 com 19000km que deu pau na válvula.
se o carro estiver ficando com a mangueira de baixo fria.
>Realmente ja tive muitos problemas com essas valvulas termostaticas mesmo novas... se não me engano esse conector de 2 fios da valvula não serve para abri-la e sim uma resistencia para aquece-la e abrir mais rapido...
parece brincadeira ou tão tirando onda da minha carra, só posso dizer uma coisa aos colegas incrédulos ou melhor os tomé desliga o conector de um e espera para ver o q acontece depois voltamos a nos conversar
Calma amigo chico
acredito em vc pois ja peguei essa situação de pegar desligado e tmb fiquei com duvida por isso fui me informar do funcionamento
da válvula pois pensava que era uma solenoide mas não é e sim uma resistencia... só queria passar ao pessoal
o funcionamento dela...
>Calma amigo chico
acredito em vc pois ja peguei essa situação de pegar desligado e tmb fiquei com duvida por isso fui me informar do funcionamento
da válvula pois pensava que era uma solenoide mas não é e sim uma resistencia... só queria passar ao pessoal
o funcionamento dela...
Neste caso sim trata-se de uma válvula termostática com processo idêntico, e uma resistência de aquecimento mas sua temperatura de abertura completa fica acima de d 110 graus mesmo no alco com conector desligado a ventoinha não desarma e ainda da uma falsa impressão de circulação pois a água até circula mas menos de 50% insuficiente para uma refrigeração adequada.
Pessoal eu respondo poucos tópicos, porque vocês discutindo o problema do cara e ele nem se pronuncia só quer mamar infomaçoes
se facilita nem dá retorno.
outra coisa assunto manjado quase todos os profissionais já passaram por isso :
:) o DANIEL MONITORA A VALVULA COM O MULTIMETRO,CARA SE TIVER AC FICA DE OLHO NO CONDESSADOR,SUJEIRA.
SE TIVER AC VRIFICAR RESITENCIAS,ATERRAMENTOS,ACREDITE,A CDA AMANHECER,NOVOS DESAFIOS NOVAS VITORIAS.
:) o DANIEL MONITORA A VALVULA COM O MULTIMETRO,CARA SE TIVER AC FICA DE OLHO NO CONDESSADOR,SUJEIRA.
SE TIVER AC VRIFICAR RESITENCIAS,ATERRAMENTOS,ACREDITE,A CDA AMANHECER,NOVOS DESAFIOS NOVAS VITORIAS.
>Chico em momento algum quis tirar onde com sua cara.
pelo contrário estou aqui para tentar ajudar com meu pouco conhecimento, assim como tbm aprender com o pessoal.
só expliquei como essa válvula trabalha.
creio eu que o carro que você foi olhar estava na gasolina e com a temperatura mais alta por que não recebia o sinal o carro tbm fervia.
se quiser dá uma olhada nesse vídeo sobre o funcionamento dela.
https://www.youtube.com/watch?v=KFUGi-5MuDE
abraços.
Rafa
O Chico pelo pouco tempo que vejo, e uma pessoa que tem o coração bom e um técnico conhecedor.Sei que ele não está levando para o lado ruim, depreciando ele. O nervoso aqui sou eu.
O menino bom de serviço, vou contrata lo , Muito bem outra nota 10, buscou informativos, díficil de ver os reparadores novos de idade buscar informações.
Diaz
>Chico em momento algum quis tirar onde com sua cara.
pelo contrário estou aqui para tentar ajudar com meu pouco conhecimento, assim como tbm aprender com o pessoal.
só expliquei como essa válvula trabalha.
creio eu que o carro que você foi olhar estava na gasolina e com a temperatura mais alta por que não recebia o sinal o carro tbm fervia.
se quiser dá uma olhada nesse vídeo sobre o funcionamento dela.
https://www.youtube.com/watch?v=KFUGi-5MuDE
abraços.
assisti sim o vídeo mais na pratica todos funcionarão assim? pois a fôrma em q foi exposta no vídeo era o q pensava mas vamos analisar de forma mais critica pois somos profissionais par isso, depois vou colocar o q vi na pratica. supomos q o veiculo esteja com af erado, combustível gasolina no tanque e af alcool teremos inúmeros problemas coreto mas a ventoinha iria ligar por volta dos 107 graus coreto e desligaria por volta dos 103 teoricamente não teria pulso pára válvula termostática, e seria a temperatura normal de trabalho, o mesmo ocorreria com o carro abastecido com alcool e af coreto, no caso do carro abastecido com gasolina e af gasolina mas com o plug desligado ainda Asim teoricamente a válvula estaria aberta e não passaria dos 107 graus estamos considerando q o restante do sistema esta ok mesmo q o eletro não desligasse a temperatura deveria ficar na casa dos 103 graus q seria controlado pela válvula.
até aqui foi possível acompanhar meu raciocínio, e de acordo.
respeito sua auto critica q fez buscar uma informação e a expôs aqui, tb a considero necessária para aprendermos.
no veiculo em questão estava abastecido com alco e o mesmo acendia a luz de temp com aproximadamente 115 graus ou seja a ventoinha mesmo ligada na velocidade alta não conseguia resfriar o sistema, com o plug no lugar tinha alimentação para a válvula, e a temperatura c matinha entre 102 a 105 graus.
a questão, é um caso isolado? uma contradição com o q esta no vídeo? ou apenas muda a temperatura em q o sistema entra em atuação e esquecerão de averiguar isso antes de elaborar o vídeo?
como a informação não esta disponibilizada pelo programador do fabricante, qualquer informação é criada através d engenharia reversa e passível de erro até a minha, no entanto estou expondo pelo q passei, e cada um pode tirar suas própria conclusão.
Realmente chico
eu peguei um que o motor estava aquecendo e o ventilador de alta não desligava,
o cliente relatou que tinha trocado o cavalete uns dois dias atras em uma viagem,
quando vi o plug estava desligado e a mangueira de baixo gelada e foi só religar o
plug e voltou ao normal...
C:\fakepath\0000000000242_anexo.pdf
ligue no 0800 da wahler e peça o dispositivo é de graça! ajuda muito na hora do teste e bem pratico. abraço
http://www.apsdistribuidora.com.br/downloads.php?id_anexo=242
http://www.oficinabrasil.com.br/em-foco/1960-como-testar-as-valvulas-termostaticas-eletricas
Meus amigos,desculpe pela demora do retorno,o veiculo não se encontra em minha oficina,o cliente vai retorna com na segunda feira e postarei resultado obrigado
Meus amigos,vou iniciar o diagnóstico e postarei resultado e duvidas obrigado
Meus amigos agradeço a todos,entreguei o veículo para o cliente,sem o defeito,mas esta para efeito de teste,isolei o ar quente e coloquei o limitador na mangueira de retorno do reservatório, obrigado retornarei com noticia final
meus amigos o cliente esta testando o veiculo,ate o momento ficou otimo,agradeco a todos e postarei o resultado final como sendo RESOLVIDO