Boa tarde amigos gostaria de dar essa dica que é um pouco boba mas ja me ajudou muito...
Nos veiculos de hoje FLEX principalmente, estamos com muitos problemas de fuga de campo eletro magnetico o qual causa muitos defeitos nos veiculos como acender luzes no painel (volkswagem) e confundir a central acusando muitos defeitos inexistentes, e em alguns casos alteram até na marcha lenta... essa fuga de campo causada por velas ruins ou de aplicação incorreta, cabos de velas ruins porem com a resistencia boa, e na grande maioria as famosas bobinas trincadas... uma forma simples e rapida de voce identificar essa fuga é pegar um multimetro daqueles mais baratinhos (amarelinho) os quais não possuem filtro, então voce liga ele e com o veiculo em funcionamento vai passando ele perto dos cabos, bobina.... quando ha fuga de campo o multimetro começa a marcar valores variados, oscilando bastante, sendo assim eh só fazer a troca dos componentes com vazamento de campo e apagar a memoria de avarias que fika tudo OK...
espero ter ajudado!
abraçs!
Respostas:
Essa de identificar o campo com multímetro, dessa forma eu não sabia! Valeu mesmo! ;)
ms o multimetro deve ser ligado em alguma escala especifica????
faço isso tb, trabalho em loja de som e seguido acontece de o som pegar ruido com o motor ligado, e e so ir la na frente que relamente para de funcionar, e batata, cabos de vela. abraços
Ok pessoal, a dica é válida, muito boa.
Mas para se ter um bom aproveitamento do instrumento, uma das pontas do multímetro deve estar ligado ao terra da carroceria.
Digo isto porque ao ligar um cabo do multímetro no terra não haverá eletrons parasitas, e o motivo de ligar o terra na carroceria é que existe menos ( waveform ripple ).
Experimente observar o terra do motor e depois o terra da carroceria com o uso do osciloscópio, verás que o terra do motor é muito contaminado de formas de ondas, senoides, RF, pulsos quadrados, etc......