estou com o seguinte problema no Renault clio 1.6 16v 2007: ao dar ré o veículo não engatar mais a 1°, 2°, 3° e 4° marcha, engatando somente a 5° e ré. depois de algumas balançadas no carro para frente e para trás, ele volta ao normal. alguém pode me ajudar?
Respostas:
Com o veiculo desligado ele engata normalmente,Desligue o veiculo engate a marcha e ligue, se entrar bem com ele desligado, pode considerar um problema interno no cambio
Grande Scopino. Sou um aluno deste instrutor e admirador pela maneira de conduzir um assunto tecnico.
antes de abrir retire e inspecione o garfo da quinta
ja vi o danado desgastar do lado da quinta e ao ir em direçao da quinta este anda demais e o seu corpo se encosta
na ponta do eixo trambulador de 1-2 marchas lançando o mesmo
fazendo com que os rasgos de engate nao mais coincidam e a alavanca nao mais vai para os lados ficando somente em quinta e re pois a quinta e re nao compartilham os mesmos retens inibidores
tai porque voce tem que balançar o carro pra frente e para tras
com isso as luvas de engate se auto posicionam
amigos, desculpe a demora na resposta. tive alguns problemas ppessoais. o pro foi resolvido. o cliente deu uma pancada em baixo do veículo e empenou o trambulador internamente. a principio não dava pra ver mas, quando abrimos a caixa foi possível identificar. com a caixa aberta notava-se que os garfos moviam-se juntos ao passar alguma marcha. o cliente pra "ajudar" não relatou a pancada. troquei o trambulador e o problema foi resolvido. obrigado a todos.