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Respostas:
<t><p>Ano, modelo e motorização do veículo, por favor, se quiser pra facilitar informa o numero completo do chassi. </p> <p>Tem gás instalado ou já teve? </p> <p>Aguardo </p> <p>Luiz M. Souza</p></t>
<t><p>Caro Luiz, bom dia, obrigado por tentar ajudar. </p> <p>esta Dakota Sport Estendida é ano 1999, motor 3.9 V6, ela tem kit gas instalado sim. </p> <p>chassi: 937HLN2X4X3902159 </p> <p>Recentemente tirei a válvula termostática porque a água não estava circulando no motor para resfriar, troquei também a polia viscosa e a ventoinha agora parece uma turbina de avião. Porem ainda acredito que seja algo relacionado a temperatura do carro, pois apos desligar andando, preciso aguardar uns 25 minutos ate que o motor esfrie um pouco e a comunicação com o modulo se restabelece e o carro da partida como se nada tivesse acontecido, quando volta a esquentar ela morre novamente e assim estou há 3 meses sem solução. </p> <p>qualquer ajuda é bem vinda. </p> <p>um abraço </p> <p>Giuliano.</p></t>
<t><p>Bom dia Amigo. </p> <p>Você vai precisar simular a falha para descobrir a origem. A mensagem "no bus" aparece conforme mencionado por um colega acima, quando não há comunicação entre o módulo PCM (Controle do trem de força Motor-Câmbio) e o Instrument Cluster (Painel de instrumentos). Ela pode ocorrer por vários motivos. </p> <p>No seu caso específico pode ser Falta de alimentação no PCM, Falta de aterramento no PCM, curto a massa na linha 5 volts. Caso encontre valores corretos de medição no momento da falha, o defeito é o PCM. Verifique também se a indicação CHECK ENGINE acende quando vc liga a chave de ignição sem funcionar o motor. ( Run position) </p> <p>Os esquemas elétricos correspondentes estão em anexo </p> <p>Por experiência: Nesses 18 anos eu nunca ví uma Dakota, uma sequer, com instalação de gás natural que não precisasse ter o PCM substituído. Vale ressaltar que havia uma falha no PCM que aconteceu com as primeiras Dakotas 98 uma solda fria no módulo. "Manha, macete" quando a falha ocorrer pressione as tomadas do PCM no sentido de encaixar e tente fazer virar o motor. </p> <p>Infelizmente há muitas possibilidades de sua falha ser PCM. </p> <p>Estou a disposição para outros esclarecimentos, me mantenha informado. </p> <p>Luiz M. Souza </p> <p>5volts.pdf </p> <p>Fuse1.pdf </p> <p>Fuse3.pdf </p> <p>Ground.pdf</p></t>
<t><p>Olá pessoal. </p> <p>Também tenho uma dakota com as mesmas características que a do amigo acima e tenho um problema parecido que me persegue a mais de um mês desde quando passei em uma lombada e o carro apagou pela primeira vez. Estava rodando no GNV e tentei diversas vezes dar partida e o carro não funcionar ( durante a partida aparecia a mensagem CHECK ENGINE). de lá pra cá, tenho tido este problema todos os dias pela manhã quando sofro para conseguir dar a partida. Parece que o sistema corta a ignição totalmente e depois de muitas tentativas funciona, morre e depois estabiliza. Algumas vezes com o carro quente acontece alguns cortes instantâneos causando alguns trancos ou corta totalmente obrigando a parar o carro. </p> <p>Alguém poderia dar uma luz para a solução do problema? já rodei toda a região onde moro a traz de quem mexa no carro mas sem sucesso. Já estou ficando desanimado. </p> <p>Agradeço a todos. </p> <p>Marlon Pereira - RJ</p></t>
<t><p>Caro Pereira, bom dia, esse problema parece ser normal nas Dakotas e outros carros da marca, passei a minha no scanner afim de descobrir o problema, encontrei um problema no sensor de rotação e substitui mas o problema ainda assim persiste. Enfim, deve ser mesmo o modulo, o computador do carro, e é compriensivel que de problema, sao 14 anos de uso. O modulo esta neste momento arrumando, deve voltar ainda essa semana, se tudo der certo te aviso e indico o cara aqui da minha cidade pra voce tbm, ok.</p></t>
<t><p>As dakotas tem um problema em comum que da essas falhas citadas pelos os colegas, e esse problema é proveniente de maus contatos nos chicotes elétricos do motor, portanto um limpa contato e uma agulha fina já pode resolver o problema, já tiver em minha oficina duas dakotas assim, as duas possuía gnv também, e resolvi o problema das duas com pressão nos terminais elétricos</p></t>
<t><p>Boa noite Srs. </p> <p>Ultimamente tenho sofrido com esse mesmo problema da camionete desligar em pleno transito ou não pegar na partida, ambos defeitos acontecem de forma intermitente, só que não aparece mensagem alguma e não acende nenhuma luz de aviso no painel de instrumentos, também tem kit GNV nessa Dakota Sport V6 98. </p> <p>Tenho usado da seguinte artimanha, no ato do problema, desligo e retiro a chave da ignição, abro o capo da camionete e desconecto os três plugs "chicotes" do modulo central "UCE" localizado próximo ao filtro de ar de admissão, espero cerca de um minuto e reconecto novamente, dou a partida e geralmente pega na primeira, as vezes é necessário repetir o procedimento pela segunda vez. </p> <p>Já desconfiei de mau contato nos chicotes elétricos e do M.M. modulo de memoria e ultimamente estou achando que pode ser o Modulo central que já foi reparado a um ano e dois meses atrás, quando comprei a camionete e ela não funcionava na gasolina só no GNV. </p> <p>Se alguém souber dar solução ao meu problema, agradeço desde Já. </p> <p>Obrigado!</p></t>
<t><p>Senhores. </p> <p>Acabei de ler vários absurdos que não vou perder tempo em discutir, ponham uma coisa em suas cabeças, enquanto vcs submeterem seus veículos, não importa de que marca sejam, a profissionais desqualificados e equipamentos precários continuarão tendo problemas. É obvio que os veículos apresentam defeitos devido ao tempo de uso como qualquer outra coisa, TVS, celulares, computadores. Mas quando sua TV de LED quebra vc não leva em qualquer oficina eletrônica de esquina pro concertar vc procura no mínimo um técnico especializado, no mínimo. Mas o carro, continuamos achando que o profissional que concertava meu fusca pode dar um jeitinho pra me tirar do "prego". Senhores esse tempo acabou, ou os proprietários de veículos entendem que estamos no século 21 e os técnicos se empenham em aprimorar seus conhecimentos ou vamos continuar a ter comentários e defeitos como esses. Lembrem 90% dos defeitos do seu veículos são causados por má intervenção ou intervenção inadequada.</p></t>