Ola boa tarde a todos os amigos reparadores, Pois bem chegou em nossa oficina um gol g3 8 valvulas a gasolina central injeção iaw4 sv.ar , A cliente reclamando que o carro tinha horas que não respondia o acelerador e que estava gastando muito. Coloquei o scanner e vi que o tempo de injeção estava altissimo e o map fora da faixa de trabalho acima do normal, mas não apresentava codigo de falhas no scanner só estava trabalhando fora de faixa o map e tempo de injeção , conferi ponto estava ok , troquei o map e não adiantou, tirei a caixa de cambio pra ver o retentor fonico tudo em ordem, mas mesmo assim resolvi trocar por segurança, montei tudo testei o carro novamente ficou 50% bom, mas não me contentei kkkkk o tempo de injeção antes de conferir o ponto e trocar o retentor fonico estava trabalhando em 9 a 10 milisegundo , depois de trocado trabalhou em 6 a 7 milisegundo ou seja até no maximo deve trabalhar no 6 em tolerancia ,mas o correto é trabalhar em 3 milisegundo, comecei novos teste e ao mexer no chicote do carro com o motor funcionando e o scanner ligado o motor ficou redondinho e o tempo de injeção baixou para 3 e o map ficou 100% dentro do especificado, ao observar melhor o chicote vi que o fio que vem da central para o aterramento da sonda estava com um mal contato dentro da tomada bem no pé do terminal estava somente seguro pela capa do fio. Ufaaaa.
Respostas:
Olá Luiz Carlos, já que é uma dica eu vou citar outra, no meu caso eu primeiramente tinha feito um teste visual, porque no teste visual agente descobre bastante coisas, aí não perde tempo desmontando coisas sem necessidade. abraço.
ola amigo Antonio, vamos raciocinar concordo com vc em relação ao teste visual. mas vamos ao que interessa o pino 108 é aterramento dos sensores ROTAÇÃO,FAZE,MAP E IAT E ECT. SONDA 68 SAIDA TERRA SONDA 69 SINAL 63 AQUECIMENTO,se vc leu essa central é uma iaw 4sv .ar ,. Pois bem como eu disse encontrei o fio quebrado dentro da tomada que acopla na sonda, sendo assim ao fazer a leitura no scanner não acusava defeito nenhum na memoria de avarias isso eu usei um bosch kts 340 atualizado mundialmente, e tambem um rhaster box atualizado agora em Janeiro, e tambem sem falhas na memoria de avarias, mas como eu disse o tempo de injeção e o map estavam trabalhando fora do tolerado mas a sonda enviava o sinal de pulso para a central.???????? E como sabemos que um map só altera se ele estiver com defeito OU SE ESTIVER FORA DE PONTO O MOTOR.SENDO ASSIM ENTÃO RESOLVI TIRAR A CAIXA PARA VER SE PELO ANO DO CARRO 2004 NÃO TINHA DADO ALGUM PANE NO RETENTOR FONICO PELO USO DO CARRO. TROQUEI O MESMO PARA DESENCARGO DE CONCIENCIA, VOLTEI A USAR O SCANNER O CARRO MELHOROU 50% ,MASSSS COMO TEMOS UMA CLIENTELA EXIGENTE ,NÃO ME CONTENTEI EM DEIXAR 50% COMO DE COSTUME DE ALGUNS MECANICOS, VOU MAIS A FUNDO TEM QUE FICAR 100%. OLHANDO MAIS A FUNDO NO SOFTWARE DA CENTRAL USANDO UM TITANIUN PUDE OBSERVAR QUE O PROCESSADOR ST10 DESSA REFERIDA CENTRAL NECESSITA DE UM OTIMO ATERRAMENTO PROVENIENTE DO PINO 68 DA CENTRAL , MAS COMO EU DISSE O FIO INTERNO ESTAVA QUEBRADO BEM NO PÉ DO TERMINAL ONDE ESTAVA ESCONDIDO DEBAIXO DA CAPA E TINHA HORAS QUE DAVA O MAL CONTATO OCASIONANDO O DEFEITO.ASSIM SENDO QUE ESSA FALHA NEGATIVA DA SONDA ALTERAVA OS BANCOS 5 6 7 DO PROCESSADOR CONFUNDINDO A LEITURA E FAZENDO ALTERAR O TEMPO DE INJEÇÃO E O MAP. ISSO MESMO RECEBENDO O SINAL DE PULSOS DA SONDA. FICA A QUESTÃO ????????? :
Prezado Luiz Carlos,
Parabéns pela solução, e por compartilhar detalhadamente as etapas de diagnóstico.
Att
Prezado Luiz Carlos,
Parabéns pela solução, e por compartilhar detalhadamente as etapas de diagnóstico.
Att