Essa Ducato girava e não pegava e a luz de anomalia acesa direto, fui conferir e tinha um vazamento no cabeçote da bomba onde tem a valvula reguladora de vazão, eu desmontei e vi o anel oring da valvula de descarga situado dentro do cabeçote rompido. Aqui na cidade não tem o reparo original eu achei um similar e montei, o veiculo pegou e não vazou mais, mas agora se soliciar o veiculo de segunda pra terceira marcha ela castanha e acende a luz de injeção, se insistir ela corta e apaga. Nesswa hora o scanner acusa os codigos p0191, p0190 e p0215. Troquei o filtro mas persistiu o defeito, notei tb que desligando-se a mangueira q vem do tanque e acionando o rele da bomba o diesel ora falhando e ora com espuma. Nao deu tempo de remove ro tanque hj pois to achando que tem algo errado la dentro. Eu medi no sensor de pressão do rail e na partida e marcha lenta informa 1 volt, acelerando mais ele sobe só até 1, 5 volt.
Queria tirar a duvida sobre esse cabeçote da bomba que removi. Ele tem torque que define alguma pre carga do elemento a ponto de alterar e gerar a falha da valvula de corte de combustivel? Ou o oring que coloquei ta dando alguma alteração na valvula de descarga gerando a falha? Ou é so a entrada de ar provocada por um suposto entupimento na bomba do tanque?
Gostaria que os colegas do diesel comentassem tb, a meu ver isso é um defeito basico mas tem esse detalhes descrevidos. Segue algumas fotos dos parametros no scanner.
Respostas:
intriguei com o regulador de pressão que normalmente trabalha com 17 % e no scanner ta em 11, 9% a 12,4% na marcha lenta.
bom dia colega, voçê já verificou filtro de combustível , vazão de retorno dos injetores ? estes ai geram este código.
. O filtro diesel eu troquei, os injetores não conferi ainda. A Minha duvida mesmo nesse caso é só sobre o torque do cabeçote da bomba, algum ja desmontou tb? tem algum risco de danificar pois não segui aperto do fabricante. Ja pegeui varias Sprinter 313 que dava vazamento na flange que segura o eixo da bomba de alta onde tem akeles parafusos torks, eles se soltam muito facilmente, eu apertei e usei trava rosca e não deu defeito, não segui o torque do fabricante e ficou bom. Gostaria que comentassem sobre isso.
nos reparamos esta bomba, pode ser que por ele ter trabalhado com vazamento a valvula do cilindro que vazou pode dar problema de acentamento, não sei se vc ja desmontou uma cp1, ele tem 3 pistões, na bancada quanda ta boa cada ciclo dela gera mais ou menos 200 bar e não pode dar retorno, o cabeçote que vc trocou o o ring tambem costuma empenar, concluindo quando a bomba na problema mecanico quem acusa é o sensor de pressão de rail, não sei se te ajudou mas qualquer coisa posta pra gente ok.
OLA AMIGO, veja se a peneira da bomba do tanque não estar emtupida? quanto o torque do cabeçote da bomba se não vazou estar bom.
Eu removi o tanque e não encontrei sujeira em excesso no pre filtro , tinha algum residuo mas bem pouco .Funcionei com a bomba desmontada no chão dentro de um recipiente contendo diesel e com uma mangueira transparente instalada no circuito, e com tudo montado não houve mais espuma. Eu cometi um equivoco em retirar a mangueira e fazer aquele teste da foto, o certo mesmo é se isntalar um manometro e nunca desligar uma mangueira, peço desculpas por esse equivoco. Mas deu pra observar tudo funcionando essa parte está ok, mas o veiculo ainda ascendia aluz de injeção e apresentava os codigos p 0190 e p 0215 principalmente em rotação acima de 2500 rpm, quando apagava as falhas na central normalizava, depois voltav a dar a falha. Eu resolvi soltar levemente o cabeçote da bomba e apliquei o torque de 1 0 Nm e não deu mais a falha. Amanha vou remontar tudo de novo e testar. Eu vou remover a imagem da mangueira ou peço q o ADM a remova.