Um amigo me trouxe uma doblo com pedal de embreagem baixo,de cara resolvi sangrar a mesma.Qual não foi a surpresa de depois da primeira sangrada ficou sem pedal de vez.Tentei sangrar de diversas maneiras e nada,olhando na net vi um defeito parecido num video sobre o palio aonde o amigo resolve retirando a trava do atuador e puxando o pistão para traz além do limite.
Removi o atuador e testando vi que o óleo do reservatório só desce quando se faz esse processo,nem soprando a mangueira não passa nada ,fica realmente fechada a entrada de óleo.Resumindo fiz como no vídeo e deixei o pedal com pressão e funcionando muito bem.
Só que o palio do vídeo a trava foi retirada com tudo montado e na doblo tem que remover e recolocar tudo montado pois a trava se encontra inacessivel, serviço de pelo menos 3 horas.
Aí eu pergunto ,algo está muito errado pois sangrar a embreagem tinha que ser um serviço muito simples e se o atuador com o pistão devidamente montado não permite a entrada de óleo no sistema ,não adianta nem ter reservátorio.Alguém já teve esse problema e conhece uma solução mais fácil?
Respostas:
Prezado Sanadobu. No Palio 1600 Essence é facil, conforme já postei umas duas vezes. Será possivel que no Doblô seja tão dificil assim? Não tem lógica porque o sistema tem que ser sangrado montado, e não com o cilindro do pedal fora do carro. Deve ter algum macete para realizar essa operação que você não pegou. Esse carro tem o atuador dentro da caixa da embreagem ou é um cilindro que empurra a alavanca da embreagem? Deve ter algum "pulo do gato". Vamos ver se algum dos feras do fórum lhe ajuda. Depois poste se conseguir resolver. Abraço.
P.S. Dei uma procurada no Google e achei o seguinte: Doblo, Stilo, Idea, Reparador Fiat procedimento de sangria do sistema hidráulico da embreagem. Tem lá um procedimento, veja se dá certo. Abraço
Pois é ,eu resolvi o problema só que não da maneira "normal", e a verdade que vários procedimentos em mecanica são simples sim inclusive sangria de freios .O caso é que o procedimento normal de sangria que todos sabem basta alguém pisar no pedal enquanto o outro abre e fecha o sangrador não funciona, porque com o atuador devidamente montado o óleo simplesmente não desce para o cilindro.
Minha dúvida é se existe outra maneira ,vi inclusive um amigo que diz sangrar usando uma seringa com uma mangueira colocando óleo pelo sangrador ou seja sangrando ao contrário,o que pensando bem deve funcionar realmente em vários sistemas.Mas no caso ,mesmo eu não tendo tentado não deve funcionar,porque como eu já disse nem ar passa pelo atuador sem puxar o dito pistão pra traz.
E depois do procedimento que fiz a embreagem que já raspava as marchas voltou a funcionar normalmente,pois voltou a ter pressão suficiente no pedal.
Ou seja ,quando eu sangrei a primeira vez o óleo que já estava pouco saiu e ficou faltando no atuador porque o óleo não descia para o reabastecer.
E alguém aqui do forum já deve ter tido que mexer num destes ,afinal se tiver que remover o cambio tem que desmontar o sistema de embreagem e claro vai ter que sangrar para voltar a funcionar.