olá colegas do fórum gostaria de deixar aqui uma dica sobre um defeito bizarro q peguei hoje .
o caro um ecoesport 1.6 zetec rocam fléx.
defeito aparente : o caro chegou na of. com sintomas de falha na ignição motor trepidando e cliente reclamando de falta de desempenho, até ai tudo bem, checagem preliminar v,elas com coloração estranha tipo super aquecida e vestígio de oxido de fero a uma proporção baixa, um cabo com resistência anormal elevada em +ou- 10k. trocado cabo e velas o fixado af para gasolina q era o combustível utilizado. o carro ficou uma porcaria, rodamos um pouco com o caro, fiz teste na bobina, e nada.o veiculo dava trabalho para sair na primeira, em qualquer subida. quando estava rodando com o caro tb monitorando a bordo e percebi q o avanço: quando o veiculo apanhava regredia até a -30 e o caro solava, quando o avanço estava de 0 acima desenvolvia, mas na alta, se apanhasse, regredia o avanço e motor grilava o caro solava. fiz teste com ocilo para analisar falha de válvulas pela dirimição, ok, escape apesar de aparentar falha, a leitura estava estável, mas quando retirei o sensor do escape a mangueira q utilizo para apoio sail derretendo, e já fiz este teste em muitos carros nunca tinha visto nada parecido.
mais cabuloso q a falha foi a causa e a solução do problema.
com as anomalias q pude perceber suspeitei de comb. adulterado tirei novamente uma velá e ja havia indícios de super aquecimento, retirei uma amostra do combustível e para minha surpresa estava com +ou-18% de álcool. perguntei para o cliente quanto havia no tanque e fiz um calculo, adicionamos uma quantia de álcool q deixou de 25a30% o caro respondeu positivamente quase q de imediato, mudou completamente o funcionamento. a resposta rápida tem como favorável o fato de neste veiculo o regulador ser na flauta.
fica a dica falta de álcool na gasolina em caro flex é problema. tão ou mais grave q excesso de álcool para caro a gasolina.
Respostas:
no caso do veiculo o teste foi feito na proveta. as possibilidade
1 em filtração de água mo combustível. o mesmo causa a decantação do álcool sua separação da gasolina
2 combustível estrangeiro na região o dono do posto pode ter burlado a fiscalização e importado este combustível.
boa tarde de que regiao vç e nessa gas nao estava com solvente?
>boa tarde de que regiao vç e nessa gas nao estava com solvente?
Toledo fica a menos de 200km da triplice fronteire com Parg. e Arge. já o cliente numa cidade mais próxima ainda.
quanto a solvente sim pode ser um solvente q tenha a densidade próxima da gasolina e na separação ficou com a gasolina.
Depois que ja fizeram quase tudo os proprietários querem trocar a embreagem isso veiculo rodando na gasolina, a partida também fica demorada, e isso independente dos posto de combustível abastecido,ao abastecer no álcool o veiculo fica outro rs, um flex que funciona bem no álcool, a Ford sabe muito bem disso, são varias ordens de serviços kkkkkkkkkkkkkkkk.
Hoje em dia esta meio complicado trabalhar no ramo, ou não?:
obs: chat online da Ford : fui.