Amigos, abaixo segue um pequeno relatou de um veículo que chegou em nossa oficina e apresentou diagnóstico interessante.
No dia 11/07 recebemos em nossa oficina um Fox 1.0 2006, equipado com injeção Magneti Marelli 4BV (motor EA 111). Segundo o cliente, há cerca de 15 dias o veículo vinha apresentando falha em marcha-lenta e luz de injeção acesa. O motor também falhava em acelerações, porém menos do que em marcha lenta. O cliente nos informou que o problema surgiu após a troca da correia dentada.
Primeiramente fizemos a leitura do código de falha P0365 (Circuito do sensor fase). Já fomos direto conferir o sinconismo do motor, mas para nossa surpresa estava correto. Testamos a alimentação e aterramento do sensor de fase, e também o chicote elétrico deste circuito, mas tudo estava normal. Ainda assim, substituímos o sensor de fase, mas sem melhoras. Fizemos a substituição de velas e cabos, assim como teste dos bicos, mas o problema persistia.
Resolvemos então deixar o carro funcionando até aquecer. Quando o motor chegou na temperatura de trabalho, utilizamos o scanner para apagar os códigos de falha (também havia um código anterior P0388 - entrada alta no sensor de rotação). Ligamos o scanner em modo de teste e verificamos que a leitura do sensor de rotação oscilava bastante (ia de 700 até 950 rpm rapidamente).
Conectamos, então, o scanner nas pontas de prova do osciloscópio e constatamos que a leitura não estava linear, como seria esperado. Haviam vários "saltos' no sinal, como se houvessem faltando diversos dentes na roda fônica. Ao desmontarmos a roda fônica, encontramos diversas rachaduras na peça e o pior, o sensor de rotação estava apenas colado no suporte, sem parafuso nenhum.
Conclusão: o sensor de rotação mostrava uma leitura totalmente fora e, por isso, a UCE tinha dois valores diferentes chegando do sensor de rotação e do sensor de fase. Como o valor de "referência" é o de rotação, o módulo gravava um código de falha do circuito do sensor de fase.
Solução: substituir o sensor de rotação e a roda fônica e apagar os códigos de falha da UCE
Um abraço e um bom dia de trabalho a todos.
Respostas:
muito obrigado por este relato bom trabalho e boa sorte
só um detalhe que estou na dúvida,este sensor e roda fonica nao estao alojados no volante do motor?
vc teve que tira a caixa de cambio para substituir a roda fonica?certo?
valeu pela dica
>só um detalhe que estou na dúvida,este sensor e roda fonica nao estao alojados no volante do motor?
vc teve que tira a caixa de cambio para substituir a roda fonica?certo?
valeu pela dica
só para reforçar este motor não usa aquele roda fonica que vai montada atras do retentor do volante do motor , e por isso tem que tirar o cambio para trocar .
>Amigos, abaixo segue um pequeno relatou de um veículo que chegou em nossa oficina e apresentou diagnóstico interessante.
No dia 11/07 recebemos em nossa oficina um Fox 1.0 2006, equipado com injeção Magneti Marelli 4BV (motor EA 111). Segundo o cliente, há cerca de 15 dias o veículo vinha apresentando falha em marcha-lenta e luz de injeção acesa. O motor também falhava em acelerações, porém menos do que em marcha lenta. O cliente nos informou que o problema surgiu após a troca da correia dentada.
Primeiramente fizemos a leitura do código de falha P0365 (Circuito do sensor fase). Já fomos direto conferir o sinconismo do motor, mas para nossa suepresa este estava correto. Testamos a alimentação e aterramento do sensor de fase, e também o chicote elétrico deste circuito, mas tudo estava normal. Ainda assim, substituímos o sensor de fase, mas sem melhoras. Fizemos a substituição de velas e cabos, assim como teste dos bicos, mas o problema persistia.
Resolvemos então deixar o carro funcionando até aquecer. Quando o motor chegou na temperatura de trabalho, utilizamos o scanner para apagar os códigos de falha (também havia um código anterior P0388 - entrada alta no sensor de rotação). Ligamos o scanner em modo de teste e verificamos que a leitura do sensor de rotação oscilava bastante (ia de 700 até 950 rpm rapidamente).
Conectamos, então, o scanner nas pontas de prova do osciloscópio e constatamos que a leitura não estava linear, como seria esperado. Haviam vários "saltos' no sinal, como se houvessem faltando diversos dentes na roda fônica. Ao desmontarmos a roda fônica, encontramos diversas rachaduras na peça e o pior, o sensor de rotação estava apenas colado no suporte, sem parafuso nenhum.
Conclusão: o sensor de rotação mostrava uma leitura totalmente fora e, por isso, a UCE tinha dois valores diferentes chegando do sensor de rotação e do sensor de fase. Como o valor de "referência" é o de rotação, o módulo gravava um código de falha do circuito do sensor de fase.
Solução: substituir o sensor de rotação e a roda fônica e apagar os códigos de falha da UCE
Um abraço e um bom dia de trabalho a todos. BOA AMIGO!!!
Ivaneu51, este motor utiliza o sensor de rotação fixado em uma flange no virabrequim, então realmente é preciso retirar o câmbio, a embreagem e o volante do motor para ter acesso a ele.
Além disso, tem que ter o cuidado de saber qual a marca e tipo da peça está aplicada, pois existem 3 fabricantes de retentor/flange e 2 tipos de sensor cada, todas com o mesmo número original, não podendo trocar uma pela outra.
Um abraço e bom trabalho.
>Ivaneu51, este motor utiliza o sensor de rotação fixado em uma flange no virabrequim, então realmente é preciso retirar o câmbio, a embreagem e o volante do motor para ter acesso a ele.
Além disso, tem que ter o cuidado de saber qual a marca e tipo da peça está aplicada, pois existem 3 fabricantes de retentor/flange e 2 tipos de sensor cada, todas com o mesmo número original, não podendo trocar uma pela outra.
Um abraço e bom trabalho.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quem projetou isso, não pensou nem um pouco em nos reparadores,pois ter que tirar o cambio e embreagem ,so para trocar ou examinar o sensor de rotação e fonica. E cruel demais não???.:(
Otima dica Andrade!!! valeu.;)
Olá, estou com um fox 1.0 flex, tem todas as leituras normais mas o motor não sobe o giro rápido, parece escape entupido... Alguém já viu algo semelhante? Correia ok... Agradeço, Ciro
Conectamos, então, o scanner nas pontas de prova do osciloscópio e constatamos que a leitura não estava linear, como seria esperado
Fiquei curioso não sabia que podia conectar o scanner na ponta de prova do osciloscopio como isso funciona da mais detalhe
Mx76lson, acho que me expressei mal. O que eu fiz na verdade foi conectar o multímetro na função osciloscópio enquanto o scanner estava conectado no carro.
Parece simples, mas conheço muitos amigos que sabem utilizar osciloscópio, mas não o fazem por pura preguiça, infelizmente isto é bem comum nesta região do Paraná.
Um abraço.
nota 10
lembro de um cod de erro assim, e sofri pra tirar.
nota 10 mesmo.