Vou contar mais um caso de nossa oficina, conseguimos liberar o carro ontem a tarde após uma semana conosco.
Este veículo chegou a nossa oficina na semana passada, vindo de outra cidade. Segundo o cliente, anteriormente esse carro utilizava GNV, mas já havia muito tempo precisava de retífica. O motor foi enviado para retífica por outra oficina, segundo o cliente a cerca de 3 meses atrás, mas o carro rodou 500 km neste meio tempo.
Quando vimos que estava queimando óleo, retiramos as velas para ver se não estavam suja com óleo, e estavam um pouco escurecidas, mas a vela do 4° cilindro estava mais suja que as demais, com sinais visíveis de óleo. Suspeitamos de retífica com problema e, antes de abrir o motor, medimos a compressão dos 4 cilindros, mas não encontramos valores fora do especificado. Não vimos presença de água no óleo ou vice-versa, então não tivemos opção, retiramos o cabeçote.
Conferimos o estado dos parafusos, da junta e medimos o cabeçote, mas estava tudo certo. Ao observarmos os cilindros, percebemos que o quarto cilindro estava com alguns riscos mais profundos. Ao retirar o pistão, encontramos o problema. O anel raspador de óleo e o anel de compressão estavam invertidos de posição, pois os dois têm o mesmo diâmetro, entretanto o raspador é um pouco mais fino.
Substituímos o jogo completo de anéis e fizemos nova retífica do cilindro.
Então muito cuidado com motores queimando óleo, indo direto em junta de cabeçote. Ás vezes o problema pode estar nos anéis de compressão ou raspador de óleo.
Um abraço e bom trabalho a todos.
Respostas:
legal esta dica
eu peguei um caso igual a este por incrivel que pareca
porem era um vectra 8 v
Boa dica amigo
Por issso que ao montar um motor devemos estar sozinhos e bem atentos.
Abraços