Alguem tem esse diagrama e queira me passar, tô com um gol 2006 aqui e não pega, no scanner tinha 7 codigos, apaguei e não voltaram mais, o carro veio de outras oficinas e gostaria de verificar se tem alimentação correta na central, não dá centelha, a bomba aciona quando liga-se a chave de ignição depois nada mais acontece, fusiveis bons, sensor de rotação foi posto novo e continua igual, chicotes do motor aparentemente bons, não sei o q mais testar sem o diagrama, aceito palpite ou dicas dos amigos.
Respostas:
Olá pessoal!!!
Estive pesquisando e não encontrei o bendito diagrama na web, então fui trabalhar no carro pra ver o q descobria e pra minha surpresa, no conector do sensor de rotação no pino 1 não chega 12v, onde acredito deveria ter tensão, estou correto? De onde vem essa alimentação, da ECU? Alguem consegue me dar uma luz? Pode ser luz de vela mesmo.................kkkkkkkkk................qualquer pista ajuda a desvendar essa bronca.
Ola amigo ,o pino 1do sensor vai ao pino 16 da ECU,o pino 2 do sensor vem da ECU pelo pino 56 e vai ate o modulo de ignição TFI e o pino 3 vai do sensor de rotação ate o modulo TFI ,espero ter ajudado ,qualquer duvida posta ai .
Ola Tarcis!!!!
Obrigado pela atenção, bom pesquisei aqui no forum e achei alguma coisa, se desconecto o sensor do pedal de embreagem o carro pega normal, mas a luz EPC está acesa e de vez em quando perde o acelerador, vou trocar agora o sensor do freio pra ver o q acontece............
Então pessoal, estava super feliz de estar trabalhando no caminho certo, hoje pela manhã quem disse q pega? Não pega mais esta igualzinho a ontem, re fiz tudo q fiz ontem, e sem secesso....................Se alguem souber explicar qual a exata função de um interruptor duplo no freio e um simples na embreagem num carro com cambio manual???? Agradeço imensamente. Quero entender o funcionamento pra tentar achar o defeito.................
Ola berguinha,o sensor do pedal de freio trabalha com um circuito duplo invertido,com o pedal em repouso um circuito fica fechado e o outro aberto ,com o pedal acionado este circuito se inverte ,abrindo o circuito q estava fechado e fechando o outro,o sensor do embreagem fica com o circuito fechado quando o pedal esta em descaço e se abre ao pisar no pedal da embreagem, normalmente a luz do EPC se acende apenas quando ha defeito no sensor de freio,o sensor de embreagem não faz a luz se acender apenas fica registrada falha na memoria do sistema.A função do sensor da embreagem é informar ao modulo quando se deseja efetuar uma troca de marchas.
Olá Tarcis!!!!
Obrigado por tentar me ajudar, bom substitui o interruptor do freio e a luz continua acesa, agora me mostra outras 4 falhas, são elas: Pesquisei na internet, não sei se esta correto e muito menos como proceder.
17550
Load Calculation Cross Check Lower Limit Exceeded
Throttle position sensor circuit range/performance problem (low input)
16490
Escala da pressão absoluta múltipla ou da pressão Barometric/desempenho
18030
Engine coolant temperature signal range/performance ( esse achei na internet )
18030
Tensão de alimentação linha 30 ( esse o scanner me deu )
18047
Accelerator Pedal Position Sensor 1+2 Range/Performance
Não sei pra onde correr..............preciso de ajuda.
Obrigado a todos.
Berguinha os codigos em detalhe.
16490--sensor de pressão absoluta do coletor/sensor pressão barometrica problema de gama desempenho--fuga na adimição/no escape,sensor de pressão absoluta do coletor,cablagem ou fios rompidos,sensor de pressão barometrica.
17550--calculo da carga -sinal baixo//unidade de controle da borboleta,sensor de pressão absoluta do coletor,sensor de medição do fluxo de ar,sensor de posição do pedal do acelerador.
18030--painel de instrumentos,sinal da temperatura do liquido de arrefecimento do motor-sinal //cablagem,painel de instrumentos,sensor da temperatura do liquido de arrefecimento.
18047--sensor do pedal do acelerador 1/2 problema de desempenho ,gama //sensor do pedal do acelerador ou fios rompidos...
espero que ajude ....
E ai berguinha teve algum resultado ou progresso nos tetes,posta ai pra gente
Olá pessoal, estive meio doente então na segunda vou analisar o carro com os dados q me enviaram,Tarcis!! Tens como me disponibilizar esse diagrama eletrico da injeção? Desde ja agradeço a atenção de vcs.
Olá kukatac!!!
Ta no rodapé, mas mando novamente. [email protected]
Agradeço a atenção dos amigos.
Olá Berguinha, você ja deu uma atenção ao cabeçote?
outro dia passei por uma dessas e no final o bendito do cabeçote escondia o defeito.
Boa sorte.
Agradeço a todos q de uma forma ou outra estão me ajudando
.
Igor RN, grato pela dica, mas faço somente a parte eletroeletronica, essa parte mecanica eu não mexo, conheço um pouquinho do funcionamento, mas não o suficiente pra encarar sozinho entende?
Kukatac, recebi o diagrama e vou trabalhar no veiculo na segunda feira, mas ja ajudou bastante amigo.
Rogerfe, Agradeço a vc tbm pelo diagrama, vou comparar com o q o Kukatac enviou, pois o seu é final 30 e o q preciso é final 20, não sei se tem alguma diferença, irei comparar, mas valeu mesmo assim.
Olá Kukatac!!!!
Observei bem o diagrama e é mais atual, esse q me enviou, o q preciso é mais antigo, numero 7.5.20 q esta em um gol G3 ano 2006 e o q vc me enviou é 17.5.20 para familia gol G5 ano 2012.
Vc teria o respectivo diagrama q necessito? Mesmo q não tiver , agradeço pela boa vontade.
Abraço.
Bom pessoal, depois de fuçar na net neste domingo, achei o diagrama ME 7.5.20 e como desconfiava deveria ter tensão no pino 1 do sensor q vai ligado no pino 55 da central, segundo o diagrama da CICLO.
Mais q depressa corri até a empresa e injetei tensão no pino 55 da central e........................funcionou, o carro pegou redondinho, lenta aceleração, desliguei o fio extra pra teste e o veiculo continuou funcionando...........1 hora depois deu um estalo no corpo de borboleta aquele caracteristico do motor do corpo de borboleta fechando e a partir dai só pega se injeto o sinal novamente, ao desligar o veiculo e ligar novamente, pega sempre, desde q não tenha ficado sem funcionar por 1 hora, passada essa hora só injetando sinal novamente.................luz EPC sempre acesa e as vezes sem aceleração..............................alguem tem alguma dica? Minha duvida, essa tensão não deveria vir da central? Possivelmente tenho um problema na central do veiculo?
Olá REITECH!!!!
Como vc ta amigão? E o tempra? Bombando? Sim tem como fazer um circuito externo e por energia via linha 15, mas prezo pelo sistema original, amanha vou pesquisar um pouco mais e tentar conseguir outra central pra teste, valeu pela atenção.
Pessoal, voltei ao zero!!!
O diagrama q consegui é do fox com sistema Me 7.5.20 apartir de 2008, não fecha a pinagem e cores de fio na central, q merda....................Alguem consegue esse diagrama pra mim?????
Ok, vou verificar, obrigado pelo seu tempo em tentar me ajudar............
pino 62 +azul
pino 53 sinal preto e verde
pino 67- maron e azul
Valeu OSM!!!!
Acho q encontrei a bronca, após desligar o map a tensão no sensor de rotação q era 1,40v passou para 4,99v e agora o carro pega, quando conecto o map o veiculo continua funcionando e no scanner os parametros estão ok. como map conectado o carro não pega................agora estou esperando o boy trazer uma peça nova e se der certo correr para o abraço...................logo posto resultados............
Acho q ficou bom, EPC apagou aós troca do interruptor do freio e o carro começou a se comportar bem depois da troca do MAP................kkkkkkkkkkkk.......................pra ficar otimo falta descobrir isso:
Codigo 17978: Unidade de comando do motor BLOQUEADA!!!!!
Como isso é possivel se o veiculo ta funcionando normal? Ta queimando um pouco de óleo e sai um pouco de agua pelo escapamento, acho q pode ter mais bronca ai nesse motor.
Quanto ao codigo não esta presente, mas se apagar ele volta, alguem tem uma dica?
Amigo, esse código é referente ao imobilizador!
P 17978
ai tem que ver se ele esta desbloqueado ou tem defeito de imobilizador, as vezes algum colega desbloqueia a central pra poder utilizar em outro carro.
Já resolveu ou ainda precisa do esquema??
Olá Igor RN. Se tiver em mãos agradeço e se tiver tbm do imobilizador melhor ainda, acho q entendo o q vc disse amigo
O lance é q diz q a central esta BLOQUEADA, mas o veiculo esta normal, se estivesse DESBLOQUEADA ai entenderia o q vc quiz dizer, desculpe a minha ignorancia.
Olá Kuka!!!!
Agora sim, esse diagrama é show, muito completo.
Muito obrigado, valeu mesmo.
BOM DIA PESSOAL!!!!
Defeito solucionado, eis o q fiz:
* Reset na central, aquele procedimento de desligar os cabos, unir e esperar...............
* Substituição do Interruptor do freio
* Substituição do map q estava em curto intermitente, horas sim, horas não.
Após apanhar muito e com dicas de varios amigos aqui, consegui solucionar.
Meu MUITO OBRIGADO A TODOS!!!!!
B) B) B) B) B) B) B) B) B) B) B) B) B) B)