Pessoal, chegou aqui na oficina uma Ecosport 2006 1.6 motor Zetec Rocam Fervendo.
Este veiculo passou por 4 oficinas até chegar aqui, O cliente me informou que foi trocada a bomba d'agua, válvula termostática, sensor de temperatura e o problema não foi sanado e a ventoinha disparava e não desligava e o motor fervia.
Parti para o retorno de agua e não estava entupido, então entrei com o Napro e testei o primeiro e segundo estagio da ventoinha e os dois funcionaram normalmente.
O mesmo me disse que condenaram o radiador nas outras oficinas, mas como foram trocadas várias peças e não resolveu ele estava com medo de trocar e não ser o radiador, eu também descartei ser o radiador porque estava muito novo.
Com o scanner no carro e o multímetro eu pedi para o cliente ligar o carro e eu percebi que a voltagem caia abaixo dos 9 volts, parti para o teste da bateria e foi batata, a mesma não estava segurando plena carga, coloquei uma bateria nova e o carro não ferveu mais e o problema foi sanado, já tem 3 semanas, liguei hoje para ele para saber o comportamento do carro e ele disse que ficou ótimo.
Respostas:
Nos veiculos da ford a Bateria, tem sido problemas para varios sintomas de falha. Ecosport e Focus principalmente, como tb a valvula termostitica eletrica tem sua contribuição para algumas anormalidades no sist. de arrefecimento.
testei tudo, usei até vacuometro, foi a bateria mesmo.
É assim que coloca oculta? Fox9 é uma dica que ja passei resolvido.
beleza galera ,como faco para repassar dicas somente para reparadores?dica oculta?
O defeito citada é o seguinte , entra a primeira velocidade continua aquecendo entra a segunda velocidade e vai até ferver com o ventilador ligado. verificasse que a mangueira de baixo está fria.
O que isso tem Haver com a bateria, se o carro ferve com o ventilador ligado.
se tiver erro de português favor corrigir:
Pelo pouco conhecimentoque tenho, se a bateria não fornecer 4,5 a 5V aos sensores e atuadores, estes não vão teu funcionamento eficaz e chega a compromoter o funciomanmento do veiculo.
DEIXE ELE PRA LÁ AMIGO JERONIMO,ELE CONFUNDIU ESCORTE NÃO ECOSPORT...SE A VÁLVULA NÃO ABRE,PODE COLOCAR UMA HÉLICE DE AVIÃO QUE VAI TORRAR DO MESMO JEITO!!!!
Muito boa a dica, ja pegamos também Ecoesport modelo mais novo em que o radiador estava furado, mesmo após trocarmos o mesmo, pra vc sangrar corretamente o sistema, deve reparar que tem um tampão no radiador superior do lado do passageiro que deve ser retirado,todas dicas são bem vindas, mesmo que as vezes secretas rsrs,quase segredos militares rsrs, e por falar nisso,alguém ai sabe a relação em Cubatão,Campo Grande e Amazônia : = túnel secretos, caldeirão de gente trabalhando e misseis apontados pra outros Países,entre outros kkkkkkkkkkkkk.
Obs: é sempre bom ter clientes com elevados conhecimentos gerais presenciados pessoalmente : , escondidos por nosso País, : fui!
vlw amigos, nem precisei perder meu tempo precioso.