Pessoal, esta semana peguei um corsa sedan com BC, cortando giro a 4000rpm, e acendia anomalia e registrava defeito do sensor de detonação.
O veiculo me foi encaminhado por um amigo de outra oficina, que ja havia lutado por 15 dias com o carro
E quando o carro chegou refiz todos os testes dentro dos procedimentos , mas quando fui conferir a a polia do virabrequim para ver se não havia algo errado, este usa a polia anti-vibratória.
E estava tuo certo. E funcionei o carro e o carro funcionou normal, ao colocar a correia de serviços de volta, o defeito voltou, desliguei a correia e o defeito sumiu. Identifiquei uma grande folga na bomba hidráulica, e pensei que fosse a viração da mesma que estaria influenciando o sensor de detonação. Coloquei uma correa menor acionando apenas o alternador e isolando a omba hidráulica e o ar condicionado, e o defeito continuou. desliguei o cao de alimentação do alternador e o defeito parava, reinstalei a correia normalmente, mas deichei o alternador sem alimentação e o defeito sumiu, liguei a alimentação odefeito voltava.
Então quando realizei testes do alternador descobri que a saida de sinal do alternador para o painel entrave em curto e afetava a BC, e alterava o funcionamento . Troquei o alternador, e o defeito ficou resolvido.
At.
Respostas:
15 dias e um amigo apanhou pra um alternador, que dureza hein camarada. Últimmamente venho fazendo esse tipo de comentário, mecanico ou reparador não deve saber usar sómente chaves de boca e rastreador ele deve usar também o raciocinio e atrabalhar nisso em cima do carro.
Obrigado por compartilhar a dica.
Só reforçando colegas, como eu disse em outro tópico e talvez mal compreendido,
este problemas a gente conclui também com os testes de curto, continuidade e resistencia, é por ae, precisamos enfatizar estes testes, vlw, nesse caso o maior problema era mesmo encontrar oque estava interferindo na central, mas, ele encontrou com eliminção dos acessórios e realmente ficou boa esta dia, vlw
Amigo, sei que concluimos com testes de continuidade, mas em 26 anos de reparação automotiva, inclusive de importados, eu nunca havia visto um alternador, interferir e gerar codigo de sensor de detonação.
Mas foi mais uma que aprendi!
At.
Parabéns pela dica, é cada uma coisa sem logica que a gente pega.........................
MUITO BOM PARABÉNS LCAR, OBRIGADO PELA DICA.
É POR CAUSA DE DEFEITOS COMO ESTE QUE SOU APAIXONADO
POR MECÂNICA.
normalmente esse defeito quando si desliga a chave de contado a luz do alternador fica acessa mais essa e pra esquentar abraços......motoradioB)
valeu pela dica ..por isso que gosto tanto de mecanica ..cada dia uma nova surpresa
Amigo, bom dia!
Eu fiquei com este carro 2 dias, não precisei trocar central, fiz apenas testes de continuidade e com um osciloscópio é que peguei a interferência do alternador.
Respondendo a outra colocação, a,Luz de bateria não ficava acesa com carro desligado, o curto só acontecia quando o carro começava a carregar a bateria, e gerava 15,8 v.
at.
kkkkkkkk sempre e assim>depois que o leão está morto, todo mundo quer alisar o bicho!
Resumindo 17 dias em duas oficinas com osciloscópio e tudo... e um alternador com o regulador avariado!
É dose!
Boa noite!! Mto valida a sua dica e agradeço a sua colaboração perante aos nossos colegas reparadores, vc é um excelente profissional!!! Mto obrigado!!
Valeu a dica meu camarada, vou falar aos experts que se acham os todo poderoso, tenho 25 anos de profissão a maioria deles trabalhando com injeção eletrônica inclusive em outros países, e a cada dia me surpreendo com defeitinhos sem vergonhas, e não me envergonho em dizer que as vezes perco dias até descobri-los, mas quando um desses aparecer aqui com certeza vou posta-los e os todo poderoso com certeza irão sana-los para mim. Sou grato a todos os que humildemente postam soluções inimagináveis para que possamos no dia a dia tirar proveito dessas situações, afinal ignorante é o que acha que sabe tudo. T+
>Amigo, bom dia!
Eu fiquei com este carro 2 dias, não precisei trocar central, fiz apenas testes de continuidade e com um osciloscópio é que peguei a interferência do alternador.
Respondendo a outra colocação, a,Luz de bateria não ficava acesa com carro desligado, o curto só acontecia quando o carro começava a carregar a bateria, e gerava 15,8 v.
at.
Olá amigo, obrigado por compartilhar, mas é quase certo q o defeito estivesse só no regulador de tensão, sendo necessaria somente a troca do mesmo e não do alternador todo, pq esse sistema detecta a sobre tensão e gera esse problema todo.
Abraço.
Amigos, troquei o alternador porque o modelo é Valeo, e o regulador estava saindo mais caro que um alternador no ferro velho.
At.
É realmente uma mistura de abacaxi com pepino. Parabéns pelo diagnóstico.
bem amigos! no nosso ramo de serviço acontece cada coisa, que as vezes o defeito esta na nossa frente e não conseguimos enxerga-los.
que atire a primeira pedra quem nunca foi surpreendido com sigo mesmo.
um grande abraço para todos profissionais do ramo, na alegria e na tristeza .
rsrs....