Se for verificar a legislação do SIMPLES FEDERAL, não é obrigatória, pois, empresas de engenharia não podem se cadastrar nesta forma de retenção de impostos.
Para maiores informações leiam este artigo: http://www.fiscosoft.com.br/a/2qxr/a-exclusao-das-oficinas-mecanicas-do-simples-e-o-retorno-via-lei-1096404-celio-armando-janczeski
O que vocês pensam a respeito? Algum de vocês já recebeu alguma multa ou foi processado pelo CREA do seu estado?
Respostas:
DEPENDE DO TIPO DE SERVIÇO PRESTADO NA OFICINA , VOÇE SÓ É OBRIGADO SE TRABALHA COM TRANSFORMAÇÃO NO PROJETO ORIGINAL DO VEICULO.
JOHNNIE WALKER essa é uma atividade de engenharia. Nesse caso acredito que é obrigatório o CREA.
Mas, no caso das oficinas comums que apenas prestam manutenção, acho desnecessário, exigir o CREA seria um retrocesso na economia, pois, a maior parte das oficinas é micro ou pequeno porte, inviabilizando a contratação de um engenheiro.
Como assim Edy, está falando da Inscrição no CREA?
"É OBRIGATÓRIA A INSCRIÇÃO DE OFICINA MECÂNICA NO CREA?"
É o tipo de questão que o Jornal Oficina Brasil deveria abordar. Por que não fazem uma matéria sobre isso?
Pois, há muitas controvérsias quanto a este assunto: Oficina mecânica é empresa de engenharia? Por quê?
O que os CREA pensam a respeito?
O que a classe de oficineiros pensa a respeito? O que é mais viável para a economia brasileira?
Penso que se fosse houvesse obrigatoriedade de acompanhamento da oficinas mecânicas pelo CREA, com um engenheiro responsável, nos moldes do que acontece com as farmácias e drogarias, umas das vantagens pra o setor seria a saída do mercado dos picaretas, mechanicos e outros tipos que causam prejuízos a quem trabalha sério e tem compromisso com o mercado e respeito pela sua profissão.
Vivemos uma realidade onde qualquer um, repito, QUALQUER UM, abre uma boqueta ou mesmo pessoas com muito dinheiro e seus auto centros, e bagunçam o setor prestando serviço de má qualidade e enganando a clientela.
Com uma regulamentação do setor e acompahamento de uma entidade como o CREA, exigindo que critérios técnicos sejam cumpridos, seria bem melhor pra todos, setor e sociedade.
Paulo
SE O PESSOAL QUE CRIOU A ASE BRASIL NAO TIVESSE SÒ O INTUITO DE ARRECADAR SERIA UM NEGÒCIO VALIDO
PELO MENOS EU ACHO.
Em caso de necessidade de inscrissão no crea, não seria necessario um engenheiro para assinar documentos, mas sim dependendo do serviço prestado (somente reparação) seria necessario tecnicos automobilisticos, (Curso oferecido pelo senai, 2 anos de duração), para os que trabalham de forma séria, acredito ser otimo, mas agora pergunto, os donos de oficina vão aguentar pagar tecnicos que fazem cursos, se aprimoram no dia a dia? em particular eu prefiro trabalhar em minha casa como um boqueteiro, tendo cursos diversos, do que para oficinas de pequeno porte que pagam 800,00, para mim isto é um insulto.
Não precisa ser engenheiro , técnico em mecânica tem certificado do crea,eu por exemplo sou técnico em elétromecânica, só não
exerço porque me formei em 2003 e já era mecânico a 13 anos e gosto de carro e hoje já tenho a minha oficina,mas tem muito técnico formando é precisando entrar no mercado ,e tem vagas sobrando ,e se for obrigatorio crea nas oficinas vai precisar mais,ou os donos de oficina terão que voltar pra sala de aula. mas bom para mecânicos que procurarem fazer um curso técnico porque serão valorizados no mercado de trabalho.