opa galera, estou com uma duvida q nenhum dos meus amigos mecanicos da minha regiao nao souberam me dizer qual o correto em uma montagem de uma correia dentada do peugeot 206 1.6 8v ano 99. o q ocorre e o seguinte, o carro ja veio de outra oficina, entao na montagem do cabeçote tudo conforme o manual e tal. na hora de montar a correia, colocamos a ferramenta travando a polia do comando, mas embaixo, surgiu uma duvida, pelo manual manda colocar uma ferramenta para travar o volante e assim o motor ficaria com o primeiro cilindro em pms, o problema e q isso nao ocorre, se colocar ele em pms com o relogio comparador, a cava q existe no volante para colocar a ferramenta fica muito fora, e se travar o volante com a ferramenta o pistao fica bem abaixo do pms, entao pergunto, qual e o correto? sendo q o comando travado fica com o angulo do primeiro cilindro em explosao o q indica q a parte de baixo deveria estar em pms
Respostas:
Prezado Tiago. Boa noite. Dê uma procurada no Youtube. Lá tem muitos videos ensinando o ponto meca nico dos motores dos 206. Um deles deve ser do motor que o amigo está reparando. Abraço.
pior q ja olhei, a questao e q se tem duas informaçoes diferentes em relaçao ao mesmo motor, ate mesmo as montagens informativas da goodyear tem 2 com informaçoes diferentes mas o mesmo motor
Boa tarde, camarada, olhei aqui nos esquemas que tenho acesso, e pelo que me lembro é sim o primeiro em PMS e comando travado com o pino na polia, bem tranquilo.
entao, mas essa e a duvida pois se levar em consideraçao a posiçao do comando estando travado deveria sim ser em pms mesmo, mas e a cava do volante ??? a ferramenta q vai no bloco pra travar la no volante? pq pelo q vi nos manuais de reparaçao, ao ficar em pms a cava iria alinhar para a inserçao da ferramenta de travar em pms, o problema e q isso nao ocorre, ou e um ou e outro, e nos manuais informa q seriam os dois
outra coisa q notei e q a fonica no volante e 60-2 dentes, normalmente as fonicas estando em pms fica normalmente no dente 14, la nao, no pms fica no dente 20, se colocar a ferramenta no volante ai fica no 24 dentes, ta dificil isso aqui
Prezado Tiago. Boa noite. Será que colocaram peças de outro motor nesse que está gerando duvida? Aí fica dificil. Abraço e boa sorte.
complicado, veiculo veio de outra oficina, e o cliente disse q a outra oficina tava todos loucos pq o carro nao funcionava com o sensor de rotaçoes no lugar, so funcionava quando ia afastando ele para tras, quanto ao volante, na duvida se montava ou nao em somente uma posiçao, removi o cambio e tirei o volante, ele so encaixa em uma unica posiçao pois tem guia, e conferi o pn e o pn e o de aplicaçao do veiculo.... ta dificil
Prezado Tiago. Dei uma pesquisada e vi que esse motor é importado, de repente é o do modelo 206 Soleil. Ainda não achei nada sobre esse motor. Os videos do Youtube me parecem que são sobre outros motores. Tente conseguir o modelo exato desse motor, aquelas letras, por exemplo TU5JP. Aí acho que fica mais fácil conseguir as instruções para a colocação do ponto mecânico correto. Abraço.
as informaçoes do motor ta tudo na mao, o modelo do 206 e soleil mesmo, familia do motor tu5jp, modelo do motor nfz, ou seja tem a familia e o nome do motor igual tem a vw
conferi com outro Volante. 1 em Pms a referencia è p/ ser no 20 dente. esta Cremalheira CORRE no Volante.
( tire a duvida usando o furo Guia como referencia )
Prezado Tiago. Boa a dica do nosso amigo Aldemilon. Se a cremalheira correr, o "peão vai ficar louco" mesmo. Poste o andamento do serviço. Abraço.
Boa tarde,os motores da psa são diferentes.as marcações não conhecide no PMs.
Monte segundo manual no que diz no volante e comando de válvulas.
Tem vários exemplo de motores da psa que o sincronismo difere dos convencionais.
Citroen xasara 1.8 16v motor xu e e w10.São famílias de motores que não trabalham na marcação do sincronismo em pms. Lembrando que é somente a marcações.
Outro exemplo palio fire 1.3 e 1.0 de 16 válvulas.
Coloque pistão do 1cilindro subindo ponha a ferramenta no volante motor.
Depois o comando de válvulas. De duas volta no virabrequim.
Boa sorte...
no motor 1.4 tem 2 furos no volante,bem proximos um do outro,se nao prestar atençao fica fora,no 1.6 nao cheguei a trocar ainda.
a cremalheira nao girou, conferi e ta tudo certo com o volante, removi o cambio para sanar essa duvida, e testar outro volante e complicado, mal se encontra esse motor, muitos vendedores e mecanicos quase discutiram comigo alegando q nao tem 1.6 8v. assim q montar o cambio aqui informo se vai dar certo, acabei montando com a ferramenta a correia dentada, assim q funcionar informo se ta tudo cerrto, desde ja agradeço muito a todos
voce nao tem preguiça hein....porque nao pos no pms tirando a tampa de valvulas pra conferir o balanço do comando e pronto...
ate q o comando travado fica na posiçao certinha de balanço, e a caixa e pq tava vazando no retentor do volante ai ja resolvi isso, e a embregem quando removi ja tava quase raspando o rebites entao nao foi atoa nao...kkkkkkkkk ta doido se fosse so pra conferir o volante eu usava o boroscopio..kkkkk
Prezado Tiago. Poste o andamento. estou acompanhando a novela deste 206 8V. Que canseira...Abraço.
com certeza, toda novidade aqui informo a vcs....... pior tava em outra oficina antes de vir para a minha, so funcionava se afastasse o sensor de rotaçoes da posiçao, vamos ver depois q eu montar como vai ser..
e se travar o volante com a ferramenta o pistao fica bem abaixo do pms
no pms fica no dente 20, se colocar a ferramenta no volante ai fica no 24 dentes, ta dificil isso aqui
e se travar o volante com a ferramenta o pistao fica bem abaixo do pms. Diz Ai. O Pistâo Fica Bem abaixo do PMS.......MAS ANTES DE ATINGIR O TOPO (Ascendente ) È ISSO. SE FOR FILHO, A REFERENCIA È PRA SER NO VIGÈSIMO DENTE COM O VOLANTE TRAVADO.
nao abaixo em descida, apos passar pelo pms.
>nao abaixo em descida, apos passar pelo pms.
Esta Errado mas esta Certo. 1 no pms e 20 de Referencia. È sò Nâo usar Pino trava no Volante.
Checa a Saude das Tensôes Valor de resistência do Rotaçâo.
Prezado Thiago,bom dia confere no vídeo Dieogo velocímetro sincronismo 206 1.4.
Você vai no que estou falando esquece o pms segue o video está relançando.
Boa dica do diego juntos resolvemos, fica com Deus e boa sorte...
Qualquer dúvida meu [email protected]
Prezado Tiago. Conforme falou nosso amigo Miros, se não me engano, Coloque em pms o primeiro cilindro, as válvulas na posição de combustão, rode o motor com a mão para ver se está tudo OK e ligue o bixo. Está uma verdadeira novela mexicana a sincronização desse motor de 4 cilindros e 8 válvulas. Parece até um motor radial de avião de 9 cilindros KKKKK. Desculpe a brincadeira...Abração e boa sorte.
Olá amigo. Se eu não me engano, aquela ferramenta pode encaixar em duas posições no volante do motor. O ponto correto é o pistão em PMS. Se eu estivesse na sua situação eu colocaria em PMS e verificaria se a ferramenta encaixa, se não encaixar monte a correia assim: - comando com a ferramenta( pino na polia ) e primeiro cilindro em PMS ( com relógio comparador. Pelo menos não terá o risco de contato pistão - válvulas.
Criei um canal no youtube pra te ajudar...hehehe...
Nele está um video do esquema da montagem...
Aproveita e se inscreva no canal. Em breve vou postar tudo de carro...
acho q esse motor nem relogio da pra usar direito, pq a vela vai tipo em diagonal e ai prende a haste da ferramenta lateralmente e nao empurra a haste como deveria acontecer, da mesma forma se der mole com a chave de fenda o pistao trava ela
e o video q tem ilustraçoes do simplo eu tenho, tenho simplo, autodata, vivyd e ai vai, montei em pms mesmo, com o dente da fonica no 20, e rodei varias vezes e nao deu sinal de calçar nao, ai depois do carnaval vou colocar a embreagem nova e subir o cambio assim q funcionar eu informo aqui........ outra coisa, alguem sabe onde se encontra essa ferramenta q a peugeot tanto cita em quase todos os modelos para medir a tensao da correia? parece bem interessante...
Geralmente a dica da tensão da correia é que ela não deve girar na mão mais que meia volta...acho que entendeu...
Prezado Tiago. Envie uma foto e/ou referencia da ferramenta para eu dar uma pesquisada para o amigo. Abraço.
essa ferramenta q tem em todos os manuais peugeot em todas as montagens de correias eugeot 2.gif
eugeo.gif
eude.png
Prezado Tiago. Se o amigo se refere ao aparelho, eu penso que é um medidor de tensão de correia dentada digital e acho que não é vendido no Brasil, pelo que pude entender. Acho o uso de um aparelho desse tipo um exagero. Um mecânico com pratica sabe aplicar a tensão correta numa correia dentada. Abraço.
P.S. Dei uma procurada em diversos fóruns e achei em um deles o comentário que esse aparelho, o tensiômetro Seem talvez possa ser adquirido na França ou na Holanda. Melhor regular no sentimento mesmo que fica bom...
bom ja q em todos os manuais da peugeot citam imagino q ao menos na concessionaria deva ter...... mas so perguntei pq ate entao nunca tunha visto. mas eu ja tenho o costume q quando o tensor nao tem o ponteiro para indicar a tensao ideal, vai no tato mesmo... sempre foi assim em carros velhos.....kkkkkk mas quanto mais proximo do ideal da engenharia melhor.....
galera, funcionei o veiculo, ate entao o problema q tinha antes de queimar a junta do cabeçote quando estava na outra oficina permanece, o veiculo so entra em funcionamento ao afastar um pouco o sensor de rotaçoes, com ele em sua posiçao original ele nao funciona, e agora
afastando o funcionamento e adequado,se sim confere resistencia do ckp,distancia ckp e dentes do volante,resistencia da fiaçao ate ecu,aplicaçao correta do volante,ecu com problemas,,,,peça ajuda a alguem que possua osciloscopio,se quiser comprar um dso nano eu tenho um usado...
Prezado Tiago. O motor, fora o problema do sensor, está rodando bem, como se estivesse no ponto mecânico correto? Se sim, agora é correr atras do problema do sensor. Tente conseguir um perfeito para testar. O que está nesse carro pode estar danificado. Pelo que sei esses sensores costumam ser um imã cilíndrico com uma bobina de fio de cobre esmaltado muito fino enrolada em volta. Quem sabe o imã está partido em dois dentro do sensor e apresenta essa ziquizira toda. Medindo a resistência ôhmica ele aparece como bom...Mas a forma de onda que ele produz pode estar inadequada e aí a central dá erro. Boa sorte e abraço.
a resistencia do sensor esta dentro do valor do manual, ate coloquei um novo para teste,mas mantem o defeito, o ponto mecanico esta ok. ele funciona mas so afastando o sensor lateralmente. quanto ao osciloscopio, nao tenho, mas estou avaliando a compra de um pq faz muita falta, o q o amigo miros cita, qual e o valor?
Pra Ir p/ o Osciloscòpio você teria que Passar Obrigatòriamente Pelo Multimetro. Mesmo por um Desses, de 10 Reais.
Tudo Passa por Uma tensâo de Entrada e de Saida.
È Um Conselho, Nâo è uma Dura.
Prezado Tiago. Será que o chicote não está com problema? Sugestão: Compre um fio blindado do tipo usado em áudio com dois fios e uma malha e tente ligar esse sensor direto na central. Talvez não seja fácil porque você teria que, de alguma forma tirar/cortar o(s) fio(o)s do sensor que chegam na central para assegurar que esse sinal chegue perfeito, sem interferência alguma no circuito que processa esse sinal. Abraço e boa sorte. Estou acompanhando esse serviço.
resolvido. resolvi checar o chicote, vi q nos 2 fios q sao do sensor havia sido trocado, provavelmente troca do conector, ai um amigo q trabalha somente com injeçao me disse troca os fios de posiçao pq quando estao trocados apresenta dificuldade na partida. enfim, o defeito era um defeito colocado por quem mexeu anteriormente, apos a troca da posiçao dos fios ao dar partida pega perfeitamente. no fim o ponto mecanico era em pms sem uso da ferramenta para a parte de baixo e ferramenta no comando. e o fio trocado a posiçao no sensor de rotaçao q e de 2 fios. obrigado a todos
Prezado Tiago. Que bom que resolveu a novela do Peugeot. No meu ultimo post eu havia lhe dado uma dica que talvez o levasse à mesma constatação...fiação com problema, no caso inversão de polaridade, pelo que entendi. É um caso sério carro fuxicado por gente que não entende e acaba plantando defeito que não existia e que dá essas coças em quem está afim de fazer um serviço bem feito, Agora é ver o cliente satisfeito e receber o dindin honestamente ganho. Abraço.
sim com certeza caro amigo tuck, vi sim a sua dica q com certeza faria com q chegasse ate a parte reparada, graças a Deus e aos amigos resolvemos a pane....... resolvido ........agradeço a todos
Parabéns a todos que contribuíram para resolver este caso que iniciou em 22 de fevereiro de 2017.
O apoio que cada um oferece faz com que o peso pela busca da solução fique mais leve
Parabéns a todos que contribuíram para resolver este caso que iniciou em 22 de fevereiro de 2017.
O apoio que cada um oferece faz com que o peso pela busca da solução fique mais leve