Conforme faço todo o mês vou passar a dica sobre as estratégias que a UCE utiliza após a abretura da (Janela) para verificar e ajustar o A/F(Flex).
A/F(Air/Fuel) ou seja Ar, combustível(relação ar combustível).
Só com Alcool deve ficar em torno de (9)
Só com Gasolina deve ficar em torno de (13,2)
Desconcidero aqui a maneira em que propiciou a abertura da Janela pois são varias as formas(o principal do dia a dia é colocar um combustível no tamque, com mais de 10% do valor nominal do tanque), o que vou comentar é o que acontece depois que é aberta a janela para o ajuste, ou seja a estratégia seguida pela UCE para realizar com sucesso o ajuste.
Estratégia:
Motor tem que estar acima de 80 Graus,
Tem que trabalhar um tempo aquecido,
A UCE trava(fecha) a válvula do Canister,
A UCE testa a sonda lambda (Desliga a sonda e depois liga novamente),
Apos a UCE assume o novo valor,
Que só é gravado no momento em que o condutor desliga a ignição,
Se a UCE perceber algum problema durante este teste, ou não completou o ciclo, a mesma mantém o valor antigo.
Conclusão: Ex, se o termostáto estiver ruim, ou sonda entre outros o que vocês acham que vai acontecer com o ajuste de A/F?
Curiosidade, na maioria dos veículos quando por algum motivo(defeitos no sistema, forma de conduzir,etc) vai se perdendo o A/F, o valor irá debandar para o Alcool, mas na linha Ford debanda para gasolina.
Tirem suas próprias conclusões, espero ter ajudado, Abraço.
Olá colega, muito boa a sua questão.
Na linha Fiat, quando se tem problemas o A/F debanda para gasolina.
Na linha GM, quando tem problemas o A/F debanda para gasolina.
Este foi os casos em que peguei aquí na oficina, fiz a revisão ( reset) do sistema e voltou ao normal, mas não consegui identificar a causa, a perda do A/F.
Dei tiro no escuro e acertei, mas estou inseguro do que fiz, sem saber das estratégias de uma UCE flex.
Obrigado pela dica citada.
Canal escreveu:
Conforme faço todo o mês vou passar a dica sobre as estratégias que a UCE utiliza após a abretura da (Janela) para verificar e ajustar o A/F(Flex).
A/F(Air/Fuel) ou seja Ar, combustível(relação ar combustível).
Só com Alcool deve ficar em torno de (9)
Só com Gasolina deve ficar em torno de (13,2)
Desconcidero aqui a maneira em que propiciou a abertura da Janela pois são varias as formas(o principal do dia a dia é colocar um combustível no tamque, com mais de 10% do valor nominal do tanque), o que vou comentar é o que acontece depois que é aberta a janela para o ajuste, ou seja a estratégia seguida pela UCE para realizar com sucesso o ajuste.
Estratégia:
Motor tem que estar acima de 80 Graus,
Tem que trabalhar um tempo aquecido,
A UCE trava(fecha) a válvula do Canister,
A UCE testa a sonda lambda (Desliga a sonda e depois liga novamente),
Apos a UCE assume o novo valor,
Que só é gravado no momento em que o condutor desliga a ignição,
Se a UCE perceber algum problema durante este teste, ou não completou o ciclo, a mesma mantém o valor antigo.
Conclusão: Ex, se o termostáto estiver ruim, ou sonda entre outros o que vocês acham que vai acontecer com o ajuste de A/F?
Curiosidade, na maioria dos veículos quando por algum motivo(defeitos no sistema, forma de conduzir,etc) vai se perdendo o A/F, o valor irá debandar para o Alcool, mas na linha Ford debanda para gasolina.
Tirem suas próprias conclusões, espero ter ajudado, Abraço.É ISSO AI CANAL , UMA DICA BASICA MAS VEJO HOJE QUE MUITOS MECANICOS QUANDO TEM SCANNER QUASE NÃO O USAM, E QUANDO USAM SIMPLESMENTE NÃO ENTENDEM OS VALORES LIDOS E ISSO É UMA REALIDADE INFELIZMENTE, AI UM DEFEITO QUE SE RESOLVE EM 30 MINUTOS FICA UM TEMPÃO NA OFICINA POR UM DEFEITO SIMPLES E BASICO DO SISTEMA ;) TEMOS QUE ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO OU ENTÃO FICAMOS PARA TRAZ !!!!
Oh Canal vc num inverteu as bolas aí não ?
Ford debanda para álcool por isso grila qd abastecido com gasolina após a utilização de álcool, estou certo ?
Olá, concordo com vocês, mas o que acontece quando o A/F fica travado, pode fazer o que quizer que não muda o valor quando é trocado de combustível ?
Fardin escreveu:
Oh Canal vc num inverteu as bolas aí não ?
Ford debanda para álcool por isso grila qd abastecido com gasolina após a utilização de álcool, estou certo ?
As informações que tenho são estas, porém poede ser que haja uma inversão, vamos experimentar na pratica, fica ai a questão.
Siqueira-123 escreveu:
Olá, concordo com vocês, mas o que acontece quando o A/F fica travado, pode fazer o que quizer que não muda o valor quando é trocado de combustível ?
Bom nesta questão pelo que sei da na linha VW(com o VAG ou simulador de VAG) da para travar o A/F, ai só com scanner para destravar, mas tem um procedimento um pouco criterioso. Tenho o procedimento mas nunca o fiz.
ai, pessoal sobre estes ajustes de A;F vi comentarios sobre tirar combustivel,colocar,desligar e ligar conector da bomba e marcador e etc...
ate hoje sempre fiz com via scanner da tecnomotor em alguns minutos .
sera que estou com procedimento errado, qual maneira adequada e funcional destes procedimentos ,da p fazer so com o scanner
é o cazo do Rocan do post trava e nem PDS destrava então a necessidade de alguma coisa Física como os procedimentos que descrevi no post do rocan . por vezes este procedimento de tirar e recolocar combustível é muito trabalhoso então uso década resistiva para simular o sensor de nível
Sim sistema previsivel , trava por questão ambiental pois ambos os sensores estão no fator EPC Emicion Poluent Contorl que é priorizado pela UCE . VW num tem lámpada de avaria de Injeção só de controle de Poluentes.
A Ford erra ao priorizar A/F em álcool o ideal seria priorizar gasolina levando em conta as razões estequimétrica numa situação de recovery da UCE gasolina tem uma razão estequiométrica meno menos poluente.
O sistema de injeção eletronica não visa potência economia ou desgaste do propusor e sim uma otimização de queima no entuito de menor indice de emição de poluente possível .
Obrigatório em todos os veículos produzido a partir de 97
zazaxavier escreveu:
Canal escreveu:
Conforme faço todo o mês vou passar a dica sobre as estratégias que a UCE utiliza após a abretura da (Janela) para verificar e ajustar o A/F(Flex).
A/F(Air/Fuel) ou seja Ar, combustível(relação ar combustível).
Só com Alcool deve ficar em torno de (9)
Só com Gasolina deve ficar em torno de (13,2)
Desconcidero aqui a maneira em que propiciou a abertura da Janela pois são varias as formas(o principal do dia a dia é colocar um combustível no tamque, com mais de 10% do valor nominal do tanque), o que vou comentar é o que acontece depois que é aberta a janela para o ajuste, ou seja a estratégia seguida pela UCE para realizar com sucesso o ajuste.
Estratégia:
Motor tem que estar acima de 80 Graus,
Tem que trabalhar um tempo aquecido,
A UCE trava(fecha) a válvula do Canister,
A UCE testa a sonda lambda (Desliga a sonda e depois liga novamente),
Apos a UCE assume o novo valor,
Que só é gravado no momento em que o condutor desliga a ignição,
Se a UCE perceber algum problema durante este teste, ou não completou o ciclo, a mesma mantém o valor antigo.
Conclusão: Ex, se o termostáto estiver ruim, ou sonda entre outros o que vocês acham que vai acontecer com o ajuste de A/F?
Curiosidade, na maioria dos veículos quando por algum motivo(defeitos no sistema, forma de conduzir,etc) vai se perdendo o A/F, o valor irá debandar para o Alcool, mas na linha Ford debanda para gasolina.
Tirem suas próprias conclusões, espero ter ajudado, Abraço.É ISSO AI CANAL , UMA DICA BASICA MAS VEJO HOJE QUE MUITOS MECANICOS QUANDO TEM SCANNER QUASE NÃO O USAM, E QUANDO USAM SIMPLESMENTE NÃO ENTENDEM OS VALORES LIDOS E ISSO É UMA REALIDADE INFELIZMENTE, AI UM DEFEITO QUE SE RESOLVE EM 30 MINUTOS FICA UM TEMPÃO NA OFICINA POR UM DEFEITO SIMPLES E BASICO DO SISTEMA ;) TEMOS QUE ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO OU ENTÃO FICAMOS PARA TRAZ OUTRA COISA QUE PERCEBO TAMBÉM É EX: QUANDO UM FUSIVEL QUEIMA E MUITOS MECANICOS SIMPLESMENTE COLOCÃO OUTRO COM AMPERAGE MAIOR E NÃO CONFEREM QUAL É A REAL AMPEREGAM QUE DEVERIA CONSUMIR O SISTEMA E ISSO DA PARA MEDIR COM O MULTIMETRO AUTOMOTIVO , FAZENDO ISSO VC PODE ATÉ VER DESGASTE DE ALGUMAS PEÇAS POR EX: A BOMBA DE COMBUSTIVEL
Sf gorni num precisa por sensor no freezer é só simular com décad resistiva
Puxa vou colocar um freezer na minha o ficina (mas pra gelar cerveja),rsrsrsrs, década resistiva tem muitas utilidades, barata e fácil de manuzear, não tem mais como ficar sem ela, quem não tiver de um jeito, vamo time....
Conforme comentei no início, quando tem problemas no sistema de injeção e(ou) não é completado o ciclo de ajuste o valor antigo será mantido, é nescessário corrigir os problemas pra depois ter exito no ajuste. Vamos se antenar nisso ai pessoal, e também como diz o Fardin as vezes tem que ter algo físico pra liberar o sistema de ajuste, mas gostaria que o pessoal opine mais sobre esta questão pois é uma questão muito atual. Podemmos tratar em outro tópico, como ou em que situações é aberta a janela para o ajuste, outro tema também, quais os problemas que propiciam a perda do A/F. Acho que vamos deixar para outros tópicos, se não podem haver confusões, mas está realionado sempre ao tema em questão.