Boa noite a todos, galera estou com uma dúvida, recentemente recebi em minha oficina um ford fiesta 1.0 2010 flex com problema de motor, pra ser mais específico, aqueceu tanto que derreteu uma valvula e trincou o cabeçote, pois bem tudo verificado cabeçote condenado e então foi comprado um cabeçote no "ferro velho", montado o mesmo o carro permaneceu em marcha lenta estável até ligar a ventoinha, mas com cheiro forte como se foce catalizador obstruído feito o rastreamento deu erro no sensor de pressão absoluta neste instante verifiquei que o mesmo estava derretido feito a troca e resetado a injeção continuou dando o mesmo erro e o funcionamento do carro ficou todo comprometido marcha lenta irregular cheiro forte no escape e em certos momentos o carro tem rendimento e por alguns instante fica com aceleração comprometida sempre acusando o MAP com isso fui até o ferro velho peguei um outro comando e o carro estabilizou a lenta não perde mais aceleração e não tem cheiro forte no escape só que ainda acende a luz da injeção ( ainda não passei o raster ). a minha dúvida está em saber se o comando de valvulas dos motores zetec rocam são diferentes uma vez que em três comandos que peguei não "bate" com a numeração do comando velho dele e verifiquei que na lateral dos cames do comando tem marcações que difere de um para o outro o dono do ferro velho teimou que são todos iguais tanto dos 1.6 como dos 1.0 sendo a gasolina ou flex achei isto uma barbaridade como não havia pego tal problema busco ajuda de quem possui mais conhecimento e desde já agradeço a todos. abraço
Respostas:
Prezado Marcos. Uma vez que esse motor esquentou tanto conforme você postou, Gostaria de perguntar se outras peças como os pistões e a parte de cima do próprio bloco não estariam comprometidos. Caso estejam pode ser que esse motor fique com problemas crônicos. Pelo seu relato algumas peças podem ter chegado a ficar em brasa. Examine bem para não ficar perdendo tempo com um motor condenado. É só uma sugestão...Boa sorte e abraço.
Olá amigos desculpa da demora é que alem de mecânico sou agente de segurança pública e hoje era minha escala. vamos lá foi retirado os pistões e feito a medição dos cilindros tudo ok foi feito o brunimento e trocado os anéis e bronzinas, o que me deixa intrigado é que o primeiro comando que o ferro velho enviou deixou o motor com funcionamento todo alterado já com esse outro comando que tem a marcação nos cames parecido com o do original que estava no carro ficou bom só percebo que da marcha lenta para uma retomada mais rápida percebo que demora um pouco para subir o giro e a luz da injeção acende depois de um bom tempo de funcionamento, sobre a luz vou passar o raster amanham para certificar do erro que persiste no carro. muito obrigado a todos, se alguém tem novidades se há diferença ou não entre os comandos eu agradeço. abraço a todos.
Galera outra vez desculpa pelo atraso, carro foi resolvido troquei o sensor Map e o sensor da borboleta (potenciômetro) carro ficou ok. muito obrigado a todos pela atenção e na medida do possível estarei colaborando com os colegas.
Este veiculo pode retornar. Se o esquente foi muito grande os pistoes pode ter sido afetado.
Este veiculo pode retornar. Se o esquente foi muito grande os pistoes pode ter sido afetado.
Concordo. O tempo vai dizer. Abraço.
Boa noite galera, bem sobre esse carro, ainda hoje encontrei o proprietário e perguntei sobre o mesmo, pois mesmo tendo feito todos os procedimentos de medições no motor e não tendo encontrado nada de anormal na parte do bloco e pistões somente o cabeçote que foi condenado, estava preocupado até mesmo pela gravidade de aquecimento que havia sofrido o motor, mas segundo ele motor está excelente, e espero que seja por muito tempo ainda. até mais