Meus amigos,a dica de hoje é com relação a falta de aterramento na bobina de ignição,peguei essa semana,um veículo que chegou falhando ,iniciando o diagnóstico,identifiquei a falha vindo do cilindro 4,onde que a bobina não gerava corrente elétrica naquele CILINDRO,fazendo a análise no sinal PWM da bobina correspondente aquele cilindro,identifiquei a falta do sinal pulsante,sinal esse que vem da UNIDADE DE COMANDO DA INJEÇÃO ELETRÔNICA,identifiquei uma centelha saindo entre o fio de sinal quando inserir uma caneta de Polaridade no fio,achei estranho,fui conferir o aterramento da bobina,para minha surpresa se encontrava desligado,com isso cheguei a conclusão que o defeito foi colocado ,alguém tinha esquecido de ligar o aterramento da bobina que se liga na tampa de válvula do cabeçote e gerou a queima do DRIVE DE ACIONAMENTO DA BOBINA DE IGNICAO,trocando ideia com o cliente,ele me relatou que tinha trocado a junta da tampa de válvula em OUTRA OFICINA E FOI DEPOIS QUE TROCOU QUE COMEÇOU A FALHA,isso me levou a conclusão que foi um defeito colocado por alguém que não estava atento a ligação desse aterramento na tampa,entao galera,fica a dica,vai trocar a junta ou até mesmo a correia dentada desses veículos NOVO UNO 1.4 COM VARIADOR DE FASE fica atento a ligação do aterramento,ja que o parafuso de aterramento se encontra ligado na tampa de válvulas do motor.
Respostas:
Prezado Daniel. Valeu pela dica. A distração de quem não religou o terra causou uma despesa extra, da troca do driver da bobina. O técnico desatento conserta uma coisa e danifica outra e o coitado do dono paga a conta. Lamentável. Quanto teria custado o reparo da central? Abraço.
Valeu pela dica! Ja vou salvar aqui essa dica quem sabe amanhã não aparece um pepino desse.
Meu amigo tuck,a central foi consertado pelo valor de 400,00,lembrando que para uma simples troca da junta da tampa de válvula temos que remover o aterramento que fica alojado na tampa de válvula,entao é aí que mora o perigo,nao se esqueça de recolocar o aterramento na montagem da tampa novamente.