Caro amigos, venho informar um problema que aconteceu com um carro meu e deixou, pelo menos, 4 profissionais de cabelo branco e sem entender nada. Este carro foi adquirido em leilão e não veio com qualquer coisa a fazer o carro estava muito inteiro e tudo novo ou trocado a pouco mas, como todo mundo fiz uma revisão geral nele (correia, óleo, filtros e etc..).
Após um tempo de uso ele não quis pegar, ao analisar constatamos problemas no "Rele Duplo de Ignição". Trocado e resolvido voltou a funcionar. Usei e muiiiito mesmo. De repente, o caro não quis pegar mais. Testado de tudo, digo tudo mesmo, passado aparelho, pensamos ser o code da chave, como não tinha a reserva e consegui um modulo desbloqueado pra testar, o problema foi resolvido; era o code mesmo. Pela falta de tempo, dimdim e pela praticidade também, acabei colocando este modulo que veio 0800.
Rodei mais de um ano pra tudo que é lugar sem qualquer problema, apenas revisões básicas. Um belo dia, o carro começou trabalhar mal e o motor de passo meio doido. Comprei original, Magneti Marelli. Trocado, o carro voltou ao normal.
Funcionou bem durante umas semanas. De manha, fui ligar e nada do carro dar sinal. Teste na centelha, teste na bomba de gasolina, tinha que pegar rsrs. Ao tentar fazer funcionar, percebi que o sensor de rotação hora não dava sinal. Troquei e o mesmo pegou. Um tempo depois morreu. Pegou de novo e firmou. Testei mais duas vezes, uma pegou e funcionou por um tempo e na outra não. Voltei aos testes. Lembrei-me do " Rele duplo". Troquei o carro pegou de estalo. Funcionou que era uma maravilha. Motor de passo ok, ventoinha ok, funcionamento sistema ok. Testei o carro e tudo ok. Andei com ele, tudo ok. Lavei e deixei lá. No final do dia, tentei ligar e nada. Testei outro "rele duplo", funcionou e fui pra casa.
No dia seguinte, de manha, o carro começou a ficar maluco. Ar condicionado ligava sozinho, funcionamento irregular, acelerava sozinho, tudo louco mesmo. Ao desligar o Map o carro voltou ao normal. Botei outro Map pra testar. Funcionou por um tempo, depois voltou a ficar louco. Arrumei mais um rele duplo, o carro voltou a funcionar bem por um tempo depois cortava. Estava com três reles duplos de teste. Um não pegava, o segundo funcionava o carro bem mas o motor de passo não comandava, o terceiro comandava o motor de passo mas o carro ficava maluco, ligando e desligando o ar e trabalhando mal. Passamos o Scanner, e so apareceu "erro de bobina", de resto, todos os testes deram ok. Meu primo decidiu abrir os Reles e viu que, o que não comandava o motor de passo estava com a trilha de comando partida, o mesmo soldou e coloquei no carro. Funcionou na hora. De novo após um tempo, morreu.
Como ele tbm tem um carro com motor parecido so que o dele é o motor mais novo (2002) com coletor de plástico, tiramos a bobina dele pra testar Magneti Marelli (nova). Colocado a bobina dele, o carro voltou a dar sinal de vida. Scaner passado, sem erros ou problemas. Funcionamento ok, ar condicionado ok, motor de passo ok. Arrumei uma Bobina original (do contrario que pensam a original deste ano não é Magneti Marelli). Colocado, tudo ok. Rodei, rodei e tudo certo. Fui na retífica buscar um cabeçote com ele e fiquei na mão. Meu primo trouxe a bobina dele, colocamos e o carro não deu mais problemas. Comprei uma bobina Magneti Marelli.
Bobina nova, carro funcionando de estalo. Fui passar o aparelho pra ver ser não tinha qualquer erro gravado. Na garagem mesmo o carro ficou. Funcionava na primeira virada, na segunda, da terceira em diante nada. Scanner, nada de errado. Eu, meu primo e meu pai fomos quebrar a cabeça. Desmontei e testei tudo, bota tudo nisso. Percebemos que o pulso dos bicos hora vinha, hora não. Na hora, meu primo disse "isso é módulo". Mas como acreditar nisso por conta de tudo de louco que aconteceu.
Receoso, levei pra testar o módulo na máquina. No fim do teste, deu tudo ok com o módulo(eu mesmo vi a maquina funcionando). Respondeu todos os testes da máquina. E neste momento, ficamos sem entender nada. Pesquisei este problema louco na internet, procuramos outros profissionais amigos e nada, nem em concessionaria. Pra me deixar mais louco arrumei um módulo pra testar e deu o mesmo problema. Abandonamos o carro na garagem.
Desanimado totalmente (confesso, com vontade de tacar fogo rsrsrs), chega uma carro, com o mesmo motor, que arrebentou a correia dentada. Na hora, pensamos em testar mais um módulo, porque não? Modulo, code e etc retirado pra teste e colocado no carro. Rodei por quase uma semana testando. Uma maravilha. Problema resolvido. Agora só preciso arrumar um módulo com code e tudo mais pra comprar.
Decidi passar este problema pra vocês porque acho que ninguém viu um problema tao louco desses e se acontecer ja sabem o que fazer. Agora, isso aconteceu comigo ja pensou se fosse carro de cliente? Eles nunca iriam entender nossa dor de cabeça pra tentar resolver.
Respostas:
amigo família palio com injeção marelli 1Abv não precisa estar com o códe o modulo funciona sem ele só tem que esperar uns 5 segundos antes de virar arranque mas funciona sem code e não precisa desbloquear ele
Amigo mesmo já estando"resolvido"dá uma bela conferida nos aterramentos,Só por ter rompido a trilha do relé e não ter nada em curto já é sinal de que essa falha pode voltar